Projeto de pesquisa voltado ao desenvolvimento da plataforma WebSYHDA recebe financiamento da FAPERGS

O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica teve recentemente um projeto de pesquisa aprovado junto ao Edital 05/2019 – Programa Pesquisador Gaúcho (PqG), da FAPERGS. O projeto coordenado pelo Prof. Samuel Beskow tem como título “WebSYHDA: uma plataforma online para análise de dados hidrológicos”. O grupo de trabalho consiste dos professores Samuel Beskow, Tamara L. Caldeira, Carlos Rogério de Mello, Lessandro C. Faria, Danielle A. Bressiani e Gerson G. H. Cavalheiro; do técnico em Hidrologia Reginaldo G. Bonczynski; dos alunos de pós-graduação Maíra M. Moura, Marcelle M. Vargas e Zandra A. Cunha; e dos alunos de graduação João Pedro M. Silveira e Renan S. Vidal. As atividades do projeto de pesquisa tiveram início no dia 30 de novembro de 2019.

Segue abaixo uma síntese do projeto:

O manuseio de séries hidrológicas é uma tarefa bastante corriqueira para hidrólogos e usualmente ocorre sem o uso de softwares específicos, implicando em elevado tempo de processamento e riscos consideráveis de erros. Análises mais robustas empregando técnicas do estado-da-arte são muitas vezes inviabilizadas pela ausência de softwares específicos, limitações de aplicação das planilhas eletrônicas, e do próprio hidrólogo a respeito de linguagens de programação. Neste sentido, ambientes computacionais desenvolvidos especialmente para manuseio e análise de séries hidrológicas têm extrema relevância. O Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas desenvolveu o software “System of Hydrological Data Acquisition and Analysis” (SYHDA). O SYHDA tem sido empregado em inúmeros estudos conduzidos pelo Grupo, e.g. constituição de séries hidrológicas, análises locais de frequência com uso de modelos probabilísticos teóricos para séries de chuvas intensas e de vazões de enchente, para análises da sazonalidade de vazões de estiagem e de vazões máximas visando à regionalização, e para análise regional de frequência de cheias empregando modelos probabilísticos multiparâmetros. O SYHDA tem despertado o interesse de pesquisadores, professores, alunos e consultores a nível nacional e internacional. Contudo, dada a grande demanda pelo software e o anseio em incluir novas técnicas de análises de dados, tem sido avaliado outro ambiente de programação para a sua contínua atualização e o desenvolvimento de uma nova versão. Acredita-se que a utilização de uma linguagem de programação interpretada difundida entre profissionais que não cientistas da computação venha a facilitar a constante ampliação e atualização do SYHDA. Este tipo de linguagem permite desenvolver produtos Web, eliminando a necessidade de instalação do software e de atualizações, evitando problemas de compatibilidade com o sistema operacional e potencializando sua difusão. A plataforma será integralmente desenvolvida na linguagem de programação R, com o auxílio do RStudio e de diversas bibliotecas gratuitas de uso geral, uso específico para a hidrologia e de funcionalidades para ambiente Web. A estratégia de desenvolvimento do WebSYHDA seguirá o fluxo de uso do mesmo – aquisição de dados hidrológicos, constituição de séries e análises. Em relação à aquisição de dados, serão implementados algoritmos para possibilitar a leitura dos bancos de dados hidrológicos nacionais do Hidroweb/ANA e do BDMEP/INMET. Também serão implementadas funcionalidades para permitir a aquisição de dados de estações diversas. São projetadas melhorias na constituição de séries para a transição SYHDA – WebSYHDA, de modo a torná-lo mais abrangente. As análises disponíveis no SYHDA serão adaptadas à plataforma, bem como várias outras funcionalidades serão implementadas, com destaque para: estatísticas descritivas, representações gráficas, testes não paramétricos, análises de sazonalidade, consistência de dados de chuva, curvas IDF, análise de frequência local e análise de frequência regional. Serão estruturados relatórios dinâmicos na forma de WebPage, com possibilidade de exportação. Projeta-se avaliar o compartilhamento da plataforma de acordo com três fases: serviço de hospedagem na nuvem do RStudio, uso de minicomputador como protótipo e desktop servidor. O principal resultado e/ou benefício esperado com este projeto é aproximar os avanços científicos na área de engenharia hidrológica dos profissionais que necessitam adquirir, constituir e analisar séries hidrológicas.

Publicado em 07/04/2020, na categoria Notícias.