Alunos do primeiro semestre de Gestão Pública realizam pesquisas de interesse público

Os alunos da disciplina de Introdução à Pesquisa em Gestão Pública do primeiro semestre do Curso de Gestão Pública do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas (CCSO/UFPel) foram desafiados a realizar, ao longo do corrente semestre, pesquisas nas mais diferentes temáticas relacionadas ao setor público, utilizando como modelo o resumo expandido do Congresso de Iniciação Científica da UFPel. Ao todo, sete diferentes pesquisas foram realizadas e seus resultados entregues por meio de apresentação oral, em sala de aula, na tarde da última segunda-feira, 21 de novembro, sob orientação do Professor Fabiano Milano Fritzen.

Um dos trabalhos propôs identificar o impacto econômico que o conflito Ucrânia x Rússia ocasionou para agricultura brasileira, mais especificamente pela análise da variação do preço internacional da tonelada do potássio, fertilizante amplamente utilizado em nossa agricultura e com alta dependência de importação.

A evasão universitária também foi tema de pesquisa. Uma equipe investigou os potenciais fatores que poderiam levar os ingressantes do primeiro semestre de 2022 do CCSO a desistir do curso recém iniciado.

Outro estudo escolheu como campo o abrigo República, órgão de assistência social de alta complexidade gerido pela Prefeitura Municipal de Pelotas-RS a fim de identificar o processo de reinserção social de jovens da faixa etária de 18 a 21 anos lá abrigados.

Tratando do tema saneamento básico em áreas rurais, uma pesquisa buscou identificar a qualidade da água destinada ao consumo humano coletada nas torneiras das casas de 20 propriedades rurais localizadas no sul do estado do Rio grande do Sul, assim como mapear alguns hábitos presentes nestas propriedades, tais como a utilização de poços artesianos, o destino de dejetos de animais e do esgoto das residências.

No âmbito da educação pública, outra pesquisa buscou analisar de que modo a pandemia afetou o comportamento de crianças em idade pré-escolar e a frequência em que essas mudanças ocorreram, adotando como campo duas turmas da pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Nelson Abott de Freitas.

Também com o olhar para o contexto pandêmico, um grupo de alunos optou por analisar a relação entre os alimentos orgânicos e os hábitos de consumo destes antes e depois da pandemia de COVID-19. A pesquisa foi delimitada aos estudantes do CCSO/UFPel.

Por fim, a vacinação para a COVID-19 foi tema do trabalho que analisou as estratégias adotadas pela Vigilância Epidemiológica-Vigep de Pelotas para atingir os objetivos de cobertura vacinal entre crianças dos grupos de 5 a 11 anos e de 3 a 4 anos. A pesquisa apresentou os percentuais alcançados pelo município de Pelotas e comparou-os com os números estadual e nacional, no período compreendido entre janeiro e setembro de 2022.