Curso de Gestão Pública lança concurso para seleção de sua identidade visual

O Curso de Gestão Pública lançou ontem, dia 27 de junho, um concurso que visa selecionar sua identidade visual. Estão aptos a inscrever propostas os discentes regularmente matriculados e egressos de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, além de docentes e técnico administrativos da Universidade Federal de Pelotas. As inscrições estarão abertas entre 01 de julho e 01 de setembro de 2022. Mais informações estão disponíveis no edital.

EDITAL CST_GP 02_2022

 

EDITAL Nº. CST_GP 01/2022 – Eleição de representantes titulares e suplentes no Colegiado do Curso de Gestão Pública

Eleição de Representantes Docentes e Discentes do Colegiado do Curso de Gestão Pública 

A Coordenação do Curso de Gestão Pública torna público o Edital para eleição de representantes titulares e suplentes no Colegiado do Curso, conforme determinado por seu Regimento Interno recém-aprovado. Estão abertas três (03) vagas para a Representação Docente e uma (01) vaga para Representante Discente. 
 
As inscrições ocorrerão por meio de chapa (titular e suplente) e o prazo está aberto das 12 horas do dia 28 de junho de 2022 até as 12 horas do dia 16 de agosto de 2022. Para solicitar a inscrição, o candidato titular da chapa deverá enviar, tempestivamente, requerimento para o endereço eletrônico danielmarchiorineto@gmail.com, informando o nome completo e número de matrícula dos integrantes da chapa. 
 
Estão habilitados a concorrer: 


Quadro Docente: os professores da Carreira do Magistério Superior Federal da UFPel, integrantes do quadro permanente-ativo, que estejam ministrando ou tenham ministrado componentes curriculares obrigatórios ou optativos do Curso de Gestão Pública a no máximo três (3) anos da data de publicação do Edital da Eleição para a Representação Docente no Colegiado.

Quadro Discente: os alunos regularmente matriculados no Curso de Gestão Pública.

 
Para maiores informações, conferir o Edital aqui

Edital para Bolsa de Desenvolvimento na Unidade (BDU)

Estão abertas de 20 a 27 de junho de 2022 inscrições para 2 vagas de Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) no Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO, sendo 1 vaga de Ampla Concorrência para atuar na Direção do CCSO e 1 vaga de Vulnerabilidade Econômica para atuar na Secretaria Acadêmica do CCSO, conforme descrição no item 1 do Edital.

As vagas estão abertas para alunos dos 4 cursos de Graduação do CCSO. É necessário ter disponibilidade para trabalhar no turno da tarde ou da noite, 20h por semana (4h por dia). Os candidatos não podem receber outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE.

As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE por e-mail. A seleção será realizada a partir da análise do histórico escolar, curriculum vitae e entrevista prevista para o dia 29 de junho (quarta-feira). O cronograma está disponível no item 7 do Edital.

O período previsto para as atividades é de 01 de julho a 31 de dezembro de 2022, presencialmente. O valor da bolsa é de 400 reais mensais.

Para mais informações, Edital e ficha de inscrição, acesse a matéria: https://wp.ufpel.edu.br/ccso/2022/06/20/abertas-inscricoes-para-2-vagas-de-bolsa-de-desenvolvimento-da-unidade-no-ccso/

Att.

Comissão de Seleção

Comunicado do Coordenador sobre Vínculo Remoto Emergencial

Prezados alunos,

  1. Os estudantes que não realizaram matrícula neste calendário, terão até o dia 25/03/2022 (23h59min) para manifestar interesse em permanecer vinculado ao curso, mediante justificativa ao Colegiado.
  2. Para tanto, será necessário preencher o seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/qseybu1vm7ySp2Vw9
  3. Os alunos que encaminharem a justificativa aos colegiados, tendo seus pedidos devidamente aceitos, serão matriculados automaticamente em uma atividade com zero crédito e sem carga horária, denominada “Vínculo – Ensino Remoto Emergencial 2021/2”.
  4. Será considerado abandono do curso não estar matriculado em nenhuma disciplina e não justificar ao Colegiado até a data acima estabelecida. Em outras palavras, nesta situação, o aluno perderá o vínculo com a universidade.

Att.,
Prof. Daniel Lena Marchiori Neto
Coordenador do Curso

Procedimentos para Estágio no Curso de Gestão Pública

Buscando agilizar os procedimentos, a Coordenação informa que, a partir de agora, as solicitações para realização ou renovação de estágio, bem como o envio de relatórios, devem ser realizadas exclusivamente no endereço: https://forms.gle/PCB4YJWKo9U46eBf9.

Para a realização/renovação de estágio, os documentos solicitados no formulário acima são os seguintes:

  1. Pedido assinado pelo estudante, justificando a realização do estágio.
  2. Termo de Responsabilidade assinado pelo aluno: https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2020/07/Termo-de-Responsabilidade-Estago-Nao-Obrigatorio-Memo-25.docx
  3. Declaração da Empresa de que o estágio será REMOTO ou, se presencial, que estão tomando todas as medidas sanitárias para proteção contra o COVID-19.
  4. Termo de Estágio (incluindo Plano de Atividades) assinado pelo responsável da empresa e também pelo estudante.
  5. Comprovante de vacinação COVID.

Após recebimento DE TODOS OS DOCUMENTOS, a Coordenação do Curso irá avaliar a pertinência do estágio (adequação do plano de atividades com a formação acadêmica de gestão pública, contratação de seguro contra acidentes pessoais, jornada máxima de 6 horas diárias e 30 horas semanais, dentre outros). Não havendo óbices, a Coordenará assinará eletronicamente via SEI ou por outro meio digital caso a empresa ofereça.

A Coordenação não irá, em hipótese alguma, analisar pedidos enviados fora do formulário eletrônico ou que não estejam munidos de todos os documentos.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE ESTÁGIO

1) O que é Estágio?

Segundo a Lei 11.788/08, Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior.

 

2) O PPC do Curso de Gestão Pública prevê Estágio como componente curricular?

Não, o Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Pública da UFPel não prevê Estágio como componente curricular, portanto admite apenas a modalidade não-obrigatória.

 

3) O que é um estágio não obrigatório?

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional. No Curso de Gestão Pública, a carga horária de estágio pode ser aproveitada como Atividades Complementares.

 

4) Existe estágio não-obrigatório tem que ser remunerado?

Sim. De acordo com o art. 12 da Lei 11.788/08, o estagiário tem direito a bolsa e auxílio-transporte.

 

5) O Curso de Gestão Pública possui vagas para estágio?

Não.

 

6) O Curso de Gestão Pública tem convênios com empresas para realização de estágio?

Não. Eventuais convênios poderão vir a ser firmados a partir de projetos de extensão específicos realizados por iniciativa de docentes. Neste caso, eventuais oportunidades serão amplamente divulgadas por e-mail e mídia social do CCSO.

 

7) Como estudante de Gestão Pública, onde posso realizar estágio?

Os estágios devem ser realizados preferencialmente em órgãos públicos ou entidades do Terceiro Setor. Isto não é uma regra absoluta Caso a descrição das atividades previstas no Plano de Estágio guardem correlação com as habilidades e competências previstas no PPC, é possível que sejam firmados com as demais entidades privadas.

 

8) Qual a carga horária semanal máxima do estágio?

30 horas semanais e 6 horas diárias.

 

9) Posso realizar estágio no período da tarde?

Como regra geral, não se admite estágio que preveja atividades no período das 13h30min às 18h50min, pois o curso de Gestão Pública é vespertino. A exceção a esta regra se dá apenas em casos excepcionais (quando se verifica a compatibilidade de horários no caso de alunos que já tenham boa parte do curso integralizado) ou na modalidade de ensino remoto em função da pandemia.

 

10) O Termo de Estágio tem que prever seguro?

É obrigação da parte concedente de estágio contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme fique estabelecido no termo de compromisso.

 

11) No formulário disponibilizado eletronicamente, não tenho algum dos documentos, como posso solicitar meu pedido? 

A Coordenação não irá, em hipótese alguma, analisar pedidos enviados fora do formulário eletrônico ou que não estejam munidos de todos os documentos.

 

12) Existe algum modelo para a justificativa?

Não. O aluno deve escrever e assinar a justificativa demonstrando a importância e pertinência do estágio para sua formação pessoal e acadêmica.

 

13) Há algum modelo para a Declaração da Empresa de que o estágio será REMOTO ou, se presencial, que estão tomando todas as medidas sanitárias para proteção contra o COVID-19?

Não. A empresa deve fornecer uma declaração devidamente fundamentada.

 

14) Qual o tipo de arquivo que pode ser anexado no formulário eletrônico?

O Formulário aceita apenas arquivos em formato PDF com no máximo 10 mb.

 

15) Tenho todos os documentos unidos em um único arquivo PDF. O que devo fazer?

O estudante deve enviar os arquivos separadamente no formulário. Há diversos aplicativos online e gratuitos que permitem esta função.

 

16) Preciso enviar relatório das atividades?

Sim. A parte concedente tem que enviar ao Curso de Gestão Pública relatórios de atividades a cada 6 (seis) meses, com vista obrigatória ao estagiário.

 

17) Existe algum modelo de relatório?

Não há nenhum modelo específico.

Apresentação da Minuta do novo PPC do Curso de Gestão Pública

A Coordenação convida a todos os estudantes, técnico-administrativos e professores do Curso de Gestão Pública para uma reunião de apresentação do novo Projeto Pedagógico do Curso de Gestão Pública. O encontro será realizado no dia 17/09/2021, sexta-feira, às 18h, no endereço: https://webconf.ufpel.edu.br/b/dan-qyp-4ae.

A minuta está disponível aqui.

Formulário para Matrículas Especiais

Disponibilizamos o link com o formulário para a matrícula especial nas disciplinas do CCSO. As vagas disponíveis em cada disciplina podem ser encontradas no site https://institucional.ufpel.edu.br/, bem como os horários. Deve ser preenchido um formulário por disciplina. Informamos que não serão oferecidas vagas nos componentes curriculares do 1º semestre dos cursos. Serão preenchidas as vagas de acordo com os critérios abaixo:

1º) Formandos dos cursos de graduação do CCSO – 2020/2;

2º) Formandos dos cursos de graduação do CCSO – 2021/1;

3º) Alunos do CCSO com a integralização curricular mais completa no curso da disciplina que desejam cursar;

4º) Alunos de Fora do CCSO com a integralização curricular mais completa.

Formulário de solicitação