Nota da Direção do CDTec sobre a Suspensão das Atividades

Prezada comunidade do CDTec!

Nesta sexta-feira 13 de março, os diretores de unidades acadêmicas da UFPel foram chamados pelo Gabinete do Reitor para tratar da Pandemia relacionada ao COVID-19.

O reitor em exercício, professor Luis Isaias do Amaral, esclareceu a todos a medida preventiva de suspensão de todas atividades acadêmicas na UFPel pelas próximas 3 semanas. Explanou sobre a criação da Comissão de Gerenciamento de Crise solicitando a participação da comunidade especializada em colaborar.

A direção do CDTec participará da comissão a fim de somar esforços para auxiliar em medidas preventivas e de compreensão da evolução epidemiológica local. Os pesquisadores do CDTec na área de saúde podem entrar em contato com a direção do CDTec para voluntariar-se.

Solicitamos que todos acessem as informações contidas no link http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/covid-19/

INFORMES IMPORTANTES

“Toda a comunidade deve evitar AGLOMERAÇÕES”

Em relação as atividades administrativas do CDTec (Secretarias de Colegiados de Graduação e Pós-graduação, Chefia do Núcleo Administrativo e Direção)

Considerando a Portaria 584, de 13 de março de 2020, que permite a realização de atividades administrativas de modo remoto, em função da pandemia de CORONAVÍRUS:

• Todas as atividades dos Servidores Técnico-Administrativos e Coordenadores, até determinação contrária, poderão ser realizadas de forma remota (SEI, Cobalto etc), a menos que o Servidor opte por continuar suas atividades presencialmente, ou se não tiver a possibilidade de exercê-las remotamente, ou, ainda, se não tiver interesse de fazê-lo: a escolha deve ser comunicada imediatamente à Direção do CDTec pelo e-mail cdtec@ufpel.edu.br
  • A Portaria leva em consideração a prevenção a ser tomada em relação à circulação e aglomeração de pessoas, estando vinculada diretamente ao período estabelecido de suspensão das atividades acadêmicas na UFPel por três semanas, a partir de 16/03/2020.

Maiores informações: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/13/nota-da-ufpel-sobre-as-atividades-administrativas/.

Em relação as atividades acadêmicas que NÃO envolvam aglomeração de pessoas

1) Bancas de defesa / qualificação

• As bancas programadas podem ser mantidas.
  • Deve-se evitar situações de aglomeração. Em função disso, recomenda-se que participem da defesa candidato, orientador e banca.
  • Em caso de membros externos que viriam de cidades distantes, sua participação pode ocorrer por videoconferência ou parecer.
  • As salas devem ser mantidas com janelas abertas para promover ventilação.

2) Disciplinas ministradas à distância

• As atividades presenciais estão suspensas. Contudo, as atividades à distância estão mantidas, desde que previstas em planos de ensinos e previamente acordados com as turmas.

3) Edital de bolsas da PRE

• Na próxima segunda-feira deve ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou não dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade.

4) Em relação ao funcionamento dos prédios

• Os prédios permanecerão abertos nos horários em que há portaria.
  • Durante finais de semana e feriados, mantem-se a necessidade de solicitação de acesso autorizadas pela Direção do CDTEc.

5) Em relação as atividades de Pesquisa e Pós-graduação

• As atividades que não envolverem aglomeração de pessoas estão mantidas até que a Comissão entenda haver necessidade de suspendê-las. Assim, recomendamos fortemente prudência a fim de utilizar os espaços de laboratórios em situações especiais de manutenção e conclusão de experimentos.
  • Os coordenadores dos programas de pós-graduação do CDTec devem monitorar as atividades de pesquisa compartilhando com a direção o andamento das atividades.
  • Os orientadores são responsáveis pelas pesquisas em andamento junto aos laboratórios de pesquisa do CDTec, devendo garantir a comunicação com as pessoas diretamente envolvidas.
  • Qualquer anormalidade de conduta deve ser automaticamente comunicada a direção do CDTec.

6) Em relação as reuniões de Colegiado e Conselho

• As reuniões devem ser feitas remotamente utilizando plataformas online de videoconferência. As atas e documentos devem ser assinados pelos membros via bloco de assinatura via SEI.

Dúvidas entrar em contato com a direção do CDTec.

Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/cdtec/2020/03/14/nota-da-direcao-do-cdtec-sobre-a-suspensao-das-atividades/

Publicado em 16/03/2020, na categoria Notícias.