A Equipe

Ana Clara Correa Henning

Sou graduada na Faculdade de Direito (UFPel). Integrar o CAFV foi essencial para minha formação jurídica. Sou doutora (UFSC) e mestra em Direito (PUCRS), mestra em Educação (UFPel) e professora na Faculdade de Direito/UFPel e no PPGD. Vocês podem me encontrar em sala de aula ou em atividade de pesquisa de campo ou de extensão: é isso o que me faz acreditar, todos os dias, na invenção de novas maneiras de ser e estar neste mundo.

E-mail: anaclaracorreahenning@gmail.com

Arion Escorsin de Godoy

Arion Escorsin de Godoy é doutorando em Educação pela UFPel com estágio em investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre e bacharel em Direito. Suas publicações estão situadas no campo da educação jurídica popular. Defensor público no RS.

E-mail: a_godoy21@yahoo.com.br

Bruna Hoisler Sallet

Faço Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas. Sou Graduada em Direito pela mesma instituição e, durante a faculdade, tive a oportunidade de morar um semestre em Coimbra, onde pude conciliar os estudos com algo que gosto muito: comer pastel de nata! Integro o Libertas – Programa de Punição, Controle Social e Direitos Humanos da FD/UFPel e fui orientadora na disciplina de Pedagogia Jurídica da FD/UFPel.

E-mail: bhsallet@gmail.com

Daniela Cristien Coelho

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (2020). É especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016) e graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (2015). Tem conhecimento em Criminologia, Estudos de Gênero e Educação, a partir do pensamento decolonial. Integra a Red por La Otra Educación, atuando nas comissões permanentes de eventos e biblioteca digital.

E-mail: danielacristien@gmail.com

Ernani Santos Schmidt

Nascido em Pelotas (RS), numa família da classe trabalhadora, cresci jogando bola nos campinhos de várzea, sonhando um dia ser jogador do Xavante. Como nos sonhos jovens nenhum mundo é definitivo, a paixão pela vida e pelas alegrias encontrou novas imagens no decorrer da escolarização; os gols que procuro marcar agora estão relacionados ao amor pela liberdade, pela cultura política contra a violência, pelos direitos das pessoas, pela justiça social.

E-mail: ernani.santos.schmidt@gmail.com

Fabiana Lopes de Souza

Adoro arte, pessoas, plantas e animais. Cultura visual e gênero são temas de meu interesse. Sou doutoranda em Educação (PPGE/UFPel), mestra em Artes Visuais (PPGAV/UFPel) e licenciada em Artes Visuais pelo Centro de Artes/UFPel. Atuo como professora de Artes Visuais, na Rede Municipal de Ensino de Pelotas.

E-mail: fabiana.lopess2013@gmail.com

Guilherme Stefan

Pesquisador de temáticas da justiça e suas cartografias. Aficionado por imagens e seus símbolos. Entusiasta de investigações empíricas em Direito. Amante de tudo que envolva tecnologia. Mestrando em Direito pela UFRGS e Bolsista de Mestrado CAPES.

E-mail: guilherme.stefan@gmail.com

José Octávio Serra Van-Dúnem

Doutor em Sociologia, pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, Brasil, Professor Titular e Pesquisador da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola, e Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola

Juliano Rosa Passos

Juliano Rosa Passos – Advogado; Professor; Mestre em Educação pela UFPel; Pós-graduado em Direito de Família e Sucessões pela PUC/RS; Graduado no Curso regular de Preparação à Magistratura, ministrado pela Escola Superior da Magistratura do RS; Pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela faculdade Atlântico Sul/Anhanguera Pelotas; Graduado em Direito pela UCPel.

E-mail: julianopassos_10@hotmail.com

Lucas Pacheco Brum

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Mestre em Educação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília – UnB, Especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás – FAV/UFG. Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Normalista pelo Instituo Estadual de Educação Osmar Poppe. Tenho interesse nos seguintes campos de estudos: imagens de referência, pedagogias/mídias culturais, visualidades não legitimadas, currículo e cultura visual.

E-mail: lukaspachecobrum@yahoo.com

Magalie Flores-Lonjou

Doutora em Direito, Professora de Direito Público, credenciada para realizar pesquisas, na Universidade de La Rochelle – Faculdade de Direito, de Ciência e Gestão.

Maria Cecília Lorea Leite

Os diálogos entre educação e direito me desafiam desde a graduação em Direito e em Letras, e Mestrado e Doutorado em Educação. No pós-doutorado na França, incorporei o tema das imagens da justiça ao meu objeto de estudo, o que tem resultado em uma experiência potente para duas atividades indissociáveis e prazerosas para mim: docência e pesquisa. Sou professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação/UFPel

E-mail: mclleite@gmail.com

Nancy Cardinaux

Doctorado en Derecho pela Universidad de Buenos Aires (1994). Atualmente é Professora titular regular da Universidad de Buenos Aires. Tem experiência na área de Direito.

Natália Ferreira da Cunha 

Doutoranda no PPG em Educação da UFPel, sou Graduada e Mestra em Direito/UFPel. O direito à educação me atrai desde a graduação, razão pela qual articulo as temáticas direito e educação em minhas pesquisas.  Meu objeto de estudo está principalmente relacionado ao campo da acessibilidade.

E-mail: nataliafdacunha@gmail.com

Renato Duro Dias

O campo das imagens sempre me influenciou como professor e pesquisador. Para mim, imagem é texto sensível, que transborda e nos produz enquanto sujeitos desejantes. Atualmente utilizo os estudos com imagens na qualidade de Professor da Faculdade de Direito, da Especialização em Educação em Direitos Humanos e do PPG em Direito – Mestrado em Direito e Justiça Social da FURG. Fiz meu Doutorado em Educação na UFPel, com período de doutoramento sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal, e nele pude perceber a potência das imagens no contexto da pesquisa jurídica.

E-mail: renatodurodias@gmail.com

Rochele Loguercio

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, Doutora e Mestre em Educação em Ciências na UFRGS, onde desenvolve pesquisas em educação, particularmente evidenciando as temáticas da Constituição dos Sujeitos no Currículo, nos Gênero e nas Práticas Docentes e a Legitimação dos Saberes, numa perspectiva filosófica e epistemológica

Stephane Silva de Araújo

Mãe da Mini Maria Cecília e apaixonada pela possibilidade de tecer conexões entre teorias e pessoas tendo escolhido a Ciência como uma das estratégias para tanto. Com formação nos campos da Educação (Doutorado/UPFel) e do Direito (Bacharel/UFPel) venho desenvolvendo estudos inter e transdisciplinares que materializam esta escolha, além de ser servidora do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

E-mail: stephaneslv@gmail.com

Valmôr Scott Junior

Doutor em Educação – PPGE/UFSM. Professor da faculdade de Direito – UFPel; Pesquisador/Orientador no PPGD/UFPel, na Linha de Pesquisa 2: Direito e Vulnerabilidade social. Coordenador do GEDEV – Grupo de Estudos Sobre Direito, Educação e Vulnerabilidade. Autor dos livros: Acessibilidade na educação superior – desdobramentos jurídicos e, Afetividade na formação docente – entre o Direito e a Educação.

E-mail: valmorscottjr@gmail.com