UFPel sedia Reunião Brasileira de Projeto de Pesquisa em Educação Matemática

No dia 30 de setembro aconteceu, no Laboratório Multilinguagens da UFPel, a Reunião Brasileira do Projeto intitulado “O Raciocínio Algébrico: do diagnóstico do Estudante à Formação do Professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, com a participação de pesquisadores de Psicologia da Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas (RS), Universidade Federal do Rio Grande (RS), Universidade Estadual de Santa Cruz (BA), Universidade Federal de Feira de Santana (BA), Universidade Federal de Pernambuco (PE) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: Ramos, 2023.

Na cidade sede de cada uma das Universidades, estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são entrevistados e resolvem problemas matemáticos envolvendo o raciocínio algébrico, e após a análise dos instrumentos, os professores desses estudantes participam de uma formação organizada pelos docentes da Universidade, utilizando uma metodologia específica de Formação de Professores denominada RePARe.

Fonte: Ramos, 2023.

Na UFPel, as professoras Rita Ramos, Daniela Hoffmann e Silvia Wendt, do IFM, participam da pesquisa, e os alunos dos cursos de Matemática estão envolvidos na produção e análise de dados, coletados junto às escolas do Município de Pelotas.

Autor(a): Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. Professora do Departamento de Educação Matemática, IFM.

Publicado em 05/10/2023, na categoria Notícias.