V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica

O V Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica constitui-se um evento científico interdisciplinar que tem o objetivo de propiciar conhecimentos e oportunizar o debate sobre a produção científica desenvolvida no campo do currículo, particularmente aquela articulada à temática das imagens e/ou da Educação jurídica. O evento visa, ainda, a formação de novos pesquisadores e de novos docentes, bem como contribuir para a qualificação do campo educacional em todos os níveis de educação, e para estabelecer e consolidar vínculos entre nossos grupos de pesquisa com pesquisadores nacionais e estrangeiros e seus coletivos de investigação. Este Seminário é proposto com base no Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq “Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica: um estudo comparativo”. Nesta investigação damos continuidade ao trabalho realizado no âmbito do Projeto Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica, em que estudamos produções imagéticas de estudantes e de docentes de cinco cursos de Direito de universidades públicas, quatro do Brasil e uma de Angola.

O foco na formação jurídica das universidades participantes da investigação está voltado a propiciar contribuições para um processo que incentive a promoção de maior justiça social. Desde sua origem, o evento caracteriza-se como importante parceria entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, a Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e a Faculdade de Direito, juntamente com o Mestrado em Direito. Ao longo desta trajetória, a parceria foi estendida também para a FURG, incluindo a Faculdade de Direito – Programa de Mestrado em Direito e Justiça Social e, atualmente, também o PPGEA – Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental.

O Seminário será sediado na Faculdade de Direito da UFPel, no período de 23 a 25 de agosto de 2023, contando com o concurso de investigadores nacionais e estrangeiros, por meio de Conferências, Palestras e Mesas Redondas. Está prevista, também, a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, professores de Educação superior e Educação básica, assim como de profissionais da área, em Grupos Temáticos, por meio de inscrições, na forma de comunicações, ou, ainda de ouvintes. No âmbito desses Grupos, além dos temas focalizados em edições anteriores, contamos com novos, que emergiram do próprio desenvolvimento da pesquisa, como, acesso à justiça e meio ambiente. Concorre para a promoção deste evento a repercussão positiva do Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica em suas quatro primeiras edições. É preciso registrar, ainda, que o evento se constituiu em um espaço de forte estímulo ao estudo de imagens como elementos de análise sobre o currículo, assim como de incentivo ao desenvolvimento de análises sobre o currículo do curso de direito, no entrecruzamento dos temas imagens da justiça e educação jurídica. Converge, igualmente, para a promoção deste evento, a relevância da temática e sua abordagem inovadora. São pouco frequentes os estudos de abordagem qualitativa que se dediquem à análise de imagens nesta área de conhecimento e, raros, os que articulam tal análise ao estudo do currículo de cursos de formação jurídica.

Anais – Grupos Temáticos/GTs

1. CURRÍCULO, CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Coord. Prof. Dr. Mauro Del Pino (PPGE/ UFPel); Coord. Profa. Dra. Andressa Aita Ivo (PPGE/ UFPel); Dranda. Carmen Eloísa B. Brenner (PPGE/ UFPel).

2. IMAGENS, RELAÇÕES DE GÊNERO E CURRÍCULOS: Coord. Prof. Dr. Márcio Caetano (PPGE/ UFPel); Coord. Dra. Dulce Mari da Silva Voss (Unipampa); Coord. Profa. Dra. Sheila Stolz (PPGDJS/FURG); Dranda. Eliada Mayara Alves Krakhecke (PPGE/UFPel); Ms. Bianca Morais da Silva (PPGDJS/FURG).

3. GESTÃO, CURRÍCULO, INCLUSÃO E POLÍTICAS EDUCATIVASCoord. Profa. Simone Gonçalves da Silva (PPGE/UFPEL); Profa. Dra. Mara Rejane Osório; Coord. Prof. Dra. Simone Freire (PPGEA/FURG); Coord. Prof. Dr. Jair Jonko Araujo (PPGEdu/IFSul); Dranda. Natália Ferreira da Cunha; Mestranda Thalyta Chediak (PPGDJS/FURG); Graduanda Bruna Prates (Fac. Direito/UFPel);

4. ENSINO JURÍDICO E ACESSO À JUSTIÇACoord. Dra. Karinne Emanoela G. dos Santos (PPGD/UFPel); Coord. Prof. Dr. Arion Godoy (Diretor Escola Defensoria Pública); Coord. Prof. José Ricardo Caetano Costa (PPGDJS/FURG); Dranda. Franceli Papalia; Dranda. Bruna Salet (PPGD/Unisinos); Mndo. Leandro Boldt (PPGDJS/FURG); Mndo. Weider Tapia (PPGDJS/FURG).

5. IMAGENS DA JUSTIÇA: Coord. Prof. Dr. Ernani Santos Schmidt; Coord. Profa. Dra. Ana Clara Correa Henning (PPGD/UFPel); Coord. Profa. Dra. Anelize Correa (PPGD/UFPel); Ms. Guilherme Stefan (UFRGS); Drando. Sérgio Souza Silveira (PPGE/UFPel).

6. POÉTICAS E DIREITO: ARTES VISUAIS, MEMÓRIA, LITERATURA E MÍDIAS: Coord. Profa. Dra. Aline Accorssi (PPGE/UFPel); Coord. Prof. Dr. Sandro Faccin Bortolazzo (Fac. Educação/UFPel); Coord. Profa. Dra. Mari Cristina Fagundes (UFPel); Drando. Lucas Pacheco Brum (PPGE/UFPel).

7. MEIO AMBIENTE, JUSTIÇA E IMAGENS: Coord. Profa. Dra. Paula Corrêa Henning (PPGEA e PPGEC/FURG); Coord. Profa. Dra. Gisele Ruiz Silva (PPGEdu/FURG); Drnda. Cíntia Gruppelli da Silva (PPGEA/FURG); Drnda. Isabel Gomes Ayres (PPGEC/FURG); Drnda. Jaira Picanço Duarte (PPGEC/FURG); Drnda. Juliana Pereira Schlee (PPGEA/FURG); Drnda. Mirian Pureza (PPGEC/FURG).

8. CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA SOCIAL E IMAGENS: Coord. Dr. Bruno Rotta Almeida (PPGD/UFPel); Coord. Carmen Hein de Campos (PPGD/UFPel); Coord. Guilherme Camargo Massaú (PPGD/UFPel).