sábado, 27 de abril
Shadow

Equipe do Projeto de Cooperação Internacional “Nanomed” realiza missão no Canadá

Os professores que fazem parte da equipe do Projeto de Cooperação Internacional intitulado Criação do Núcleo Temático de inovação em nanomedicina (Nanomed), no âmbito  do edital CAPES PrInt/UFPel, que conta com a coordenação do Dr. Neftali Carreño (PPG em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM) e os professores Dr. Cláudio Pereira (PPG em Bioquímica e Bioprospecção – PPGBBio e PPG em Biotecnologia), Dr. Luciano da Silva Pinto (PPGB) e Dra. Elessandra da Rosa Zavareze (PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA) participaram, entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro de 2019, de missão institucional no Canadá, cidades de Guelph e Hamilton, onde estão localizadas as instituições canadenses colaboradoras: University of Guelph e a McMaster University.

Prof. Neftali, Prof. Lin, Profª Elessandra, Prof. Luciano, Prof. Claudio e Profª. Fabiana Motta 

A missão teve como objetivo incentivar a execução de projetos científicos com instituições renomadas de Ontario, Canadá, e diferentes grupos de pesquisa da UFPel, vinculados aos programas de pós-graduação PPGCEM, PPGBBIO, PPGB e PPGCTA, estimulando o intercâmbio de discentes e pesquisadores, ações que consequentemente virão impactar a qualificação de recursos humanos de alto nível bem como a internacionalização da UFPel. Neste sentido, o grupo conta com parcerias dos professores Alvaro Renato Guerra Dias e Elessandra Zavareze do PPGCTA e com o Professor Loong-Tak Lim da University of Guelph (UoG) desde 2013. A UoG já recebeu 6 discentes do PPCGCTA para realização de doutorado sanduíche e no total já foram publicados 12 artigos científicos e um capítulo de livro em conjunto com a UFPel. O professor Neftali Carreño possui colaboração com o grupo de pesquisa da professora Kathryn Grandfield da McMaster University desde 2017. Dois alunos do PPGCEM realizaram seus estágios de doutorado, com elaboração de 4 artigos científicos em conjunto, bem como trabalhos científicos elaborados pelos alunos do PPGCEM que resultaram em premiação em congressos internacionais. O professor Neftali Carreño mantém, ainda, colaboração com a University of Waterloo também no estado de Ontario.

Os docentes em missão participaram de reuniões de trabalho e seminários de grupos para elaboração de um plano de trabalho entre as instituições, para o período 2019-2022, em vários temas: na área de Bioinformática (encabeçado pelo professor Luciano da Silva Pinto junto ao professor Wei Zhang do Department of Molecular and Cellular Biology da UoG),  relacionados à manipulação e modificação química (com o professor Cláudio Pereira e pesquisadores chineses, canadenses e do Egito vinculados ao grupo do professor Professor Loong-Tak Lim da UoG) e temas vinculados à Nanotecnologia, destacando o desenvolvimento de biomateriais funcionais, membranas ativas e inteligentes para as áreas da saúde e alimentos, hidrogéis, desenvolvimento e aplicação de materiais à base de nanocelulose, nanoestruturas tridimensionais, regeneração óssea e tecidual, bio-sensores, entre outros (com os professores Elessandra Zavareze e Neftali Carreño).

Os docentes da UFPel ainda acompanharam demonstrações práticas nos laboratórios da UoG, conduzidos pela equipe canadense. A reunião de trabalho na McMaster University estabeleceu algumas prioridades nas áreas de engenharia tecidual e regeneração óssea, aplicação de biomoléculas lectinas entre outras produzidas pelos grupos dos professores Luciano da Silva Pinto e Cláudio Pereira, bem como utilização de metodologias de microscopia de alta resolução para monitoramento e crescimento celular, por intermédio de técnicas avançadas de tomografia tridimensional.

Na University of Guelph, os professores foram acolhidos pelos pesquisadores Loong-Tak Lim do Department of Food Science e Wei Zhang do Department of Molecular and Cellular Biology. Na McMaster University, o grupo foi recebido pela Professora Kathryn Grandfield, também responsável pelo Centro de Microscopia desta universidade e umas das pesquisadoras encarregadas da implantação de laboratórios multidisciplinares da área de Biomateriais que agregam pesquisadores das áreas Biológicas, Saúde, Ciências dos Materiais e Engenharia.

Laboratório do Prof. Lin, ensaio de eletrofiação

Laboratório da Profª Kathryn Grandfield

Espera-se que ao longo do projeto CAPES PrInt/UFPel a elaboração e implantação de metodologias que permitam auxiliar o desenvolvimento de novos trabalhos científicos dos discentes e pesquisadores dos programas de pós-graduação PPGCEM, PPGBBIO, PPGB, PPGCTA e PPGCTA em parceria com as instituições canadenses, impactando positivamente a produção cientifica e tecnológica da nossa instituição, permitindo, assim, a transferência de conhecimento para a cadeia produtiva do pais.