Os cursos de Graduação e Pós-graduação em Biotecnologia da UFPel tem o prazer de convidá-lo(a) para o VIII Simpósio de Biotecnologia e IV Mostra Acadêmica.
O evento será realizado entre os dias 21 e 26 de setembro de 2020. O simpósio contará com palestras, minicursos e mostra acadêmica. Sendo gratuito, de caráter científico e multidisciplinar. Devido às circunstâncias da pandemia da COVID -19, o evento será realizado no formato online e terá como temática a “Saúde Única”, ou seja, a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, ressaltando o papel da biotecnologia neste contexto.
A Coordenação informa que segundo instruções enviadas pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel, no Memorando-Circular nº 7/2020/PRE que trata da substituição de aulas presenciais em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID 19 (Portaria nº 343, de 17 de março de 2020/MEC), o colegiado do curso de Biotecnologia decidiu por manter as aulas na modalidade de ensino à distância (EAD) apenas para as disciplinas que haviam previsto no seu plano de ensino tais atividades, ou ainda, nas disciplinas que os professores tenham capacitação em ensino à distância. Neste último caso, o professor vai entrar em conato com a turma para reformulação do Plano de Ensino da disciplina e inserção de conteúdo EAD.
As demais turmas de disciplinas poderão receber atividades extras e complementares aos conteúdos que serão abordados em sala de aula. Porém estes conteúdos não serão substitutivos as aulas teóricas e práticas. O calendário acadêmico será reformulado assim que as atividades acadêmicas voltarem à normalidade e os planos de ensino das disciplinas 2020/1 da Graduação em Biotecnologia serão adaptados ao novo calendário.
Conforme estipulado em calendário acadêmico, o período de solicitação de aproveitamento de disciplinas aos colegiados ocorrerá de 16 a 20 de março de 2020.
A solicitação deverá ser feita exclusivamente por e-mail, através do envio em PDF dos seguintes documentos:
– Requerimento para solicitação de aproveitamento de disciplinas (disponível no site do curso – guia Formulários);
– Cópia do histórico escolar;
– Conteúdo programático das disciplinas cursadas que contemplem seu pedido (obter ementas no site dos cursos).
E-mail para envio: graduacaobiotecnologia@gmail.com
Nesta sexta-feira 13 de março, os diretores de unidades acadêmicas da UFPel foram chamados pelo Gabinete do Reitor para tratar da Pandemia relacionada ao COVID-19.
O reitor em exercício, professor Luis Isaias do Amaral, esclareceu a todos a medida preventiva de suspensão de todas atividades acadêmicas na UFPel pelas próximas 3 semanas. Explanou sobre a criação da Comissão de Gerenciamento de Crise solicitando a participação da comunidade especializada em colaborar.
A direção do CDTec participará da comissão a fim de somar esforços para auxiliar em medidas preventivas e de compreensão da evolução epidemiológica local. Os pesquisadores do CDTec na área de saúde podem entrar em contato com a direção do CDTec para voluntariar-se.
Em relação as atividades administrativas do CDTec (Secretarias de Colegiados de Graduação e Pós-graduação, Chefia do Núcleo Administrativo e Direção)
Considerando a Portaria 584, de 13 de março de 2020, que permite a realização de atividades administrativas de modo remoto, em função da pandemia de CORONAVÍRUS:
Todas as atividades dos Servidores Técnico-Administrativos e Coordenadores, até determinação contrária, poderão ser realizadas de forma remota (SEI, Cobalto etc), a menos que o Servidor opte por continuar suas atividades presencialmente, ou se não tiver a possibilidade de exercê-las remotamente, ou, ainda, se não tiver interesse de fazê-lo: a escolha deve ser comunicada imediatamente à Direção do CDTec pelo e-mail cdtec@ufpel.edu.br
A Portaria leva em consideração a prevenção a ser tomada em relação à circulação e aglomeração de pessoas, estando vinculada diretamente ao período estabelecido de suspensão das atividades acadêmicas na UFPel por três semanas, a partir de 16/03/2020.
Em relação as atividades acadêmicas que NÃO envolvam aglomeração de pessoas
1) Bancas de defesa / qualificação
As bancas programadas podem ser mantidas.
Deve-se evitar situações de aglomeração. Em função disso, recomenda-se que participem da defesa candidato, orientador e banca.
Em caso de membros externos que viriam de cidades distantes, sua participação pode ocorrer por videoconferência ou parecer.
As salas devem ser mantidas com janelas abertas para promover ventilação.
2) Disciplinas ministradas à distância
As atividades presenciais estão suspensas. Contudo, as atividades à distância estão mantidas, desde que previstas em planos de ensinos e previamente acordados com as turmas.
3) Edital de bolsas da PRE
Na próxima segunda-feira deve ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou não dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade.
4) Em relação ao funcionamento dos prédios
Os prédios permanecerão abertos nos horários em que há portaria.
Durante finais de semana e feriados, mantem-se a necessidade de solicitação de acesso autorizadas pela Direção do CDTEc.
5) Em relação as atividades de Pesquisa e Pós-graduação
As atividades que não envolverem aglomeração de pessoas estão mantidas até que a Comissão entenda haver necessidade de suspendê-las. Assim, recomendamos fortemente prudência a fim de utilizar os espaços de laboratórios em situações especiais de manutenção e conclusão de experimentos.
Os coordenadores dos programas de pós-graduação do CDTec devem monitorar as atividades de pesquisa compartilhando com a direção o andamento das atividades.
Os orientadores são responsáveis pelas pesquisas em andamento junto aos laboratórios de pesquisa do CDTec, devendo garantir a comunicação com as pessoas diretamente envolvidas.
Qualquer anormalidade de conduta deve ser automaticamente comunicada a direção do CDTec.
6) Em relação as reuniões de Colegiado e Conselho
As reuniões devem ser feitas remotamente utilizando plataformas online de videoconferência. As atas e documentos devem ser assinados pelos membros via bloco de assinatura via SEI.
Informamos que na tarde de hoje (13/03) os Diretores das Unidades Acadêmicas se reunirão com a Administração Central da UFPel a fim de definir os procedimentos que serão adotados quanto ao acesso aos prédios e laboratórios da instituição. Em breve serão divulgadas novas informações.
Para maiores informações sobre a pandemia do Coronavírus e conduta para prevenção do contágio acesse os links:
A Universidade Federal de Pelotas, considerando as ponderações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, formado por representantes do Hospital-Escola, das Faculdades de Medicina e Enfermagem, das pró-reitorias de Ensino, de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas e da CCS, em reunião realizada na manhã do dia 13 de março de 2020, decidiu suspender as atividades acadêmicas pelo período mínimo de 3 semanas a partir do dia 16 de março de 2020.
A medida adotada faz parte de uma estratégia que está sendo elaborada pela UFPEL com o intuito de minimizar a disseminação das potenciais contaminações pelo Coronavírus e propiciar condições para que a Universidade possa se estruturar para o atendimento em saúde à comunidade. Os estudantes envolvidos em atividades acadêmicas consideradas essenciais receberão as devidas orientações nas suas respectivas Unidades. As orientações referentes aos servidores da UFPEL serão divulgadas até o final do dia.
O Comitê recomenda que a comunidade reforce as medidas preventivas tais como: adotar as medidas de “etiqueta respiratória”, lavar frequentemente as mãos com água e sabão e/ou fazer o uso de álcool gel, evitar ambientes fechados com muitas pessoas, tais como festas, shows, etc., e caso apresente sintomas respiratórios e febre, busque orientação junto aos órgãos de saúde, conforme as recomendações oficiais do Ministério da Saúde.
Informamos que, devido às assembleias da categoria dos servidores TAES, serão prorrogados os prazos para correção de matrículas e matrículas especiais 2020/1 nos colegiados, conforme segue:
Conforme estipulado em calendário acadêmico, a matrícula especial ocorre nos dias 10 e 11 de março de 2019, das 08h15 às 16h30, no colegiado do curso de Biotecnologia.
Para a solicitação da matrícula especial os alunos deverão possuir os pré-requisitos exigidos pelo curso, mediante apresentação de histórico escolar, conforme as normas do Regulamento de Ensino de Graduação.
A realização da matrícula especial somente pode ser feita pelo próprio aluno pessoalmente ou por outra pessoa devidamente autorizada por uma procuração original. O modelo de procuração está disponível na página do curso em formulários. Não há necessidade de reconhecer firma da assinatura da procuração.
Conforme estipulado em calendário acadêmico, a correção de matrícula ocorrerá no período de 02 a 06 de março de 2020, das 09h às 15h, no colegiado do curso de Biotecnologia.
A realização da correção de matrícula somente pode ser feita pelo próprio aluno (pessoalmente ou via e-mail) ou por outra pessoa devidamente autorizada por uma procuração.
O modelo de procuração está disponível na página do curso nos formulários disponíveis aos alunos. Não há necessidade de reconhecer firma da assinatura da procuração.
As solicitações via e-mail devem conter as seguintes informações: nome completo, número de matrícula, nome completo da(s) disciplina(s) solicitada(s) e tipo de correção que deve ser feita (inclusão ou exclusão). Enviar para o e-mail: graduacaobiotecnologia@gmail.com
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