Início do conteúdo
Missões de trabalho

Missões de trabalho realizadas por docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia

CANADÁ

Equipe do Projeto de Cooperação Internacional “Nanomed” realiza missão no CanadáOs professores do PPGBiotecnologia, que fazem parte da equipe do Projeto de Cooperação Internacional intitulado Criação do Núcleo Temático de inovação em nanomedicina (Nanomed), no âmbito do edital CAPES PrInt/UFPel, Dr. Cláudio Pereira e Dr. Luciano da Silva Pinto, participaram, entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2019, de missão institucional no Canadá, cidades de Guelph e Hamilton, onde estão localizadas as instituições canadenses colaboradoras: University of Guelph e a McMaster University. Os docentes em missão participaram de reuniões de trabalho e seminários de grupos para elaboração de um plano de trabalho entre as instituições, para o período 2019-2022, em vários temas: na área de Bioinformática (encabeçado pelo professor Luciano da Silva Pinto junto ao professor Wei Zhang do Department of Molecular and Cellular Biology da UoG), relacionados à manipulação e modificação química (com o professor Cláudio Pereira e pesquisadores chineses, canadenses e do Egito vinculados ao grupo do professor Professor Loong-Tak Lim da UoG).

Notícia: https://wp.ufpel.edu.br/print/2019/11/08/equipe-de-projeto-de-cooperacao-internacional-nanomed-realiza-missao-no-canada/


ESTADOS UNIDOS – ILLINOIS- CHICAGO

Dentro da proposta institucional do Projeto CAPES PrInt/UFPel, os docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) Fabiana K. Seixas, atual coordenadora do Programa, e o professor Tiago Collares, atual Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, realizaram no mês de julho de 2019 uma missão aos Estados Unidos, junto à University of Illinois at Chicago e à Northwestern University Feinberg School of Medicine. A missão teve como objetivo consolidar as colaborações internacionais entre a UFPel e a University of Illinois, promovendo o intercâmbio de pesquisadores e discentes através do Projeto CAPES PrInt/UFPel para promoção da internacionalização da UFPel. Os professores brasileiros foram recebidos pelos pesquisadores americanos Lawrence Schook e Kyle Schachtschneider. Os pesquisadores brasileiros participaram do Chicago Science 2019: Epigenetics and Genome Editing, na Northwestern University Feinberg School of Medicine, promovido pela Nature Genetics and Nature Medicine. Pesquisadores renomados de diversas instituições de pesquisas dos Estados Unidos como University of Illinois, Harvard Medical School, MIT, dentre outras, participaram do encontro e das discussões cientificas. Junto à University of Illinois at Chicago, foram realizadas visitas ao Illinois Medical District onde estão situados hospitais ligados à pesquisa em Biotecnologia, o Centro de Biotecnologia Farmacêutica, o Parque Tecnológico de Chicago e a Incubator Laboratory Facility. Os pesquisadores da UFPel foram recebidos pelo grupo de pesquisa em Genômica Comparativa. Após a visita aos laboratórios e ambientes de pesquisas da Incubator Laboratory Facility, os pesquisadores participaram de reuniões de trabalho para elaboração de um plano de colaboração entre as instituições e grupos de pesquisa. Ficou estabelecido um cronograma de estágio de doutoramento sanduíche para estudantes brasileiros do PPGB junto à Universitiy of Illinois at Chicago através do Projeto CAPES PrInt/UFPel, bem como um planejamento da visita do professor Lawrence Schook junto ao PPGB. Finalizada a missão, foi firmado o compromisso de estabelecer um convênio formal entre as universidades para ampliar a colaboração existente.

Notícia: https://wp.ufpel.edu.br/print/2019/08/21/pesquisadores-fabiana-seixas-e-tiago-collares-participaram-de-missao-institucional-capes-print-ufpel-nos-estados-unidos/


ESTADOS UNIDOS- CALIFORNIA – SAN FRANCISCO

O docente permanente do PPGBiotecnologia, Vinicius Farias Campos realizou uma missão na University of California San Francisco, USA. Missão de trabalho com a colaboradora do Department of Bioengineering and Therapeutic Sciences da UCSF para tratar do projeto: “Sequenciamento de nova geração de microRNAs em espermatozóides bovinos transfectados com nanopolímero catiônico”. A presente missão deu origem à publicação em colaboração no periódico Theriogenology: https://doi.org/10.1016/j.theriogenology.2020.06.025. A missão aconteceu no período de 04/01 até 17/01/2019.


ITÁLIA

 No final de maio e início de junho de 2019, a docente do PPGBiotecnologia, professora Lucielli Savegnago realizou missão de trabalho na Itália, como parte das atividades do projeto “Moléculas bioativas contendo selênio – Síntese, caracterização e aplicações”, dentro da proposta institucional CAPES-PrInt/UFPel 2019. O professor Diego Alves do PPGBiotecnologia, também foi na missão, porem através de um projeto de auxilio a eventos apoiado pela FAPERGS. Em Perugia, na Università degli Studi di Perugia (UniPG), os docentes visitaram o Dipartimento di Science Farmaceutiche, onde participaram de reuniões e encontros visando o fortalecimento e a ampliação das colaborações internacionais na pesquisa envolvendo moléculas de selênio e suas aplicações. Os docentes foram recebidos e ciceroneados pelo coordenador internacional do projeto, Prof. Claudio Santi. Os docentes realizaram encontro de trabalho com membros da equipe estrangeira do projeto e discutiram as atividades de pesquisa em colaboração, bem como a organização do livro “Organochalcogen compounds: synthesis, catalysis and new protocols with greener perspective”, a ser publicado pela Elsevier em 2020, que tratará da síntese e aplicação de compostos organosselênio e organoenxofre sob a perspectiva da química verde e sustentável.

Notícia: https://wp.ufpel.edu.br/print/2019/07/08/projeto-moleculas-bioativas-contendo-selenio-sintese-caracterizacao-e-aplicacoes-missoes-na-italia/


ALEMANHA

Dentro da proposta institucional do Projeto CAPES PrInt/UFPel, os docentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), Dr. Fabricio Rochedo Conceicao e Dra Angela Moreira visitaram a Technisque Universität Braunschweig na Alemanha, onde firmaram parcerias na área de produção de anticorpos monoclonais para diferentes patologias.