Início do conteúdo
    Notícias
  • Servidores do CDTec são homenageados na cerimônia dos 50 anos da UFPel

    Neste dia 8 de agosto de 2019, em cerimônia no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a comunidade acadêmica comemorou os cinquenta anos da UFPel com homenagens a cinquenta personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade, fazendo a diferença ao desempenhar suas atividades. Foram outorgados os títulos eméritos a professores e servidores e um título de mérito universitário.

    O CDTec indicou dois servidores para serem laureados com títulos honoríficos concedidos pelo Conselho Universitário, sendo um servidor docente e um servidor técnico-administrativo. A indicação do professor João Carlos Deschamps foi aprovada por unanimidade pelo Conselho do CDTec e a indicação do servidor técnico-administrativo Adenauer Correa Yamin teve a aprovação integral da sua categoria. (mais…)

  • Estudantes concluintes devem estar atentos ao Enade 2019

    Estudantes concluintes de cursos avaliados dentro do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2019 devem estar atentos às datas que envolvem o processo neste ano.

    Na UFPel, devem participar da avaliação alunos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Geológica, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia, além do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

    O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais. O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma.

    O edital do Enade 2019 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível aqui.

    Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame. O Cadastro de Informações Pessoais e o questionário do estudante, ambos de preenchimento obrigatório, devem ser feitos pelo estudante concluinte até 21 de novembro. (mais…)