XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – 2015

Em novembro de 2015, a aluna de graduação Marcelle Martins Vargas, do 6º semestre do curso de Engenharia Hídrica realizou a apresentação de três trabalhos, na modalidade resumo completo, no XXI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Dentre os quais, o trabalho intitulado “Técnicas de Inteligência Artificial para Regionalização da Vazão Q90 no Rio Grande do Sul”, ficou entre os 8 melhores em meio a 597 trabalhos de escritores potenciais e com menos de 30 anos a receberem o prêmio Jovem Pesquisador 2015 – Edição Professor Robin Clarke.

Além de receber reconhecimento científico, o trabalho traz um estudo complexo muito importante para a Hidrologia, mesclando conhecimentos computacionais com atributos sazonais referentes ao estado do Rio Grande do Sul para regionalização de bacias hidrográficas em relação à vazão de referência Q90. Leonardo de Lima Corrêa, bolsista junto ao Laboratório no período de 2012 à 2015 e ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), desenvolveu a ferramenta, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, que permitiu a clusterização de bacias hidrográficas no estado com base na vazão de referência Q90. Muito importante para tomadas de decisões quanto a licenciamentos ou usos dos recursos hídricos.

Além de Marcelle, integram a pesquisa o professor Samuel Beskow, do curso de Engenharia Hídrica da UFPel; o estudante de pós-graduação em Computação Leonardo de Lima Corrêa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o professor Matheus Fonseca Durães, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a estudante de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel, Tamara Leitzke Caldeira; o professor Carlos Rogério de Mello, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA); e o professor Marilton Sanchotene de Aguiar, do curso de Ciência da Computação da UFPel.