IV Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica

Com imensa satisfação apresentamos o  IV Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, “Imagens para resistir em nome da democracia”, promovido por uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas, representada pela Faculdade de Educação – Programa de Pós- Graduação em Educação e a Faculdade de Direito – Programa de Pós-Graduação em Direito, e a Universidade Federal do Rio Grande, por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social, a ser realizado no formato virtual no período de 19 a 30 de agosto de 2021.

O evento tem como objetivo propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica que tem sido desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens e/ou da educação jurídica, com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação superior e da educação básica, bem como de profissionais da área, na perspectiva de ampliar conhecimentos e potencialidades de análise sobre o currículo, bem como de contribuir para a consolidação da rede internacional de pesquisa gerada nas três primeiras edições deste seminário.

A proposta do Seminário surge em 2012 com base no Projeto de Pesquisa “Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica”, financiado pelo CNPq. A partir dessa investigação, em que analisamos imagens da justiça produzidas por estudantes de cursos de Direito, realizamos cinco eventos, o I e o II Seminário Internacional Imagens da Justiça, respectivamente, nos anos de 2012 e 2014, com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito desta Universidade, o Seminário “Imagens da Justiça, Pesquisas e Práticas inovadoras no ensino jurídico contemporâneo”, em 2015, na UFSC – instituição parceira da pesquisa,  e o Seminário “Currículo, Cultura Visual e Pesquisa em Educação”, em 2016, na UFPel. Este evento foi promovido já no contexto do Projeto de Pesquisa, “Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica”, financiada pelo CNPq, em que analisamos imagens de docentes de cinco cursos de Direito, como elemento de estudo do currículo do curso, e realizamos, na sequência, o III Seminário Internacional Imagens da Justiça.

Nestes dez anos um conjunto de experiências investigativas com imagens foram sendo desenvolvidas em diversas universidades parceiras no Brasil, Angola, Chile e França, mais particularmente, possibilitando o entrecruzamento dos temas imagens da justiça, currículo, currículo do curso de direito e pedagogia jurídica.

É importante dar relevo às produções acadêmicas que destes estudos têm se originado. São artigos científicos, monografias, dissertações, teses, capítulos de livros e livros que possibilitaram reverberar a potência expressa nas investigações de caráter transdisciplinar que dialogam com as temáticas deste seminário. Outro elemento de destaque foi a criação em 2019 do Grupo de Pesquisa Laboratório Imagens da Justiça (registrado na Diretório de Grupos de Pesquisa – CNPq) que busca a produção interseccional de conhecimentos e para isso utiliza-se de metodologias inovadoras direcionadas às ciências humanas e sociais na área de imagens, inclusive seus aspectos éticos, articulando estudos sobre: educação; currículo; arte; políticas curriculares; justiça curricular; democracia; gênero e sexualidade; etnia e raça; acessibilidade, direitos humanos e pedagogia Jurídica

Realizar a quarta edição do evento de forma virtual será desafiador, especialmente diante da grave crise sanitária, com tantas vidas perdidas, num cenário de extrema complexidade, agravado pelo quadro de instabilidade econômica, política e social. No entanto, estando ao lado (e pela) ciência, em defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva e socialmente referenciada, entendemos fundamental debater democracia e os mecanismos de resistência, postulando a radicalidade que envolve estes termos como forma de construção de uma epistemologia subalterna, não colonial, antissexista, antirracista e antidiscriminatória.

Além do mais, acreditamos que o IV Seminário oportunizará o intercâmbio de pesquisadores/as nacionais e estrangeiros/as, incentivando a cooperação em investigações sobre a temática focalizada no evento e ampliando potencialidades de cooperação entre grupos nacionais e internacionais com vistas a ampliar as redes de colaboração.