Professores e técnicos administrativos do IFM debatem indicadores acadêmicos e ações de combate a evasão e a retenção

O Instituto de Física e Matemática – IFM da UFPel realizou, na última sexta-feira (28/07/23), a primeira reunião conjunta do Conselho Departamental do IFM com os departamentos de Educação Matemática (DEMAT), Física (DF) e de Matemática e Estatística (DME) para discutir os indicadores acadêmicos do IFM e ações de combate a evasão e a retenção nos cursos da Unidade.

Fonte: Simões Junior, 2023.

O Diretor do IFM, Prof. Fernando Simões Junior, elaborou uma apresentação com vários indicadores acadêmicos do IFM, como as séries históricas dos percentuais de alunos aprovados, reprovados e infrequentes em ofertas do IFM, de 2000/1 a 2022/2. Também foram discutidos indicadores dos departamentos e dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática (Diurno e Noturno) e Bacharelado em Física.

Fonte: CRA – UFPel, 2023.

Todos os dados foram cedidos pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da UFPel à Direção do IFM.

Ao longo da tarde de sexta-feira, professores e técnicos administrativos debateram e sugeriram ações administrativas, didáticas ou pedagógicas para o enfrentamento da evasão e retenção nos cursos da Unidade. Dentre essas, articulações entre coordenações de curso e professores que ministram aulas para os primeiros semestres, orientações de matrículas, cursos de férias, agendas de monitorias e pesquisas sistemáticas sobre o perfil dos estudantes, em especial de ingressos e daqueles que evadiram. Além disso, todos os servidores entenderam e corroboraram com a necessidade de dedicar uma atenção especial aos cursos de graduação e pós-graduação do IFM.

Algumas demandas apontadas dependem de articulações da Direção do IFM com a atual Gestão da UFPel ou unidades administrativas, como, por exemplo, a flexibilização dos horários do transporte de apoio e do acesso ao acervo físico das bibliotecas.

Esta reunião foi um momento importante de reflexão e planejamento pedagógico do Instituto e que faz parte de um conjunto de ações que estão previstas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU – IFM).

Autor(a) : Direção do IFM

Publicado em 31/07/2023, na categoria Notícias.