Início do conteúdo
O Curso/Histórico

O Curso

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas, em níveis de Mestrado e Doutorado, homologado pelo Conselho Nacional de Educação (port. MEC 1077 de 31/08/2012, DOU 13/09/2012, seção 1, pág. 25), tem por finalidade a formação de recursos humanos para o ensino e pesquisa, capazes de realizar projetos de investigação científica, incluindo aspectos de planejamento, delineamento, execução, análise e publicação, contribuindo com o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Biotecnologia no Brasil e no Mundo.

               Portaria 1.077 de 31 de agosto de 2012

 

Histórico

O programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Universidade Federal de Pelotas teve sua origem no Centro de Biotecnologia da UFPel, inaugurado em novembro de 1988 em um prédio de aproximadamente 800 m2 por pesquisadores recém retornados de Universidades Americanas e renomados centro brasileiros de pesquisa.

A modernização da estrutura física foi possibilitada pelo apoio do governo do Estado do Rio Grande do Sul em duas ocasiões, em 1990 e 1998. O Centro recebeu esse apoio por ser considerado um centro de excelência em Biotecnologia no Estado. No ano de 2001 a UFPel investiu recursos próprios para a modernização do Laboratório de Biologia Molecular do Centro, permitindo a sua adequação às normas de biossegurança para desenvolver trabalhos com organismos geneticamente modificados.

Além dos esforços para consolidar a área física do Centro de Biotecnologia, a UFPel procurou fortalecer também sua equipe de pesquisadores em biotecnologia. A partir de 1990, através de um projeto de formação de recursos humanos do programa RHAE do CNPq, foram enviados estudantes para programas de doutorado em biologia molecular, biologia molecular de plantas, fisiologia vegetal e biologia celular, em universidades de primeira linha dos Estados Unidos, França, Inglaterra e Canadá.

A partir de 1994, os bolsistas começaram a retornar e se incorporar aos grupos de pesquisas. Desde sua criação o Centro tem crescido constantemente, transformando-se em um pólo de disseminação de conhecimentos da moderna biotecnologia, de geração de tecnologia e de formação de novos pesquisadores na UFPel para o Brasil e para o mundo. A reunião no Cenbiot de professores de diferentes departamentos, todos bem treinados e dispondo de uma infraestrutura física e de equipamentos adequados, levou a uma nítida melhora na qualidade da pesquisa e do ensino de pós-graduação e graduação na UFPel.

Na pesquisa, onde desde o início dos anos 80 se desenvolviam trabalhos nas áreas de cultura de tecidos vegetais e de produção de vacinas víricas e bacterianas, passou-se a desenvolver também trabalhos sobre controle da maturação de frutas com a tecnologia do RNA anti-senso, uso de marcadores moleculares no melhoramento vegetal e animal, desenvolvimento de vacinas de DNA, desenvolvimento de vacinas recombinantes que usam BCG como vetor de antígenos, testes de diagnóstico para doenças infecciosas animais baseados em PCR e anticorpos monoclonais, desenvolvimento de probióticos para suplementação animal, e desenvolvimento de biopolímeros para uso como aditivos em alimentos.

A experiência acumulada pelos pesquisadores reunidos no Centro, através dos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos e de sua atuação nos diferentes cursos de pós-graduação da área de Ciências Agrárias da UFPel, ensejou a criação em 1994 do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), que passou inicialmente a oferecer um curso de Doutorado em Biotecnologia. O programa era voltado principalmente, para o aproveitamento dos estudantes oriundos dos cursos de mestrado das Ciências Agrárias da UFPel, e visava capacitá-los na aplicação das técnicas da moderna biotecnologia em seus campos de estudos. Depois de uma reestruturação, com linhas de pesquisa voltadas apenas a área de ciências agrárias passou a denominar-se Programa de Biotecnologia Agrícola e a oferecer o Curso de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Agrícola.

Em 2008, com a criação do comitê de Biotecnologia na Capes, o programa retoma seu nome, BIOTECNOLOGIA, e passa a fazer parte do pequeno grupo mais conceituados do País. O programa coordenado pelo professor Odir Dellagostin foi impulsionado à busca da qualidade e da excelência na formação de recursos humanos em uma severa e crescente qualificação na divulgação científica internacional. Mais tarde continuada pelos sucessores coordenadores, professores Fabio Leivas Leite, Fabiana Seixas, Fabricio Conceição e Tiago Collares. Cabe destacar que todos os coordenadores do programa são bolsistas de produtividade nível 1 do CNPq, colocando-se sempre a disposição para colaborar no crescimento e gestão do programa.

Neste mesmo ano de 2008, o Centro dá início ao curso de Graduação em Biotecnologia, sendo o primeiro do Estado do Rio Grande do Sul e o sexto do País. O curso de graduação foi coordenado pelo professor Tiago Collares, buscando uma forte conexão com a gestão do PPGB coordenada pelo professor Odir Dellagostin. Esta interface entre graduação e pós-graduação em biotecnologia permitiu incorporar áreas inovadoras ao Centro e em 2009, resultou na criação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel. O CDTec passou a ser dirigido pelo professor Odir Dellagostin, e abrigar o curso de graduação em Biotecnologia, o programa de pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e graduações em engenharias de fronteira (Ex: Eng. da Computação, Eng. de Materiais e Eng. Hídrica).

Cabe destacar que a experiência acumulada pelo corpo docente do PPGBiotec permitiu o crescimento e a consolidação do CDTec através de uma política de gestão que valoriza a pós-graduação, a aproxima da graduação e olha para os problemas da sociedade moderna. O PPGBiotec foi o grande motivador da criação de mais três programas de pós-graduação do CDTec nos níveis de mestrado e doutorado em engenharias de fronteira (computação, materiais e hídrica). A aproximação dos cursos de graduação e programas de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado, permitiu a formação de recursos humanos altamente qualificados.

A história da área de biotecnologia na UFPel resultou de uma vertente inversa que culminou em uma base sólida de trabalho e gestão de recursos humanos. Nesta ordem inversa, o inicio se dá por um curso de doutorado em biotecnologia que se remodela para abertura de um programa nos níveis de mestrado e doutorado em biotecnologia. Mais tarde promove a criação, estruturação e interface do curso de graduação em biotecnologia, bem como ancora e motiva a criação de novos cursos de graduação e pós-graduação em ciências aplicadas de fronteira junto ao CDTec.

O professor Odir Dellagostin ao final de 2016 finalizou seu mandato à frente da direção do CDTec para assumir a presidência da FAPERGS (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul). O professor Tiago Collares, coordenador do PPGBiotec na época, foi eleito diretor do CDTec (Gestão 2017-2020) e atualmente é coordenador Adjunto da área de Biotecnologia da CAPES (2018-2022). Desta forma o PPGBiotec procedeu a eleição da nova coordenação para gestão do próximo quadriênio (2017-2020), com fortes perspectivas de crescimento e consolidação da excelência através de processos de internacionalização, interdisciplinaridade, inovação e transferência de tecnologias. Assim, dando continuidade as ações iniciadas em gestões anteriores, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia foi coordenado pela profa. Lucielli Savegnago, no período de 2017 ate janeiro de 2020. Visando ampliar o número de docentes do PPGBiotec com experiência internacional, a professora Lucielli foi selecionada através do programa CAPES- PRINT a realizar um estágio de Pós-Doc Sênior nos Estados Unidos. Neste contexto, foram realizadas eleições para nova coordenação junto ao PPGBiotec, sendo a Coordenadora Adjunta, a professora Fabiana K. Seixas eleita para coordenação 2020-2022. A experiência administrativa previa frente a coordenação do PPGBiotec, como Coordenadora Adjunta (2010-2012), como Coordenadora (2012-2013) e recentemente como Coordenadora Adjunta (2019) qualificou o nome da pesquisadora Fabiana Seixas à frente da coordenação de um programa de excelência nota 7 junto a CAPES. Conforme destacado anteriormente, a frente da gestão do PPGBiotec, tivemos o mais qualificado quadro de docentes junto a coordenação.