Início do conteúdo
IDFGeo

A IDFGeo é uma ferramenta web desenvolvida por membros do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas (GPHidro/CNPq) vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a saber: Aryane Araujo Rodrigues, Felipe Saraiva dos Santos, Tamara Leitzke Caldeira Beskow, Tirzah Moreira Siqueira e Samuel Beskow.

Seu objetivo é disponibilizar equações IDF e a chuva de projeto para locais monitorados e não-monitorados no estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação R, HTML e CSS, e consiste de dois módulos principais: Equações IDF para locais monitorados e Equações IDF para locais não-monitorados; e de dois módulos informativos (Como usar e Sobre).

Figura 1 – Interface inicial da IDFGeo

O nome “IDFGeo” foi pensado para refletir seus principais aspectos: as equações IDF e o uso da geoestatística como técnica de interpolação espacial, que permitiu a estimativa dos coeficientes da equação IDF para os locais não-monitorados, em alta resolução espacial.

Dentre os destaques da ferramenta, estão:

  • a qualidade das equações IDF disponibilizadas, ajustadas com base em séries históricas com pelo menos 30 anos, sem tendência temporal e modeladas a partir de distribuições probabilísticas multiparamétricas;
  • a disponibilidade de mais de 11 mil equações IDF que contemplam todo o território gaúcho, facilitando a obtenção de uma equação para o exato local de interesse do usuário;
  • a possibilidade de exportação de até 10 equações por vez;
  • a visualização de todas as informações pertinentes sobre as séries históricas, bem como das equações IDF;
  • a possibilidade de utilizar uma calculadora para obter diretamente a chuva de projeto, a partir da escolha de uma equação IDF, da duração e tempo de retorno da chuva

Diante da importância destas informações e do labor contido na sua obtenção, acredita-se que a IDFGeo é uma ferramenta de grande valia, pois a sua concepção permite a aquisição de equações IDF e da intensidade da chuva de forma simples e rápida, em uma interface amigavel e sem a necessidade de instalação. Assim, o usuário pode utilizá-la em computadores, tablets e smartphones.

Além disso, apesar desta ser a primeira versão da ferramenta, é pretensão dos desenvolvedores seguir atualizando-a não somente com informações para o estado do Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil, bem como com as equações IDF sob influência de cenários climáticos futuros projetados por alguns modelos climáticos.

Para acessar a IDFGeo clique aqui.