Início do conteúdo
Quem somos

O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas foi formado no ano de 2013 e está ativo desde 2014 no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. As atividades do Grupo permeiam 6 linhas de pesquisa a fim de auxiliar e subsidiar estudos técnico e científicos na área de hidrologia: monitoramento hidrológico, geotecnologias aplicadas aos recursos hídricos, modelagem e simulação hidrológica, hidrologia computacional, hidrologia urbana e hidrossedimentologia. Neste Grupo, atuam professores/pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

Inúmeras pesquisas têm sido realizadas pelo Grupo a partir de dados hidrológicos de fontes públicas como o Hidroweb/ANA. Além disso, o Grupo gerencia uma rede de monitoramento hidrológico na bacia hidrográfica do arroio Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, a qual permite o desenvolvimento de estudos em bacias experimentais com alto nível de detalhamento.

O Grupo de Pesquisa procura gerar e contribuir com conhecimento científico de ponta. O Grupo também atua com o desenvolvimento de produtos inovadores na forma de modelos, softwares e plataformas, aliando conhecimento do estado-da-arte em modelagem hidrológica, geotecnologias e hidrologia computacional. Com isso, busca-se aproximar os profissionais da área de recursos hídricos ao que tem de mais moderno em hidrologia.