A disputa por influência no Sahel por Giancarlo Gouveia

Em julho de 2023, o presidente nigeriano, Bola Tinubu, foi escolhido como líder da CEDEAO, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. Nessa decisão tomada pelos países membros, pode-se notar algo que vem ganhando forma no continente há alguns anos: o crescimento do protagonismo nigeriano, apesar dos obstáculos enfrentados no cenário interno e a instabilidade do processo de desenvolvimento, não como um entreposto regional para a atuação de atores hegemônicos, mas como um ator com reconhecimento, regional e internacional, suficiente para promover a autonomia intra-continental.

Ainda, em seu discurso de posse do cargo de liderança, Tinubu afirmou que

“Na paz e segurança, a ameaça atingiu um nível alarmante e precisa de ações urgentes para enfrentar os desafios. Nesse sentido, devemos continuar comprometidos com a utilização de todas as estruturas regionais à nossa disposição para enfrentar a ameaça de insegurança”.

Declaração que sinaliza o interesse do líder nigeriano, assim como da comunidade regional, de existir um protagonismo africano na questão de segurança da região, que passa por ondas de violência, com golpes de Estado e ação de grupos paramilitares, como o Boko-Haram. Visto que, durante décadas, houve uma presença significativa de forças militares francesas na região, sendo, ainda, questionada pela comunidade africana e internacional.

Sob esse panorama, para entender a motivação de Tibunu em clamar pelo uso de “estruturas regionais” para enfrentar a ameaça de segurança na região, é importante ressaltar a ineficiência que as tropas francesas tiveram em países da região do Sahel. Em primeira instância, é notório o exemplo da Operação Barkhane, com duração de 10 anos (2013-2023), que não obteve êxito em proporcionar estabilidade ou desmilitarização de grupos rebeldes para o Mali ou o Burkina Faso, países que eram palco da operação, e muito menos à região; nessa ocasião, o país europeu protagonizou uma desistência da operação, tal qual à estadunidense no Afeganistão, se retirando do local sem ter cumprido aquilo que prometia.

Além disso, mesmo após o fracasso da Operação Barkhane, o Governo Francês sinaliza uma “mudança de estratégias” na região, que gerou diversos debates. Nesse contexto, questiona-se se a presença das tropas europeias na África realmente visam a cooperação entre a França e suas ex-colônias, visto que a perpetuação de sua presença ineficaz poderia ser lida como uma atitude imperialista (ou seja, uma atitude que visa a garantia de poder hegemônico à França, em relação a outros países, com intuito de garantir que as vontades francesas estejam alinhadas com as ações desses países que sofrem influência) para perpetuar sua influência na região.

Sob esse prisma, é notório que, além da vontade do governo Nigeriano de se caracterizar como um ator poderoso na África Subsaariana, há o interesse de outros países emergentes em substituir a presença francesa; como é o caso da Rússia. Nessa concepção, Moscou demonstra profundo interesse em atuar na região, tendo, inclusive, promovido uma visita de Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, no Burkina Faso, após a retirada francesa de suas tropas, com o intuito de reforçar sua presença política nos países da região, e de maneira especial com a Nigéria, que atrai atenção do BRICS no Continente Africano.

Finalmente, é necessário aguardar o posicionamento dos governos nigeriano, francês e russo, na região. Contudo, as movimentações políticas desses países indicam que uma parceria russo-nigeriana, não será improvável, apesar da sinalização do presidente nigeriano em ter interesse em buscar autonomia regional. Tendo em vista o descontentamento dos países africanos com a França e o interesse de atuação da Rússia no continente africano, que pode se aproveitar do forte protagonismo da Nigéria para desenvolver relações bilaterais, tendo no panorama dessa relação interestatal um acordo de cooperação militar ativo desde 2021 e um convite para o “Russia-Africa Summit” que foi um palco para o desenvolvimento de relações entre as nações.

 

REFERÊNCIAS

Al Jazeera. “Nigeria’s President Tinubu Chosen as New West Africa Bloc Chief”. Acessado 26 de julho de 2023. https://www.aljazeera.com/news/2023/7/10/nigerias-president-tinubu-chosen-as-new-west-africa-bloc-chief.

Le Monde. “France Forced into Redefining Military Presence in Africa”. 6 de outubro de 2022. https://www.lemonde.fr/en/international/article/2022/10/06/france-forced-into-redefining-military-presence-in-africa_5999420_4.html.

Chrisafis, Angelique. “Macron Pledges to Reduce French Military Presence in Africa”. The Guardian, 27 de fevereiro de 2023. World news. https://www.theguardian.com/world/2023/feb/27/macron-pledges-to-reduce-french-military-presence-in-africa.

AfricaNews. “Niger: France Is Testing Its New Military Approach in Africa”. Africanews, 23 de maio de 2023. https://www.africanews.com/2023/05/23/niger-france-is-testing-its-new-military-approach-in-africa/.

Naranjo, José. “‘French Army out!’: Moscow Gains Weight in West Africa as a New Military Ally”. EL PAÍS English, 15 de fevereiro de 2023. https://english.elpais.com/international/2023-02-15/french-army-out-moscow-gains-weight-in-west-africa-as-a-new-military-ally.html.

Harvard International Review. “How France Failed Mali: the End of Operation Barkhane”, 30 de janeiro de 2023. https://hir.harvard.edu/how-france-failed-mali-the-end-of-operation-barkhane/.

Reuters. “Nigeria Signs Military Cooperation Agreement with Russia”. 26 de agosto de 2021, seç. World. https://www.reuters.com/world/nigeria-signs-military-cooperation-agreement-with-russia-2021-08-25/.

Giancarlo Gouveia é acadêmico do curso de Relações Internacionais e membro do LabGRIMA/GeoMercosul.

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