O Projeto Unificado com ênfase em ensino “Talk Science: divulgação da ciência e da Biotecnologia” do curso de Biotecnologia/CDTec da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pela Professora Priscila Marques Moura de Leon, torna público que realizará Processo Seletivo para alunos colaboradores.
Período de inscrição: 23/06/2020 à 28/06/2020, até às 23:59 horas do dia 28/06
O Curso de Biotecnologia informa que estão abertas inscrições para seleção de Bolsista de Monitoria para atuar nas atividades remotas da disciplina de Legislação em Biotecnologia, durante o calendário alternativo da UFPel.
Conforme estipulado em calendário acadêmico Alternativo, a matrícula especial ocorrerá no dia 22 de junho de 2020.
As solicitações serão recebidas exclusivamente por e-mail (graduacaobiotecnologia@gmail.com) e deverão ser enviadas no dia 22/06, das 08h às 18h.
As matrículas especiais serão realizadas por ordem de recebimento, mediante disponibilidade de vagas e respeitando os pré-requisitos exigidos pelo curso (conforme Regulamento de Ensino de Graduação).
A disponibilidade de vaga pode ser consultada em: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/5700
No e-mail deverá constar as seguintes informações:
Nome completo;
Número de matrícula;
Nome e código da disciplina de interesse.
OBS.: De acordo com o Memorando-Circular nº24/2020 da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, no semestre alternativo está dispensada a necessidade do aluno solicitar autorização do Colegiado de origem para realização da matrícula especial em outro curso.
Conforme estipulado em Calendário Acadêmico Alternativo, a correção de matrícula será realizada no período de 16 a 19 de junho de 2020, sendo realizadas exclusivamente por e-mail.
As solicitações deverão ser enviadas para o e-mail do colegiado: graduacaobiotecnologia@gmail.com
No e-mail deverá constar as seguintes informações:
Nome completo;
Número de matrícula;
Nome completo da(s) disciplina(s) solicitada(s);
Tipo de correção que deve ser feita (inclusão ou exclusão).
Foram incluídas as datas para quebra de pré-requisitos no Calendário Acadêmico Alternativo da UFPel, conforme a Portaria nº 1007, de 05 de junho de 2020.
19/06 – Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo) nos colegiados;
25/06 – Data limite para colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo);
30/06 – Data limite para os discentes protocolarem, nos colegiados de curso, recurso ao COCEPE referente a negativa de quebra de pré-requisito para 2020 /1 (Alternativo).
Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.
O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (disponível aqui) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com
A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.
Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.
Os cursos de Graduação e Pós-graduação em Biotecnologia da UFPel tem o prazer de convidá-lo(a) para o VIII Simpósio de Biotecnologia e IV Mostra Acadêmica.
O evento será realizado entre os dias 21 e 26 de setembro de 2020. O simpósio contará com palestras, minicursos e mostra acadêmica. Sendo gratuito, de caráter científico e multidisciplinar. Devido às circunstâncias da pandemia da COVID -19, o evento será realizado no formato online e terá como temática a “Saúde Única”, ou seja, a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, ressaltando o papel da biotecnologia neste contexto.
A Coordenação informa que segundo instruções enviadas pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel, no Memorando-Circular nº 7/2020/PRE que trata da substituição de aulas presenciais em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID 19 (Portaria nº 343, de 17 de março de 2020/MEC), o colegiado do curso de Biotecnologia decidiu por manter as aulas na modalidade de ensino à distância (EAD) apenas para as disciplinas que haviam previsto no seu plano de ensino tais atividades, ou ainda, nas disciplinas que os professores tenham capacitação em ensino à distância. Neste último caso, o professor vai entrar em conato com a turma para reformulação do Plano de Ensino da disciplina e inserção de conteúdo EAD.
As demais turmas de disciplinas poderão receber atividades extras e complementares aos conteúdos que serão abordados em sala de aula. Porém estes conteúdos não serão substitutivos as aulas teóricas e práticas. O calendário acadêmico será reformulado assim que as atividades acadêmicas voltarem à normalidade e os planos de ensino das disciplinas 2020/1 da Graduação em Biotecnologia serão adaptados ao novo calendário.
Conforme estipulado em calendário acadêmico, o período de solicitação de aproveitamento de disciplinas aos colegiados ocorrerá de 16 a 20 de março de 2020.
A solicitação deverá ser feita exclusivamente por e-mail, através do envio em PDF dos seguintes documentos:
– Requerimento para solicitação de aproveitamento de disciplinas (disponível no site do curso – guia Formulários);
– Cópia do histórico escolar;
– Conteúdo programático das disciplinas cursadas que contemplem seu pedido (obter ementas no site dos cursos).
E-mail para envio: graduacaobiotecnologia@gmail.com
Nesta sexta-feira 13 de março, os diretores de unidades acadêmicas da UFPel foram chamados pelo Gabinete do Reitor para tratar da Pandemia relacionada ao COVID-19.
O reitor em exercício, professor Luis Isaias do Amaral, esclareceu a todos a medida preventiva de suspensão de todas atividades acadêmicas na UFPel pelas próximas 3 semanas. Explanou sobre a criação da Comissão de Gerenciamento de Crise solicitando a participação da comunidade especializada em colaborar.
A direção do CDTec participará da comissão a fim de somar esforços para auxiliar em medidas preventivas e de compreensão da evolução epidemiológica local. Os pesquisadores do CDTec na área de saúde podem entrar em contato com a direção do CDTec para voluntariar-se.
Em relação as atividades administrativas do CDTec (Secretarias de Colegiados de Graduação e Pós-graduação, Chefia do Núcleo Administrativo e Direção)
Considerando a Portaria 584, de 13 de março de 2020, que permite a realização de atividades administrativas de modo remoto, em função da pandemia de CORONAVÍRUS:
Todas as atividades dos Servidores Técnico-Administrativos e Coordenadores, até determinação contrária, poderão ser realizadas de forma remota (SEI, Cobalto etc), a menos que o Servidor opte por continuar suas atividades presencialmente, ou se não tiver a possibilidade de exercê-las remotamente, ou, ainda, se não tiver interesse de fazê-lo: a escolha deve ser comunicada imediatamente à Direção do CDTec pelo e-mail cdtec@ufpel.edu.br
A Portaria leva em consideração a prevenção a ser tomada em relação à circulação e aglomeração de pessoas, estando vinculada diretamente ao período estabelecido de suspensão das atividades acadêmicas na UFPel por três semanas, a partir de 16/03/2020.
Em relação as atividades acadêmicas que NÃO envolvam aglomeração de pessoas
1) Bancas de defesa / qualificação
As bancas programadas podem ser mantidas.
Deve-se evitar situações de aglomeração. Em função disso, recomenda-se que participem da defesa candidato, orientador e banca.
Em caso de membros externos que viriam de cidades distantes, sua participação pode ocorrer por videoconferência ou parecer.
As salas devem ser mantidas com janelas abertas para promover ventilação.
2) Disciplinas ministradas à distância
As atividades presenciais estão suspensas. Contudo, as atividades à distância estão mantidas, desde que previstas em planos de ensinos e previamente acordados com as turmas.
3) Edital de bolsas da PRE
Na próxima segunda-feira deve ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou não dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade.
4) Em relação ao funcionamento dos prédios
Os prédios permanecerão abertos nos horários em que há portaria.
Durante finais de semana e feriados, mantem-se a necessidade de solicitação de acesso autorizadas pela Direção do CDTEc.
5) Em relação as atividades de Pesquisa e Pós-graduação
As atividades que não envolverem aglomeração de pessoas estão mantidas até que a Comissão entenda haver necessidade de suspendê-las. Assim, recomendamos fortemente prudência a fim de utilizar os espaços de laboratórios em situações especiais de manutenção e conclusão de experimentos.
Os coordenadores dos programas de pós-graduação do CDTec devem monitorar as atividades de pesquisa compartilhando com a direção o andamento das atividades.
Os orientadores são responsáveis pelas pesquisas em andamento junto aos laboratórios de pesquisa do CDTec, devendo garantir a comunicação com as pessoas diretamente envolvidas.
Qualquer anormalidade de conduta deve ser automaticamente comunicada a direção do CDTec.
6) Em relação as reuniões de Colegiado e Conselho
As reuniões devem ser feitas remotamente utilizando plataformas online de videoconferência. As atas e documentos devem ser assinados pelos membros via bloco de assinatura via SEI.