Edital Bolsas BDI 2022

O NUAAD abriu inscrições para Bolsas de Desenvolvimento Institucional. Acesse o edital para maiores informações: Edital-NUAAD_01_2022

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Edital Bolsas BDI 2022

Procedimentos para Estágio no Curso de Gestão Pública

Buscando agilizar os procedimentos, a Coordenação informa que, a partir de agora, as solicitações para realização ou renovação de estágio, bem como o envio de relatórios, devem ser realizadas exclusivamente no endereço: https://forms.gle/PCB4YJWKo9U46eBf9.

Para a realização/renovação de estágio, os documentos solicitados no formulário acima são os seguintes:

  1. Pedido assinado pelo estudante, justificando a realização do estágio.
  2. Termo de Responsabilidade assinado pelo aluno: https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2020/07/Termo-de-Responsabilidade-Estago-Nao-Obrigatorio-Memo-25.docx
  3. Declaração da Empresa de que o estágio será REMOTO ou, se presencial, que estão tomando todas as medidas sanitárias para proteção contra o COVID-19.
  4. Termo de Estágio (incluindo Plano de Atividades) assinado pelo responsável da empresa e também pelo estudante.
  5. Comprovante de vacinação COVID.

Após recebimento DE TODOS OS DOCUMENTOS, a Coordenação do Curso irá avaliar a pertinência do estágio (adequação do plano de atividades com a formação acadêmica de gestão pública, contratação de seguro contra acidentes pessoais, jornada máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais, dentre outros). Não havendo óbices, a Coordenará assinará eletronicamente via SEI ou por outro meio digital caso a empresa ofereça.

A Coordenação não irá, em hipótese alguma, analisar pedidos enviados fora do formulário eletrônico ou que não estejam munidos de todos os documentos.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO

1) O que é Estágio?

Segundo a Lei 11.788/08, Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior.

 

2) O PPC do Curso de Gestão Pública prevê Estágio como componente curricular?

Não, o Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Pública da UFPel não prevê Estágio como componente curricular, portanto admite apenas a modalidade não-obrigatória.

 

3) O que é um estágio não obrigatório?

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional. No Curso de Gestão Pública, a carga horária de estágio pode ser aproveitada como Atividades Complementares.

 

4) Existe estágio não-obrigatório tem que ser remunerado?

Sim. De acordo com o art. 12 da Lei 11.788/08, o estagiário tem direito a bolsa e auxílio-transporte.

 

5) O Curso de Gestão Pública possui vagas para estágio?

Não.

 

6) O Curso de Gestão Pública tem convênios com empresas para realização de estágio?

Não. Eventuais convênios poderão vir a ser firmados a partir de projetos de extensão específicos realizados por iniciativa de docentes. Neste caso, eventuais oportunidades serão amplamente divulgadas por e-mail e mídia social do CCSO.

 

7) Como estudante de Gestão Pública, onde posso realizar estágio?

Os estágios devem ser realizados preferencialmente em órgãos públicos ou entidades do Terceiro Setor. Isto não é uma regra absoluta Caso a descrição das atividades previstas no Plano de Estágio guardem correlação com as habilidades e competências previstas no PPC, é possível que sejam firmados com as demais entidades privadas.

 

8) Qual a carga horária semanal máxima do estágio?

30 horas semanais e 6 horas diárias.

 

9) Posso realizar estágio no período da tarde?

Como regra geral, não se admite estágio que preveja atividades no período das 13h30min às 18h50min, pois o curso de Gestão Pública é vespertino. A exceção a esta regra se dá apenas em casos excepcionais (quando se verifica a compatibilidade de horários no caso de alunos que já tenham boa parte do curso integralizado) ou na modalidade de ensino remoto em função da pandemia.

 

10) O Termo de Estágio tem que prever seguro?

É obrigação da parte concedente de estágio contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso.

 

11) No formulário disponibilizado eletronicamente, não tenho algum dos documentos, como posso solicitar meu pedido? 

A Coordenação não irá, em hipótese alguma, analisar pedidos enviados fora do formulário eletrônico ou que não estejam munidos de todos os documentos.

 

12) Existe algum modelo para a justificativa?

Não. O aluno deve escrever e assinar a justificativa demonstrando a importância e pertinência do estágio para sua formação pessoal e acadêmica.

 

13) Há algum modelo para a Declaração da Empresa de que o estágio será REMOTO ou, se presencial, que estão tomando todas as medidas sanitárias para proteção contra o COVID-19?

Não. A empresa deve fornecer uma declaração devidamente fundamentada.

 

14) Qual o tipo de arquivo que pode ser anexado no formulário eletrônico?

O Formulário aceita apenas arquivos em formato PDF com no máximo 10 mb.

 

15) Tenho todos os documentos unidos em um único arquivo PDF. O que devo fazer?

O estudante deve enviar os arquivos separadamente no formulário. Há diversos aplicativos online e gratuitos que permitem esta função.

 

16) Preciso enviar relatório das atividades?

Sim. A parte concedente tem que enviar ao Curso de Gestão Pública relatórios de atividades a cada 6 (seis) meses, com vista obrigatória ao estagiário.

 

17) Existe algum modelo de relatório?

Não há nenhum modelo específico.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Procedimentos para Estágio no Curso de Gestão Pública

Apresentação da Minuta do novo PPC do Curso de Gestão Pública

A Coordenação convida a todos os estudantes, técnico-administrativos e professores do Curso de Gestão Pública para uma reunião de apresentação do novo Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Pública. O encontro será realizado no dia 17/09/2021, sexta-feira, às 18h, no endereço: https://webconf.ufpel.edu.br/b/dan-qyp-4ae.

A minuta está disponível aqui.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Apresentação da Minuta do novo PPC do Curso de Gestão Pública

Formulário para Matrículas Especiais

Disponibilizamos o link com o formulário para a matrícula especial nas disciplinas do CCSO. As vagas disponíveis em cada disciplina podem ser encontradas no site https://institucional.ufpel.edu.br/, bem como os horários. Deve ser preenchido um formulário por disciplina. Informamos que não serão oferecidas vagas nos componentes curriculares do 1º semestre dos cursos. Serão preenchidas as vagas de acordo com os critérios abaixo:

1º) Formandos dos cursos de graduação do CCSO – 2020/2;

2º) Formandos dos cursos de graduação do CCSO – 2021/1;

3º) Alunos do CCSO com a integralização curricular mais completa no curso da disciplina que desejam cursar;

4º) Alunos de Fora do CCSO com a integralização curricular mais completa.

Formulário de solicitação

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Formulário para Matrículas Especiais

Calendário Acadêmico 2021

Divulgado o calendário acadêmico 2021 da UFPel. O mesmo pode ser acessado através do link abaixo:

PORTARIA Nº 1963, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2020 – Calendário Acadêmico 2021

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Calendário Acadêmico 2021

Fórum Internacional Ecoinovar

Divulgamos, em itálico, evento, cuja divulgação foi solicitada pelo Prof. Alisson Maehler.

 

Chamada para submissão de trabalhos 9º ECOINOVAR.

Divulgamos a chamada para a submissão de trabalhos no 9º ECOINOVAR, este ano com a temática: Ressignificando o papel da ciência, da inovação e da sustentabilidade em uma sociedade em transformação.

31/08/2020 – Data final para submissão de trabalhos em português, inglês ou espanhol.

Contamos com novos eixos temáticos:

Sustentabilidade, Inovação, Estratégia, Contabilidade, Internacionalização, Agronegócio e Estudos Interdisciplinares sobre Covid-19.

Não deixe de enviar o seu trabalho!.

O evento será realizado nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2020.

Para mais informações, acesse o site: http://ecoinovar.com.br/7

Desde já agradecemos a sua participação!

Atenciosamente,
Comissão Organizadora
Fórum Internacional Ecoinovar  

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Fórum Internacional Ecoinovar

MATRICULAS ESPECIAIS 2020/1

Os cursos de graduação da Faculdade de Administração e de Turismo (Administração Vespertino, Administração Noturno, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo) vem informar a todos o procedimento a ser adotado na matrícula especial. Estamos publicando no site de cada curso um link no qual será disponibilizado um formulário a ser preenchido pelo discente interessado, onde o mesmo informará a disciplina que pretende cursar, além dos outros dados constantes no documento. Junto a este link, está sendo divulgado o horário das disciplinas com os códigos de cada uma delas. Abaixo, seguem normas a serem seguidas no procedimento:

  • Os alunos de cursos de fora da FAT precisam solicitar aos seus respectivos colegiados que encaminhem autorização de matrícula especial via SEI até o dia 12/03/2020;
  • A matrícula não é feita por ordem de horário da sua realização, mas sim pelos critérios que seguem abaixo, destacados em itálico;
  • Cada aluno poderá solicitar no máximo 2 (duas) disciplinas.
  • Os alunos do curso de Administração podem solicitar matrícula em quantas disciplina desejar do mesmo curso do turno inverso tendo em vista que, por decisão do COCEPE, não são mais vistos como cursos distintos.

Enfatizamos que na lista de disciplinas a serem escolhidas no formulário constam todas as disciplinas dos cursos, não apenas as que estão sendo ofertadas. Assim, antes da solicitação analise os pdf com as ofertas e as vagas do atual semestre.

Critérios

1º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2020/1;

2º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2020/2;

3º) Alunos da FAT com a integralização curricular mais completa no curso da disciplina que desejam cursar;

4º) Alunos de Fora da FAT com a integralização curricular mais completa.

Formulário de Solicitação de Matrícula Especial

Horários e Vagas – Administração Vespertino

Horários e Vagas – Administração Noturno

Horários e Vagas – Gestão Pública

Horários e Vagas – Processos Gerenciais

Horários e Vagas – Turismo

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em MATRICULAS ESPECIAIS 2020/1

FORMATURA INTERNA DA FAT – 30/01/2020

Na próxima quinta-feira, dia 30/01/2020, acontecerá a formatura interna da Faculdade de Administração e de Turismo 2019/2. A cerimônia ocorrerá às 10h no Auditório Acadêmico, no Campus Anglo da UFPel. As listas de formandos segue de cada curso segue no link abaixo:

Aqueles que não puderem comparecer por algum motivo e queiram mandar um representante, o mesmo deverá vir acompanhado de procuração registrada em cartório com fins específicos de representar o acadêmico junto a colação de grau bem como autorizar a retirada do certificado de conclusão de curso/diploma.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em FORMATURA INTERNA DA FAT – 30/01/2020

FORMATURA INTERNA DA FAT 2019/1 – 06/09/2019

Na próxima sexta-feira, dia 06/09/2019, acontecerá a formatura interna da Faculdade de Administração e de Turismo 2019/1. A cerimônia ocorrerá às 19h no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo da UFPel. A lista de formandos segue de cada curso segue no link abaixo:

Administração – Noturno

Administração – Vespertino

Gestão Pública

Processos Gerenciais

Turismo

Abaixo, seguem algumas instruções:

  • Cada formando poderá levar 3 convidados, pois o espaço é limitado;
  • A chegada dos formandos deve ocorrer com 30 minutos de antecedência;
  • Aqueles que não puderem comparecer por algum motivo e queiram mandar um representante, o mesmo deverá vir acompanhado de procuração registrada em cartório com fins específicos de representar o acadêmico junto a colação de grau bem como autorizar a retirada do certificado de conclusão de curso/diploma;
Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em FORMATURA INTERNA DA FAT 2019/1 – 06/09/2019

Matrículas Especiais 2019/2

Os cursos de graduação da Faculdade de Administração e de Turismo (Administração Vespertino, Administração Noturno, Gestão Pública, Processos Gerenciais e Turismo) vem informar a todos o procedimento a ser adotado na matrícula especial. Estamos publicando no site de cada curso um link no qual será disponibilizado um formulário a ser preenchido pelo discente interessado, onde o mesmo informará a disciplina que pretende cursar, além dos outros dados constantes no documento. Junto a este link, está sendo divulgado o horário das disciplinas com os códigos de cada uma delas. Abaixo, seguem normas a serem seguidas no procedimento:

  • Os alunos de cursos de fora da FAT precisam solicitar aos seus respectivos colegiados que encaminhem autorização de matrícula especial via SEI até o dia 14/08/2019;
  • A matrícula não é feita por ordem de horário da sua realização, mas sim pelos critérios que seguem abaixo, destacados em itálico;
  • Cada aluno poderá solicitar no máximo 2 (duas) disciplinas.
  • Os alunos do curso de Administração podem solicitar matrícula em quantas disciplina desejar do mesmo curso do turno inverso tendo em vista que, por decisão do COCEPE, não são mais vistos como cursos distintos.

Enfatizamos que na lista de disciplinas a serem escolhidas no formulário constam todas as disciplinas dos cursos, não apenas as que estão sendo ofertadas. Assim, antes da solicitação analise os pdf com as ofertas e as vagas do atual semestre.

Critérios

1º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2019/2;

2º) Formandos dos cursos de graduação da FAT – 2020/1;

3º) Alunos da FAT com a integralização curricular mais completa no curso da disciplina que desejam cursar;

4º) Alunos de Fora da FAT com a integralização curricular mais completa.

Formulário de Solicitação de Matrícula Especial

Horários e Vagas – Administração Vespertino

Horários e Vagas – Administração Noturno

Horários e Vagas – Turismo

Horários e Vagas – Gestão Pública

Horários e Vagas – Processos Gerenciais

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Matrículas Especiais 2019/2