Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel disponibilizou equipamentos e insumos para auxiliar no combate ao COVID-19

O Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) da Faculdade de Veterinária- UFPel está auxiliando no combate ao COVID-19 mediante a disponibilização de equipamentos e insumos ao Hospital Escola (HE) e a produção de álcool em gel. Há também uma equipe de trabalho realizando um trabalho de informação à comunidade acerca de cuidados com os animais.

Desde o início dos primeiros casos no Brasil o HCV contatou a engenharia clínica e o comitê responsável do HE para disponibilizar dois ventiladores pulmonares de UTI, um concentrador de oxigênio e 4 monitores multiparamétricos (monitores dos sinais vitais) para utilização caso necessário. Ainda, o hospital veterinário disponibilizou 60 litros de álcool e 1000 máscaras de seu estoque para a produção de álcool em gel.

A fim de reduzir aglomerações o HCV teve que reduzir suas atividades apenas para atendimento emergencial de convênios (Prefeitura e Polícia Federal- ECOSUL). Isso possibilita a redução da circulação do grande número de funcionários e tutores e também libera materiais e equipamentos para utilização.

Contudo o HCV destaca a importância do médico veterinário no auxilio à saúde pública e por isso disponibilizou seus profissionais para atuarem na forma de prevenção, orientando tutores acerca dos cuidados de higiene pessoal e dos animais e sanando dúvidas em relação a interação das saúdes humana e animal. Como parte dessas ações, foi criado o perfil hcvufpel_informa nas redes sociais, onde são compartilhados cuidados com os animais durante a pandemia, dicas de saúde pública e animal, informações verificadas referentes a pandemia, dentre outros conteúdos.

Prof. Dr. Martielo Ivan Gehrcke

Diretor do Hospital de Clínicas Veterinária
Faculdade de Veterinária -FV
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Publicado em 30/03/2020, na categoria Notícias.