Rematrícula Ver mais Definição O discente poderá realizar qualquer atividade curricular do Curso de Comércio Exterior. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. Como solicitar Fluxograma
A Rematrícula NÃO é destinada aos alunos ingressantes na Universidade. A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico, sendo que sua ausência em um período letivo poderá implicar o desligamento do curso por abandono.
I- O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.
Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar matrícula online no COBALTO
2 CTI – Processar as solicitações de matrícula
3 Discente – Consultar em quais componentes curriculares foi matriculado
Correção de Matrícula Ver mais Definição Como solicitar Fluxograma
A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula. Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.
I- O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.
Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar correção de matrícula no cobalto
2 Colegiado do Curso – Avaliar a correção no COBALTO
Matrícula Especial Ver mais Definição A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem. Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original. Como solicitar Clique aqui para um tutorial detalhado Fluxograma
A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado.
A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:
I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;
II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu Solicitação de matrícula especial, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;
III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;
IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.
V – O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.
Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar matrícula especial no COBALTO
2 Colegiado de curso de origem – Avaliar a solicitação do discente, autorizando-a ou não
3 Colegiado do curso da disciplina pretendida – Na hipótese de autorização na etapa anterior, avaliar a solicitação do discente, registrando-a no Cobalto caso seja aceita
4 Discente – Consultar em quais componentes curriculares foi matriculado