Início do conteúdo

Artigo publicado no periódico International Soil and Water Conservation Research

Recentemente foi publicado o artigo: “Best management practices to reduce soil erosion and change water balance components in watersheds under grain and dairy production” no periódico International Soil and Water Conservation Research, de Qualis A1 e alto Fator de Impacto (6.4) e CiteScore (11.9).

Neste trabalho foram avaliados os impactos de três abordagens de medidas de conservação de solo e água (manejo do solo, medidas vegetativas e práticas estruturais) na erosão do solo e balanço hídrico de duas bacias hidrográficas agrícolas experimentais, no sul do Brasil.

O monitoramento e modelagem da vazão e sedimentos foi feito para duas pequenas bacias hidrográficas agrícolas pareadas. Simulamos cenários de implementação de Best Management Practices (9 com técnicas individuais e 4 combinadas).

As descobertas deste estudo podem ajudar agricultores e formuladores de políticas públicas a escolherem BMPs apropriadas para reduzir os problemas atuais de erosão do solo e promover a conservação da água e do solo.

Este é o segundo artigo fruto do trabalho de doutorado da Dra. Thais Palumbo Silva, orientada pelo Prof. José Miguel Reichert da UFSM, com colaboração da Profa. Danielle Bressiani (GP Hidrologia) e Éderson Diniz Ebling.

O artigo está disponível livremente para todos através de: https://doi.org/10.1016/j.iswcr.2023.06.003

Publicado em 17/10/2023, na categoria Notícias.