domingo, 3 de março
Shadow

Professor Ricardo Salas da UC de Temuco visita UFPel

Como professor visitante, financiando pelo projeto Capes/Print, o professor Ricardo Salas, da Universidade Católica de Temuco participou de reunião com a equipe do Print UFPel. Durante o encontro, foi tratado da renovação do convênio entre as duas instituições. Desta vez, uma das características do novo convênio trata de ações específicas entre os programas de pós-graduação em Educação (UFPel) com o doutorado de filosofia intercultural da UC de Temuco.

O professor Ricardo Salas destaca o longo tempo de relações entre as duas universidades, ao mesmo tempo, ele salienta a necessidade de especificar as ações, uma vez que os convênios-marco, às vezes, se perdem no seio da complexidade das Universidades. Para ele, cada vez mais, os convênios necessitam de ações que envolvam diretamente programas, pesquisadores e estudantes, de forma a facilitar os intercâmbios, seja na área da pesquisa, das publicações e na qualificação da formação humana transversal.

Durante o encontro, a professora Renata Bielemann, coordenadora do Print UFPel, disse que o processo de internacionalização implica em uma “desacomodação”, pois exige não apenas deslocamentos eventuais, mas um processo de interação continuada, com ações que contemplam pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Para a professora Renata, o Print da UFPel favoreceu significativamente para esse processo, trazendo significativas contribuições para a UFPel.

O convênio entre as duas Universidades deverá auxiliar na cooperação entre os cursos de pós-graduação ligados ao Observatório Global de Patologias Sociais (Educação e Odontologia) e o curso de doutorado em Filosofia Intercultural da UC de Temuco. Os vínculos e as ações visam facilitar o fomento à pesquisa, com seminários virtuais e presenciais, visitas e intercâmbios, bem como na participação de co-orientações e bancas de pós-graduação.

(Foto divulgação UFPel International)