Início do conteúdo
GAM-IDF

A ferramenta Genetic Algorithm Methodoloy for IDF (GAM-IDF) foi desenvolvida por integrantes do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a saber: João Pedro de Morais da Silveira, Maíra Martim de Moura, Marcelle Martins Vargas, Samuel Beskow, Tamara Leitzke Caldeira Beskow e Zandra Almeida da Cunha.

O objetivo da GAM-IDF é disponibilizar aos usuários uma ferramenta com boa usabilidade e fundamentada em metodologias do estado-da-arte para o ajuste de equações Intensidade-Duração-Frequência (IDF). A ferramenta, integralmente desenvolvida na linguagem de programação R, consiste de dois módulos principais (IDF e Chuva de projeto) e de dois módulos informativos (Informações técnicas e Sobre).

A GAM-IDF permite ao usuário a importação de dados de chuva do principal banco de dados hidrológicos do Brasil (HidroWeb/ANA – Agência Nacional de Águas, arquivo em formato .csv) e também a importação de séries de precipitação máxima diária anual (PMDA) previamente constituídas pelo usuário (.csv, .txt e .xls).  

Dentre os pontos fortes da GAM-IDF e as novidades em relação às ferramentas existentes, pode-se destacar:

  • a possibilidade do usuário importar arquivos de chuva do Hidroweb/ANA sem a necessidade de processamento prévio;
  • a análise de tendência na série de PMDA pelo teste de Mann-Kendall (Mann, 1945; Kendall, 1975);
  • a disponibilização de funções densidade de probabilidades (FDPs) multiparâmetros, como a GEV, Kappa e Wakeby, além de outras tradicionalmente utilizadas na hidrologia;
  • o uso do método dos Momentos-L para estimativa dos parâmetros das FDPs;
  • a aplicação do teste de aderência de Anderson-Darling (Anderson & Darling, 1954), mais robusto que aqueles comumente empregados (e.g. Kolmogorov-Smirnov e Qui-Quadrado) para avaliar o ajuste de FDPs a séries de PMDA;
  • a desagregação de chuva diária pelo método da Relação das Durações empregando as constantes de desagregação propostas pela CETESB (1979) e amplamente difundidas no Brasil, bem como constantes de desagregação para outros locais; e
  • a estimativa dos parâmetros da equação IDF utilizando o algoritmo genético Shuffled Complex Evolution/University of Arizona (Duan et al., 1994), bastante utilizado para outros propósitos em hidrologia.

Além de ajustar os parâmetros da IDF no módulo ‘IDF’, a ferramenta também oferece o módulo ‘Chuva de projeto’, estruturado para trazer praticidade ao usuário. Este módulo consiste de duas opções: i) visualização de tabelas contendo as chuvas de projetos derivadas da IDF ajustada para as diferentes combinações previamente informadas de tempo de retorno e duração da chuva; e ii) uma calculadora IDF onde os parâmetros previamente ajustados são dispostos diretamente na equação da IDF, permitindo calcular a chuva de projeto de acordo com a demanda do usuário em relação à duração e tempo de retorno.

A GAM-IDF fornece uma interface web bastante intuitiva e de fácil interação com o usuário, não requer instalação e permite a sua utilização em computadores, tablets e smartphones. Para acessar a GAM-IDF clique aqui.

 

Clique aqui e confira os locais que já utilizaram a GAM-IDF ao redor do mundo!