Início do conteúdo
    Notícias
  • Inscrições abertas! PPGBiotec – Retifica Edital do processo seletivo mestrado e doutorado – Ingresso 1º/2022

    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Stricto Sensu da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) tornam público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos do referido Programa, nos termos estabelecidos neste Edital.

    INSCRIÇÃO

    As inscrições ao Exame de Seleção para o mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel, estarão abertas no período de  29/09/2021 a 27/10/2021 e serão realizadas unicamente na modalidade on-line.

    Os documentos para a inscrição deverão ser encaminhados à secretaria do Programa exclusivamente por e-mail, através do endereço eletrônico: processoseletivoppgb@gmail.com.

    INFORMAÇÕES

    Informações podem ser obtidas através do e-mail da secretaria do PPGBiotec: processoseletivoppgb@gmail.com, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas.

    Acesse abaixo!

    Edital nº 139/2021 Divulgado em 29/09/2021

    Edital de Retificação nº 29/2021  – Divulgado em 20/10/2021

    Formulário 1 (inscrição)

    Planilha de avaliação do Curriculum Vitae (CV Lattes)

    Instruções para preenchimento da planilha de avaliação do CV e apresentação dos documentos comprobatórios

    Declaração de etnia

    Autodeclaração de Identidade de Gênero

    Check-list – Inscrição no MESTRADO

    Check-list- Inscrição no DOUTORADO

  • Divulgação: Disciplina de Seminários do PPGBiotec

    Convidamos a todos, docentes e discentes do PPGBiotec, para as palestras on-line da disciplina de Seminários do mestrado e do doutorado, dia 20/10/2021, às 14 horas.

    O Dr.  Francisco Denis Souza Santos apresenta a palestra intitulada “Atuação do Laboratório de Vacinologia no EPICOVID19: Avaliação da imunidade celular e níveis de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2”

    Na sequência o Dr. Marcos Roberto Alves Ferreira apresenta a palestra “Pós doutorado na indústria e empreendedorismo”

    Contamos com a sua presença!

  • Divulgação: Disciplina de Seminários do PPGBiotec

    Convidamos a todos, docentes e discentes do PPGBiotec, para as palestras on-line da disciplina de Seminários do mestrado e do doutorado, dia 13/10/2021, às 14 horas.

    A discente do Doutorado, Isadora André Rosa Lopes, sob orientação do Prof. Dr. Tiago Veiras Collares, apresenta o seminário intitulado “Desenvolvimento de um banco embrionário do modelo experimental humanizado COVID SUS Scrofa”

    Na sequência, a discente do Doutorado, Maria Clara Martins Ferreira, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Vanessa Galli, apresenta o seminário intitulado “Aprendizado de máquina para classificação de estresses ambientais a partir de dados de miRNAs de plantas”

    Por último, a discente do Doutorado, Isadora Leitzke Guidotti, sob orientação do Prof. Dr. Frederico Schmitt Kremer, apresenta o seminário intitulado “Deep Learning aplicado ao design de peptídeos anti-câncer”

    Contamos com a sua presença!

  • Divulgação: Disciplina de Seminários do PPGBiotec

    Convidamos a todos, docentes e discentes do PPGBiotec, para as palestras on-line da disciplina de Seminários do mestrado e do doutorado, dia 06/10/2021, às 14 horas.

    A discente do Doutorado, Domitila Brzoskowski Chagas, sob orientação do Prof. Dr. Odir Antonio Dellagostin, apresenta o seminário intitulado “Desenvolvimento de vacina recombinante contra SARS-CoV-2 usando Mycobacterium bovis BCG como vetor”

    Na sequência, o discente do Doutorado, Eduardo Bierhals Blödorn, sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Farias Campos, apresenta o seminário intitulado “Seleção genômica em tilápia: validação de marcadores epigenéticos microRNAs para tolerância ao frio”

    Por último, o discente do Doutorado, Eduardo Nunes Dellagostin, sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Farias Campos, apresenta o seminário intitulado “Prospecção em larga escala de marcadores moleculares para melhoramento genético de Tilápias do Nilo (Oreochromis spp.)”

    Contamos com a sua presença!

  • PPGBiotec tem pesquisadores entre os top 10 mil da América Latina

    Foi divulgada a lista dos 10 mil pesquisadores mais produtivos da América Latina de acordo com o “AD Scientific Index” versão 2021. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nesta edição conta com 46 pesquisadores na lista, ficando na 38ª posição entre as Universidades da América Latina.

    O AD Scientific Index utiliza indicadores bibliométricos da base Google Scholar (h-index, i10 index e número de citações), considerando toda a carreira e os últimos cinco anos. Foram avaliados em todo o mundo pesquisadores de 11.940 instituições e 195 países. Detalhes podem ser conferidos em https://www.adscientificindex.com/.

    Os criadores do índice esclarecem que o mesmo possui limitações, pois pesquisadores que não possuem perfil ou o perfil não está público na base utilizada não são considerados. Assim, recomenda-se aos pesquisadores da instituição que confiram seu perfil no Google Scholar, de forma a deixa-lo público e com a vinculação correta à Universidade Federal de Pelotas.

    “A UFPel parabeniza a todos os pesquisadores reconhecidos”, comemora o coordenador de Pesquisa, Marcos Britto Corrêa.

    E o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia parabeniza os pesquisadores do PPGBiotec, Odir Antonio Dellagostin, Antonio Costa de Oliveira, Cesar Valmor Rombaldi, Wladimir Padilha da Silva, Marcio Nunes Corrêa, Alan John Alexander McBride e Tiago Veiras Collares pelo reconhecimento.

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/10/01/ufpel-possui-46-pesquisadores-entre-os-top-10-mil-da-america-latina/

  • Divulgação: Disciplina de Seminários do PPGBiotec

    Convidamos a todos, docentes e discentes do PPGBiotec, para as palestras on-line da disciplina de Seminários do mestrado e do doutorado, dia 29/09/2021, às 14 horas.

    A discente do Doutorado, Daniela Rodriguero Wozeak, sob orientação do Prof. Dr. Luciano da Silva Pinto, apresenta o seminário intitulado “Uso de lectinas recombinantes no controle da formação de biofilme por isolados de Klebsiella pneumoniae produtores de carbapenemases (KPC)”

    Na sequência, o discente do Doutorado, Nyelson da Silva Nonato, sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Farias Campos, apresenta o seminário intitulado “Alimento funcional clorofilado a base de miRNA como contribuinte ao enfrentamento de peixes ao frio”

    A seguir, a discente do Doutorado, Natiéli Machado Gonçalves, sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Farias Campos, apresenta o seminário intitulado “Desenvolvimento de biomarcadores de contaminação ambiental baseados em microRNAs em peixes anuais”

    Por último, a discente do Doutorado, Amanda Weege da Silveira Martins, sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Farias Campos, apresenta o seminário intitulado “Desenvolvimento de suplemento alimentar para peixes baseado em microRNAs”

    Contamos com a sua presença!