domingo, 3 de março
Shadow

Observatório Global de Patologias Sociais realiza seminário virtual

O seminário virtual de Patologias Sociais, a cargo do Observatório Global de Patologias Sociais, semestre 2023/2, conta com 34 estudantes de pós-graduação regularmente matriculados. São estudantes de pós-graduação das Universidades Federal de Pelotas, Católica de Temuco (Chile), Federal de Florianópolis e de Cuiabá e Estadual de Londrina. Há também duas doutorandas da Universidade Católica de Temuco (UCT, do Chile). Como nos semestres anteriores, o curso ocorre através da plataforma WebConf da UFPel, às quintas-feiras, com início às 16 horas.

O foco central da temática deste semestre está dividido em duas partes. Por um lado, as metodologias de coleta e análise de dados e, por outro, questões relacionadas a aspectos psicosociais das patologias. Nesse último caso, o autor principal é Erich Fromm e o tema de discussão é violência. 

Há diversos professores envolvidos. Da UFPel, estão atuando os professores Otávio D’Ávida, Eduardo Dickie e Noéli Boscato (PPG em Odontologia), além das professoras Patricia Weiduschadt, Siglia Hohrer Camargo e Richele Timm dos Passos (PPG em Educação). De outras instituições, participam os professores Ricardo Salas Astrain (UCT), Delamar Volpato Dutra (UFSC), Charles Feldhaus (UEL), Maria Aparecida Rezende (UFMT) e Dilnéia Rochana do Couto (UEAP, Amapá). Nesta edição, haverá convidados especiais de outras IES, como os professores Handerson Joseph (UFRGS), Domingo García-Marzá (UJI, Espanha), Maximiliano Censi (Radboud University Medical Center – Nederland) e especialista em estudos sobre violênciaa na América Latina, Dra. Francisca Salas (AgroParisTech).

As gravações das aulas permanecem na sala do Observatório ligada à WebConf da UFPel: https://webconf.ufpel.edu.br/b/jov-qp3-2jz. Além de servir como base de dados, diversas dessas gravações são utilizadas para outros trabalhos. Por isso, elas são disponibilizadas como livre acesso.

   (Fotos cedidas pelo Observatório)