Início do conteúdo

MEC-SESu libera verba para o hospital veterinário

Para atender parte do programa de qualificação  das instalações e dos equipamentos do Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas, o MEC-SESu, através do Edital nº 8,  Apoio para a Complementação e Funcionamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), liberou, no início deste mês, um  montante  de R$ 100 mil que serão utilizados para a aquisição de equipamentos para o Laboratório de Análises Clínicas. 
De acordo com a Profª Carmen Lúcia Ribeiro, responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Veterinário, essa verba vai possibilitar a aquisição de equipamentos específicos para a área de Patologia Clínica Veterinária, permitindo que o Hospital ofereça esse serviço para todas as espécies de animais domésticos, silvestres, marinhos e aves. Com isso poderá atender a não só a demanda hospitalar, como a de profissionais veterinários envolvidos em Clínicas Veterinárias, Projetos de pesquisa, extensão e ensino, não só da Faculdade de Veterinária como de outros órgãos, como o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) e Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM). 
O Prof. Luiz Paiva Carapeto, Diretor do Hospital Veterinário,  informou, também, que estão sendo adquiridos diversos equipamentos para o Hospital Veterinário como é o caso de aparelho de anestesia destinados para animais de grande porte. Essa aquisição irá concretizar uma antiga aspiração dos profissionais ligados ao Hospital, ou seja, a realização de cirurgias de porte em eqüinos e bovinos com sensível diminuição dos riscos para a integridade do paciente.

Publicado em 19/11/2008, na categoria Notícias.