Professor do PPGFís é destaque no Periódico Soft Matter

O Prof. José Rafael Bordin, docente do PPGFis – Programa de Pós-Graduação em Física da UFPel, foi indicado para a Emerging Investigators Series do periódico Soft Matter, da Royal Society of Chemistry (RSC). A Royal Society of Chemistry é uma das sociedades científicas mais tradicionais e respeitadas do mundo, e o periódico Soft Matter é referência em estudos de matéria mole.

Segundo a descrição disponível no site, a Emerging Investigators Series “destaca o trabalho realizado por Pesquisadores Emergentes. Esta coleção reúne os melhores trabalhos de cientistas da matéria mole nos estágios iniciais de suas carreiras independentes, em reconhecimento ao seu potencial para influenciar as direções futuras na área“, destacando a relevância e a qualidade das pesquisas realizadas no IFM no cenário internacional. Ainda, é o segundo ano em que o professor recebe essa distinção de um periódico: outro trabalho seu fez parte da Coleção Especial 2023 JCP Emerging Investigators, do tradicional periódico The Journal of Chemical Physics, do American Institute of Physics.

O trabalho publicado pelo Prof. Bordin na Serie foi também escolhido como inside front cover do Issue. O estudo contou com a participação do egresso do PPGFís Thiago Puccinelli e é fruto da longa colaboração com o Prof. Leandro Krott, da UFSC.

Resumo do Trabalho

O estudo conduzido pelo Prof. Bordin e colaboradores investiga como restrições geométricas podem ser uma estratégia promissora para a formação de estruturas cristalinas coloidais que não são tipicamente observadas. Colóides com núcleo suavizado emergem como blocos de construção química versáteis, permitindo a obtenção de macroestruturas com aplicações em diversas áreas científicas e tecnológicas.

Utilizando simulações de dinâmica molecular, a pesquisa analisou o comportamento de um modelo de núcleo suavizado confinado entre duas paredes paralelas. Este confinamento geométrico permitiu o arranjo das partículas em duas camadas, o que levou ao surgimento de uma fase cristalina não observada anteriormente.

Os achados do estudo oferecem insights valiosos sobre a utilização de restrições geométricas para induzir e manipular mudanças estruturais em sistemas coloidais, fornecendo a base para controlar experimentalmente a formação de macroestruturas a partir de blocos moleculares de construção.

Saiba mais detalhes ao ler trabalho completo (aqui).

Autor(a): José Rafael Bordin. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e professor do Departamento de Físca, IFM.

Publicado em 27/06/2024, na categoria Notícias.