Observatório Global de Patologias Sociais apresenta seminário

No dia 11/03/2019 foi realizado, no auditório do CEHUS, um seminário de trabalho do Observatório Global de Patologias Sociais, projeto de cooperação internacional vinculado ao PrInt/UFPel. Neste seminário foram discutidas algumas das temáticas que serão trabalhadas no observatório, além de propostas para a metodologia a ser adotada para a condução do projeto. A próxima reunião será no dia 25/03/2019, às 9 horas, também no CEHUS.

Lançado Edital para Professor Visitante no Exterior

Na data de hoje foi lançado o edital para Professor Visitante no Exterior, Júnior e Sênior,  no âmbito do Projeto CAPES PrInt/UFPel. A modalidade de bolsa Professor Visitante tem, por finalidade, a realização de visitas e orientações, docência em cursos e aulas, bem como o desenvolvimento de atividades de pesquisa, em Instituição de Ensino Superior estrangeira e em institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento no exterior, sendo destinada a professores ou pesquisadores com vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior e institutos e centros de pesquisa do Brasil e cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora. Confira aqui.

Lançado edital para Professor Visitante no Brasil

Na data de hoje foi lançado o edital para Professor Visitante no Brasil no âmbito do Projeto CAPES PrInt/UFPel. As bolsas deste edital objetivam a atração de professores com experiência acadêmica e científica reconhecida e comprovada, atuantes e residentes no exterior para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais e terão a duração de 1 (um) a 3 (três) meses, ao longo da duração do Projeto Institucional de Internacionalização. Confira aqui .

Reunião de Coordenadores para implementação do Projeto CAPES PrInt/UFPel

Na última sexta-feira, dia 15/02/2019, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Professor Flavio Demarco, coordenou reunião com os Coordenadores de Projetos de Cooperação e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação para esclarecimentos sobre a implementação de recursos do Projeto CAPES PrInt/UFPel. Informações sobre os pontos discutidos podem ser acessadas aqui. Após, o Comitê Gestor do Projeto discutiu os detalhes do Edital de bolsas para Professor Visitante no Brasil que será lançado ainda esta semana.

Lançados os editais 09/2019 e 10/2019

No dia 11/02/2019, conforme previsto pelo Comitê Gestor do Projeto CAPES PrInt/Ufpel, foram lançados dois dos editais previstos para este ano no âmbito do Projeto: Bolsas de doutorado sanduíche no exterior e Bolsas para Jovem talento com experiência no exterior e Pós-doutorado com experiência no exterior. O primeiro é destinado aos discentes regularmente matriculados em cursos de doutorado participantes do PrInt/UFPel, que comprovem destacado potencial acadêmico e plano de trabalho justificando o aprimoramento de sua tese através do estágio no exterior. Já as bolsas para Jovem talento com experiência no exterior e Pós-doutorado objetivam atrair pesquisadores e docentes com relevante experiência acadêmico-científica no exterior. Os editais podem ser acessados aqui .

Previsão de lançamento para os editais 2019

Na última sexta-feira, dia 1° de fevereiro, o Comitê Gestor do Projeto CAPES PrInt/UFPel reuniu-se em sua sede, situada à Rua Lobo da Costa, 447, para discutir detalhes para o  lançamento dos editais para 2019 no âmbito do Projeto. Estavam presentes os Professores Odir Antonio Dellagostin, Flavio Fernando Demarco e Antonio Costa de Oliveira. A data de lançamento dos editais está prevista para 11/02/2019.

                                                

[ENCERRADAS] Abertas inscrições para TOEFL demanda PrInt (2ª Edição)

Estão abertas novamente as inscrições para realização do TOEFL demanda PrInt.

As datas disponíveis são as seguintes:

27/11, terça-feira, às 9h, sala 305, 25 vagas
30/11, sexta-feira, 14h, sala 306, 20 vagas
01/12, sábado, 9h, sala 203, 25 vagas 
As inscrições poderão ser feitas até dia 16/11, ou até encerrarem-se as vagas disponíveis.

FAQ CAPES Print

A CAPES disponibilizou na data de ontem (05/11/2018) um FAQ com perguntas frequentes. No link podem ser encontradas respostas referentes a cadastro, itens financiáveis, implementação, coordenação, dentre outras informações pertinentes ao projeto.

Acesse aqui: http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print/8819-programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print

Selecionados os coordenadores dos Projetos de Cooperação Internacional

No dia 31 de outubro foi enviada à CAPES a lista dos coordenadores dos Projetos de Cooperação Internacional no âmbito do Projeto CAPES-PrInt.

A lista dos indicados encontra-se abaixo.

Tema: Alimentos saudáveis em territórios sustentáveis

  • Alimentação, cultura e identidade: Juliane Conceição Primon Serres
  • Comida, ética e reciprocidade: Roberto Trentin
  • Cultivo de alimentos em substratos edificados: Eduardo Grala da Cunha
  • Utilização de coprodutos da agropecuária na alimentação de ruminantes: Cassio Cassal Brauner

Tema: Saúde Sociedade: um olhar sobre a equidade ao longo do ciclo vital

  • Criação do Núcleo de inovação em ciência e tecnologia aplicadas à produção de imunobiológicos: Vinicius Farias Campos
  • Criação do Núcleo Temático de Inovação em Nanomedicina(NanoMed): Neftali Lenin Villarreal Carreño
  • Moléculas bioativas contendo selênio – Síntese, caracterização e aplicações: Eder João Lenardão
  • Núcleo de Estudos sobre Cidades Saudáveis, Envelhecimento e Cidadania: Adriane Araújo Portella
  • Observatório Global de Atividade Física: Marlos Rodrigues Domingues
  • Observatório Global de Patologias Sociais: Maximiliano Sergio Cenci