Início do conteúdo
Coeficientes da equação IDF para o Estado do Rio Grande do Sul

O conhecimento sobre as características da chuva é imprescindível à gestão dos recursos hídricos, e para a elaboração de estudos e projetos da engenharia de recursos hídricos, como estruturas de contenção de águas, controle da erosão hídrica e de enchentes, drenagem do solo, estradas, barragens, entre outros. Neste âmbito, a relação Intensidade-Duração-Frequência (IDF) tem sido uma das ferramentas mais utilizadas para tal finalidade.

Diante da importância destas informações e do labor contido na sua obtenção, na dissertação de mestrado de Aryane Araujo Rodrigues foram desenvolvidas mais de 11300 equações IDF para o estado do Rio Grande do Sul (RS). As equações foram obtidas a partir de 258 séries de chuva do RS e, utilizando modelagem probabilística e interpolação geoestatística, foram gerados mapas dos coeficientes da equação IDF para todo o estado (uma equação a cada 5 km).

Ao recortar o mapa (raster) para a área de estudo desejada, é obtido o valor médio dos coeficientes de várias equações IDF contidas na área de estudo, que levam em consideração a variabilidade espacial da chuva. Estes valores médios são os coeficientes da equação IDF a ser utilizada pelo usuário para obter a intensidade da chuva. Os coeficientes c e d são constantes e os seus valores estão indicados no mapa.

  • O material foi disponibilizado para download no formato compactado .ZIP, e consiste em:
    Arquivos matriciais (rasteres) dos coeficientes a e b da equação IDF para todo o RS, no formato .GeoTIFF (para serem utilizados em softwares de Sistema de Informações Geográficas (SIG);
  • Mapas temáticos (cartas) para uso digital e impresso, em escala 1:5.000.000, no formato .PDF.

Para citar os mapas, utilize a seguinte referência:

RODRIGUES, A. A.; SIQUEIRA, T. M.; BESKOW, T. L. C.; BESKOW, S; TIMM, L. C, Mapas dos Coeficientes da Equação Intensidade-Duração-Frequência de chuvas para o Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Pelotas, 2023, 1ª Edição. ISBN: 978-65-00-79691-9. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/hidrologiaemodelagemhidrologica/downloads/

Para fazer o download clique: Coeficientes_IDF_RS