Início do conteúdo
    Notícias
  • Pesquisadores do CDTec/UFPel desenvolvem dispositivo portátil para diagnóstico da COVID-19

    Devido a situação imposta pela pandemia do novo coronavírus, vários pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltaram seus esforços para tentar contribuir com ações que minimizem a gravidade da doença. Neste contexto, pesquisadores do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) uniram conhecimentos para o desenvolvimento de um dispositivo biossensor portátil para diagnóstico em tempo real (Point of Care) da COVID-19.

    O dispositivo é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com excelência em diferentes áreas, tais como: i) o grupo de pesquisa Novonano responsável pelo biossensor, liderado pelo professor Neftalí Lenin Villareal Carreño, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM); ii) pelos professores pesquisadores Fabrício Rochedo Conceição, Luciano da Silva Pinto, Alan J. A. MacBrid e Ângela Nunes Moreira do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB), responsáveis pelos antígenos; iii) pela professora Marcia Tsuyama Escote, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e, iv) do professor Fábio Pereira Leivas Leite (CDTec/PPGB) para o fornecimento dos anticorpos obtidos a partir de soro hiperimune produzido através da imunização de cavalos.

    A plataforma desenvolvida é do tipo Diagnostic On a Chip (DoC) baseada na tecnologia inovadora de biossensor eletroquímico descartável, contendo nanocompósitos à base de grafeno, funcionalizados com os antígenos produzidos. Neste imunossensor, o antígeno específico é imobilizado nas nanoestruturas dos compósitos de grafeno e, quando em contato com a amostra de sangue humano, o antígeno se liga com os anticorpos (IgG, IgA e IgM) fornecendo um sinal elétrico característico e dependente da concentração.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/12/15/pesquisadores-da-ufpel-desenvolvem-dispositivo-biossensor-portatil-para-combate-a-covid-19/

  • Resultado da Consulta Eleitoral para a Direção do CDTec

    Prezados servidores docentes e técnico-administrativos e discentes da comunidade do CDTec!
    Divulgamos o resultado da consulta eleitoral realizada com a comunidade acadêmica para a escolha da Direção do CDTec (Gestão 2021-2024).
    Foi eleita a chapa composta pelo professor Marilton Sanchotene de Aguiar e pela professora Amanda Dantas de Oliveira, respectivamente candidatos a diretor e diretora adjunta do CDTec.
    As informações sobre o resultado da votação constam na ata em anexo.
    Agradecemos a participação de todos!

    ATA 02 – Comissão Eleitoral 2020 – Apuração dos votos

    Comissão Eleitoral
    Neftali Lenin Villarreal Carreño (Presidente)
    Priscila Marques Moura de Leon
    Renata Engrácio de Oliveira
    Taylor Cavalheiro Palacios