Início do conteúdo
Breve Histórico

O REUNI e o CDTec

O DECRETO Presidencial Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007, instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

O plano de reestruturação da universidade que tivesse interesse em seu ingresso ao Programa, respeitados a vocação de cada instituição e o princípio da autonomia universitária, deveria indicar a estratégia e as etapas para atingir as metas e diretrizes do programa.

O Programa previa as seguintes diretrizes:

  1. redução das taxas de evasão, ocupação de vagas ociosas e aumento de vagas de ingresso, especialmente no período noturno;
  2. ampliação da mobilidade estudantil, com a implantação de regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos, mediante o aproveitamento de créditos e a circulação de estudantes entre instituições, cursos e programas de educação superior;
  3. revisão da estrutura acadêmica, com reorganização dos cursos de graduação e atualização de metodologias de ensino-aprendizagem, buscando a constante elevação da qualidade;
  4. diversificação das modalidades de graduação, preferencialmente não voltadas à profissionalização precoce e especializada;
  5. ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil; e
  6. articulação da graduação com a pós-graduação e da educação superior com a educação básica.

A UFPEL participou na primeira chamada de adesão ao REUNI em 29/10/2007 para implantação do programa no 1º semestre 2008, da qual participaram mais 41 Universidades nesta chamada.

Com o Reuni, o governo federal adotou uma série de medidas para retomar o crescimento do ensino superior público, criando condições para que as universidades federais promovessem a expansão física, acadêmica e pedagógica da rede federal de educação superior. A ampliação e readequação da infraestrutura física das universidades federais constitui um dos componentes para o alcance dos objetivos do Programa Reuni. A preocupação com a qualidade da oferta, para além da ampliação do número de vagas na educação superior pública, levou o Reuni a atuar em outras cinco dimensões: reestruturação acadêmico-curricular; inovação pedagógica; mobilidade intra e inter institucional; compromisso social das universidades, e articulação entre graduação, pós-graduação e os demais níveis educacionais.

Contando com iniciativas e disposição de docentes da UFPel, discentes de pós-graduação em Biotecnologia e servidores técnico-administrativos, teve início um movimento coletivo na discussão de ideias e proposições para construir um formato inovador de unidade acadêmica na UFPel, tendo  seu início marcado a partir do segundo semestre de 2008.

A trajetória da Unidade se deu imersa no programa REUNI do governo federal, o qual proporcionou a possibilidade de construir uma Unidade Acadêmica moderna no ponto de vista de gestão com impactos positivos no ensino de graduação e pós-graduação.

Portarias de estruturação do CDTec

Portaria 252 de 06 de março de 2009

Cria o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas.

Portaria 1.611 de 15 de outubro de 2009

Cria o Curso de Graduação em Biotecnologia com sede de funcionamento no Centro de Biotecnologia.

Portaria 1.563 de 06 de outubro de 2010

Cria o curso de Graduação em Engenharia Hídrica com sede de funcionamento no CAVG.

Portaria 1.564 de 06 de outubro de 2010

Cria o curso de Graduação em Engenharia de Materiais com sede de funcionamento na Rua Félix da Cunha 809.

Portaria 1.570 de 06 de outubro de 2010

Cria o curso de Graduação em Engenharia da Computação com sede de funcionamento no campus Capão do Leão.

Portaria 1.760 de 10 outubro de 2010

Transfere o Centro de Biotecnologia (Graduação e Pós-graduação em Biotecnologia, nível mestrado e doutorado) ao CDTec.

Portaria 1.739 de 09 de novembro de 2010

Aloca os cursos de Graduação em Engenharia da Computação e Ciência da Computação no CDTec.

Portaria 1.867 de 26 de novembro de 2010

Cria o Programa de Pós-graduação em Computação, nível Mestrado, vinculado ao CDTec.

Portaria 1.980 de 21 de dezembro de 2010

Criar o Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, nível Mestrado, vinculado ao CDTec.

Portaria 1.687 de 06 de novembro de 2012

Cria o Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos, nível Mestrado, vinculado ao CDTec.