Início do conteúdo
Uso Consciente e Otimizado da Água

O projeto de extensão “Uso Consciente e Otimizado da Água” é coordenado pela Profa. Dra. Danielle Bressiani e possui parceria com a Empresa Júnior Sea Soluções em Engenharia Hídrica (Sea Júnior).

Atualmente o Rio Grande do Sul está sentindo os efeitos de uma estiagem, com mais de 200 de suas cidades tendo decretado situação de emergência devido à falta de chuvas (Defesa Civil – 23 de Março de 2020). O município de Pelotas também enfrenta uma crise hídrica. As restrições ao uso de água impostas pelo governo municipal e os recorrentes desafios no abastecimento de água, pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, têm feito a população sentir os impactos da falta de água.

Nesse sentido, existem algumas alternativas que podem ser adotadas no enfrentamento à crise hídrica, assim como podem servir como medidas de adaptação para a variabilidade e mudanças climáticas. Dentre elas: a conscientização para o uso da água e responsabilização social; a orientação para implementação de sistemas de reuso ou reciclagem de águas; e, a instrução para adoção de sistemas de captação e aproveitamento de águas da chuva.

Dessa forma, o projeto extensionista “Uso Consciente e Otimizado da Água” configura uma ferramenta importante à implementação de medidas de adaptação relacionadas ao uso eficiente da água. Promovendo a popularização do conhecimento científico e tecnológico através de material informativo digital, oficinas e consultoria para empreendimentos, e ações de educação ambiental em escolas.