Início do conteúdo
Convênios/parcerias

Cabe destacar que o corpo docente permanente do PPGB tem parcerias com instituições de destaque internacional nos Estados Unidos, Canadá e Europa e centros internacionais emergentes, parceria Sul-Sul com países da América Latina. A relação se dá entre grupos de pesquisa, podendo ser observada em publicações em colaboração internacional em revistas de alto impacto na área de biotecnologia; no intercâmbio para doutorado sanduíche em centros de excelência; a presença de pesquisares renomados em cursos e palestras junto ao PPGB de centros de excelência.

Entre elas, o PPGB vêm ministrando há vários anos o Curso de Vacinologia Reversa para alunos de pós-graduação estrangeiros, um projeto do CBAB (Centro Argentino Brasileiro de Biotecnologia), onde participam alunos argentinos, uruguaios, colombianos, chilenos, entre outros sul americanos.


  • Prof. Ph.D. Alan Jonh Alexander McBride

O pesquisador tem um projeto financiado pela Royal Society, em parceria com o Prof. Johnjoe McFadden. O projeto intitulado “Identificação antígenos candidatos para vacina e diagnóstico com base na vacinologia reversa e estrutural e na imunoproteoma de Leptospira spp”

Parceria com University of Connecticut, Health Center – Dra. Melissa Caimano

Parceria com a Empresa Ourofino Saúde Animal nos projetos “Vacina recombinante contra leptospirose: complexo de poliproteínas imunogênicas” e “Avaliação da proteção induzida por bacterinas compostas por sorovares virulentos contra a leptospirose”. Atualizado em 27/12/2023

  • Prof. Ph.D. Antonio Costa de Oliveira

Itália – Universidade de Milão – Lucia Colombo e Martin Kater, EVOCODE

Espanha – Universidade de Valência – Cristina Ferrandiz e Pac Madueno, EVOCODE

Mexico – CINVESTAV – Stefan de Folter, EVOCODE, CNPq – Regulação do desenvolvimento floral

Itália – Universidade de Bolonha, Roberto Tuberosa, Genética de Milho para tolerância a frio e seca

França – Universidade de Perpignan, Olivier Panaud, CAPES/COFECUB, diversidade de arroz

Inglaterra – Universidade de Nottingham, Ian King, INTRONWHEAT, CNPQ/BBSRC

EUA – University of Arizona, Rod WIng, IOMAP

EUA – University of Georgia, Scott Jackson, Monsanto/Beachell Fellow Program

Philippines – IRRI- International Rice Research Institute – Genotipagem de arroz

México – CIMMYT – Centro Internacional de Mejoramiento de Maiz y Trigo – Genotipagem de trigo

Reino Unido- John Innes Center, Paul Nicholson – FAPERGS; Universidade de Nottingham, Ian King, INTRONWHEAT, CNPQ/BBSRC; Aberswyth University – Tim Langdon, Melhoramento de aveia


  • Prof. Dr. Carlos Castilho de Barros

Alemanha – Instituto Max Delbrück, Center of Molecular Medicine, Berlim. O docente mantém colaboração com os pesquisadores PhD Michael Bader e PhD Fatimunnisa Qadri.


  • Prof. PhD. Cesar Valmor Rombaldi

França – Parceria com Angers, INRA-France, com financiamento de projeto Capes-Cofecub 131/2014 e em Toulouse, no Ensat, com financiamento do projeto Capes-Cofecub 31/2015.

Argentina – Projeto de pesquisa com a Intech.


  • Prof. Dr. Claudio Martin Pereira de Pereira

Participação em projeto de financiamento com CNPq, MCT e MMA o qual prevê a ida anual de estudantes dos programas de Bioquímica e Biotecnologia da UFPel à Península Antártica. Projeto “Biodiversidade, distribuição e histórico de vida de macroalgas e fungos algícolas associados ao monitoramento de indicadores abióticos, bioquímicos e microbiológicos na Península Antártica e arquipélagos adjacentes”.

Aprovou um projeto através do Programa Geral de Cooperação Internacional PGCI, edital nº026/2008, recebendo recursos de R$ 67.000,00 (resultado do edital divulgado em 2016). O projeto intitulado “Caracterização e Avaliação do Potencial Antitumoral de Lipídeos de Macroalgas dos Filos Chlorophyta, Rhodophyta e Phaeophyta Originárias da Região Sub-Antártica do Chile”, para avaliação de algas com potencial biológico e biotecnológico na região da Sub-Antártica do Chile possibilitou o estabelecimento de uma cooperação com pesquisadores Chilenos, o que tem sido bastante positivo sob o aspecto da internacionalização do PPGB. Os professores Tiago Collares e Fabiana Seixas são colaboradores deste projeto.


  • Prof. Dr. Diego da Silva Alves

Itália – Chimica e Tecnologia del Farmaco, Università degli Studi di Perugia, Perugia – Prof Claudio Santi

Austrália –  Seleno Therapeutics   – Prof. Carl Schiesser

Espanha, Cordoba – Rafael Luque, Nanoscale chemistry


  • Prof.ª Dr.ª Fabiana Kömmling Seixas

EUA – University of Illinois – PhD Lawrence Schook e Kyle Schachtschneider no  Projeto “Onco-Pig: desenvolvimento de um novo modelo mimético ao estudo do câncer”


  • Prof. Ph.D. Fábio Pereira Leivas Leite

Dr. Ezio Ricca, UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI NAPOLI FEDERICO II, Dipartimento di Biologia Strutturale e Funzionale, Head of the Department of Biology, Itália Nápolis, Bacilli and on the use of spores of Bacillus to display heterologous antigens.

Dr. David Bartley , Instituto de Pesquisa Moredun (Escócia),  Desenvolvimento de insumos imunobiológicos para o controle do Haemonchus contortus em ovinos 

Dr. Matthew L. Bochman – Universidade de Indiana, Bloominghton, IN, USA, Caracterização de leveduras selvagens com potencial para indústria cervejeira e de probióticos

Yeastech Fabricação de Levedura de Cerveja LTDA, Caracterização de leveduras selvagens com potencial para indústria cervejeira e de probióticos


  • Prof. Dr. Fabricio Rochedo Conceição

Alemanha – Institute of Biochemistry and Biotechnology, Department of Biotechnology, Technische Universitat Braunschweig – PhD Michael Hust. Produção, caracterização e aplicação de anticorpos monoclonais recombinantes desenvolvidos por Phage Display. Período 2015-atual.


  • Prof.ª Dr.ª Lucielli Savegnago

EUA, Philadelphia – Domenico Pratico-Lewis Katz School of Medicine (Temple University)

EUA, Texas – Robert Dantzer- The University of Texas MD Anderson Cancer Center

Dinamarca, Copenhagen- Michael Jonathan Davies-Department of Biomedical Sciences

Itália – Prof Claudio Santi. Chimica e Tecnologia del Farmaco, Università degli Studi di Perugia, Perugia 

Austrália – Prof. Carl Schiesser. School of Chemistry, The University of Melbourne, Victoria 


  • Prof. Dr. Marcio Nunes Corrêa

EUA -University of Illinois – Prof. Dr. Felipe Cardoso, Department of Animal Science

EUA -Urbana Champaign – IL, Estados Unidos da América

EUA –University of Wyoming, Laramie, WY, Prof. Dr. Bret Hess , Agricultural Experiment Station

EUA – Cornell University – Prof. Dr. Walter Ronald Butler, Department of Animal Science

COLÔMBIA – UNIVERSIDAD DE LA SALLE, BOGOTÁ, COLÔMBIA. Profa. Dra. Carolina Bespalhok Jacometo


  • Prof. Ph.D. Odir Antônio Dellagostin

1. Parceria com o LABORATÓRIO BIOVET LTDA no projeto: “Caracterização de sorovares vacinais de Leptospira spp. e teste de potência de bacterinas para o controle da leptospirose canina”

2. Parceria com a Empresa Ourofino Saúde Animal nos projetos “Vacina recombinante contra leptospirose: complexo de poliproteínas imunogênicas” e “Avaliação da proteção induzida por bacterinas compostas por sorovares virulentos contra a leptospirose”.
Atualizado em 27/12/2023

  • Prof.ª Dr.ª Sibele Borsuk

Argentina – Universidad Del Litoral – PhD Iván Sergio Marcipar Sedlacek. Desenvolvimento de um protótipo de vacina baseada em epítopos e formulado em BCG recombinante permitindo o controle profilático de infecção pelo Trypanosoma cruzi


  • Prof.ª Dr.ª Thaís Larré OLiveira Bohn

1. Parceria com o LABORATÓRIO BIOVET LTDA no projeto: “Caracterização de sorovares vacinais de Leptospira spp. e teste de potência de bacterinas para o controle da leptospirose canina”

2. Parceria com a Empresa Ourofino Saúde Animal nos projetos “Vacina recombinante contra leptospirose: complexo de poliproteínas imunogênicas” e “Avaliação da proteção induzida por bacterinas compostas por sorovares virulentos contra a leptospirose”.
Atualizado em 27/12/2023

  • Prof. Dr. Tiago Veiras Collares

EUA – University of Illinois at Chicago – PhD Lawrence Schook e Kyle Schachtschneider no  Projeto “Onco-Pig: desenvolvimento de um novo modelo mimético ao estudo do câncer”


  • Prof. Dr. Vinicius Farias Campos

Coordenador do Projeto de Internacionalização CAPES-Print: Criação do Núcleo de inovação em ciência e tecnologia aplicadas à produção de imunobiológicos (88887.310359/2018-00) 

Coordenador (RID) do Programa de Doutorado Acadêmico para a Inovação (DAI-CNPq): projeto de cooperação entre universidade e empresa

EUA – University of California San Francisco – Dra. Su Guo – Geração de zebrafish transgênicos por CRISPR/Cas

Uruguai – Institut Pasteur de Montevideo – Dr. Gonzalo Greif e Dr. Carlos Robello – Geração de linhagens de tilápias tolerantes ao frio

Argentina – USAM/CONICET – Dr. Gustavo Somoza – Genômica de Espécies Aquáticas