Início do conteúdo

GP Hidrologia atua com defesa civil de Pedro Osório para previsão de inundações no rio Piratini

Os professores da UFPel Samuel Beskow (Eng. Hídrica) e Tamara Beskow (Eng. Civil), juntamente com as discentes do PPG Recursos Hídricos e Engenheiras Hídricas Victória Wojahn e Larissa Santos, foram até Pedro Osório no dia 12 para conversar com a Defesa Civil e buscar informações que pudessem ajudar na composição do sistema de previsão hidrológica. Foi então que começou uma força tarefa conjunta com o sr. Lauri Centeno, coordenador da Defesa Civil de Pedro Osório.

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram inundações em rios importantes, com perdas de vida humana e animal, além de danos ambientais e materiais.

No sul do estado, o rio Piratini transbordou e atingiu a cota de 14m entre os municípios de Pedro Osório e Cerrito. Essa inundação foi provocada pela chuva incidente entre a noite do dia 06 e o dia 07, cujo acumulado registrado em Pedro Osório foi de 155,4mm. O rio subiu rapidamente e a cota máxima (14m) foi atingida por volta das 12h do dia 08. Centenas de famílias tiveram suas casas tomadas pelas águas e ficaram desalojadas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pedro Osório

Fonte: Prefeitura Municipal de Pedro Osório

A previsão de um novo ciclone na região com chuvas entre os dias 12 e 14 motivou integrantes do GP Hidrologia a oferecer ajuda à defesa civil local com previsões hidrológicas a fim de traçar possíveis cenários para os dias seguintes.

De posse dos dados das cotas do rio Piratini, chuva em pontos da bacia hidrográfica e previsões de chuva por 2 modelos meteorológicos distintos, os pesquisadores realizaram a 1ª previsão ainda no dia 12, com indicativo de cota máxima entre 13 e 14m.

A chuva observada na madrugada de 12 para 13 felizmente teve magnitude menor que o previsto pelos modelos meteorológicos, indicando que a inundação não atingiria a cota da 1ª previsão.

        Terça-feira 12/09/2023 15h55min         

        

 Quinta-feira 14/09/2023 13h25min

Com os dados de chuva observados na madrugada e leituras de cota do rio realizadas pela Defesa Civil, a 2ª previsão foi gerada no dia 13 a partir das 13h, prevendo cota máxima de cerca de 10,4m para a madrugada do dia 14 com 14h de antecedência.

Gráfico da previsão do dia 13/09/2023 às 13h

A variação de cota horária no rio Piratini, a partir de então, ficou sempre muito próxima à cota prevista pelo modelo, com erros sempre inferiores a 5%.

                Terça-feira 12/09/2023 15h55min (Cota: 6,5m)   

  Quinta-feira 14/09/2023 13h25min (Cota: 9,74m)

Considerando a atualização dos modelos meteorológicos, na noite do dia 13 foi realizada a 3ª previsão, a qual manteve níveis muito próximos àqueles simulados anteriormente.

No início da manhã do dia 14 o rio Piratini passou a registrar baixa, como previsto. A equipe do GP Hidrologia voltou ao local para acompanhar de perto a variação da cota e realizar a 4ª previsão, com o objetivo de informar à Defesa Civil sobre o retorno do rio ao seu leito natural (que deverá ocorrer no início da noite do dia 15).

Ao final da tarde do dia 14 a totalidade das famílias desalojadas já haviam voltado para as suas casas.

Marca da cota máxima (cerca de 10m) que o rio Piratini atingiu em decorrência do evento de chuva.

A vazão máxima do último evento foi cerca de 2 milhões de litros de água por segundo.

Pesquisadores e Defesa Civil (Coordenadores Lauri e Mara) seguirão trabalhando para avaliar o impacto das chuvas previstas para a próxima semana.

Publicado em 15/09/2023, na categoria Notícias.