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    Notícias
  • Edital de Seleção de Colaboradores para o projeto “Talk Science: divulgação da ciência e da Biotecnologia”

    O Projeto Unificado com ênfase em ensino “Talk Science: divulgação da ciência e da Biotecnologia” do curso de Biotecnologia/CDTec da Universidade Federal de Pelotas, coordenado pela Professora Priscila Marques Moura de Leon, torna público que realizará Processo Seletivo para alunos colaboradores.

    • Período de inscrição: 23/06/2020 à 28/06/2020, até às 23:59 horas do dia 28/06
    • Inscrições: Formulário

    Para mais informações, acesse o edital AQUI!

  • MATRÍCULA ESPECIAL – CALENDÁRIO ALTERNATIVO 2020/1

    Conforme estipulado em calendário acadêmico Alternativo, a matrícula especial ocorrerá no dia 22 de junho de 2020.

    As solicitações serão recebidas exclusivamente por e-mail (graduacaobiotecnologia@gmail.com) e deverão ser enviadas no dia 22/06, das 08h às 18h.

    As matrículas especiais serão realizadas por ordem de recebimento, mediante disponibilidade de vagas e respeitando os pré-requisitos exigidos pelo curso (conforme Regulamento de Ensino de Graduação).
    A disponibilidade de vaga pode ser consultada em: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/5700

    No e-mail deverá constar as seguintes informações:

    • Nome completo;
    • Número de matrícula;
    • Nome e código da disciplina de interesse.


    OBS.: De acordo com o Memorando-Circular nº24/2020 da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, no semestre alternativo está dispensada a necessidade do aluno solicitar autorização do Colegiado de origem para realização da matrícula especial em outro curso.

  • CORREÇÃO DE MATRÍCULA – CALENDÁRIO ALTERNATIVO 2020/1

    Prezados(as) alunos(as)!

    Conforme estipulado em Calendário Acadêmico Alternativo, a correção de matrícula será realizada no período de 16 a 19 de junho de 2020, sendo realizadas exclusivamente por e-mail.

    As solicitações deverão ser enviadas para o e-mail do colegiado: graduacaobiotecnologia@gmail.com

    No e-mail deverá constar as seguintes informações:

    • Nome completo;
    • Número de matrícula;
    • Nome completo da(s) disciplina(s) solicitada(s);
    • Tipo de correção que deve ser feita (inclusão ou exclusão).
  • Datas para quebra de pré-requisitos – Calendário Alternativo 2020/1

    ATENÇÃO!

    Foram incluídas as datas para quebra de pré-requisitos no Calendário Acadêmico Alternativo da UFPel, conforme a Portaria nº 1007, de 05 de junho de 2020.

     

    • 19/06 – Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo) nos colegiados;
    • 25/06 – Data limite para colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo);
    • 30/06 – Data limite para os discentes protocolarem, nos colegiados de curso, recurso ao COCEPE referente a negativa de quebra de pré-requisito para 2020 /1 (Alternativo).

     

    Os formulários para os pedidos de quebra de pré-requisito estão disponíveis na página do curso de Biotecnologia: https://wp.ufpel.edu.br/gbiotec/formularios/

    Para mais informações acessar o site da Coordenação de Registros Acadêmicos: https://wp.ufpel.edu.br/cra/quebra-de-pre-requisito-2/

  • Reversão do trancamento geral de matrícula – calendário alternativo 2020/1

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (disponível aqui) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

    Estas orientações junto com o formulário estão disponíveis na página da CRA (https://wp.ufpel.edu.br/cra/).

  • VIII Simpósio de Biotecnologia e IV Mostra Acadêmica

    Os cursos de Graduação e Pós-graduação em Biotecnologia da UFPel tem o prazer de convidá-lo(a) para o VIII Simpósio de Biotecnologia e IV Mostra Acadêmica.

    O evento será realizado entre os dias 21 e 26 de setembro de 2020. O simpósio contará com palestras, minicursos e mostra acadêmica. Sendo gratuito, de caráter científico e multidisciplinar. Devido às circunstâncias da pandemia da COVID -19, o evento será realizado no formato online e terá como temática a “Saúde Única”, ou seja, a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, ressaltando o papel da biotecnologia neste contexto.

    Para maiores informações acesse o site: http://simposiobiotec.com

    E fique ligado nas nossas redes sociais:

    (mais…)

  • Orientação sobre aulas à distância no período de suspensão das atividades acadêmicas

    Prezados alunos do Curso de Biotecnologia!

    A Coordenação informa que segundo instruções enviadas pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE) da UFPel, no Memorando-Circular nº 7/2020/PRE que trata da substituição de aulas presenciais em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID 19 (Portaria nº 343, de 17 de março de 2020/MEC), o colegiado do curso de Biotecnologia decidiu por manter as aulas na modalidade de ensino à distância (EAD) apenas para as disciplinas que haviam previsto no seu plano de ensino tais atividades, ou ainda, nas disciplinas que os professores tenham capacitação em ensino à distância. Neste último caso, o professor vai entrar em conato com a turma para reformulação do Plano de Ensino da disciplina e inserção de conteúdo EAD.

    As demais turmas de disciplinas poderão receber atividades extras e complementares aos conteúdos que serão abordados em sala de aula. Porém estes conteúdos não serão substitutivos as aulas teóricas e práticas. O calendário acadêmico será reformulado assim que as atividades acadêmicas voltarem à normalidade e os planos de ensino das disciplinas 2020/1 da Graduação em Biotecnologia serão adaptados ao novo calendário.

  • APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS 2020/1

    Prezados alunos!

    Conforme estipulado em calendário acadêmico, o período de solicitação de aproveitamento de disciplinas aos colegiados ocorrerá de 16 a 20 de março de 2020.

    A solicitação deverá ser feita exclusivamente por e-mail, através do envio em PDF  dos seguintes documentos:

    – Requerimento para solicitação de aproveitamento de disciplinas (disponível no site do curso – guia Formulários);

    – Cópia do histórico escolar;

    – Conteúdo programático das disciplinas cursadas que contemplem seu pedido (obter ementas no site dos cursos).

    E-mail para envio: graduacaobiotecnologia@gmail.com

  • Nota da Direção do CDTec sobre a Suspensão das Atividades

    Prezada comunidade do CDTec!

    Nesta sexta-feira 13 de março, os diretores de unidades acadêmicas da UFPel foram chamados pelo Gabinete do Reitor para tratar da Pandemia relacionada ao COVID-19.

    O reitor em exercício, professor Luis Isaias do Amaral, esclareceu a todos a medida preventiva de suspensão de todas atividades acadêmicas na UFPel pelas próximas 3 semanas. Explanou sobre a criação da Comissão de Gerenciamento de Crise solicitando a participação da comunidade especializada em colaborar.

    A direção do CDTec participará da comissão a fim de somar esforços para auxiliar em medidas preventivas e de compreensão da evolução epidemiológica local. Os pesquisadores do CDTec na área de saúde podem entrar em contato com a direção do CDTec para voluntariar-se.

    Solicitamos que todos acessem as informações contidas no link http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/covid-19/

    INFORMES IMPORTANTES

    “Toda a comunidade deve evitar AGLOMERAÇÕES”

    Em relação as atividades administrativas do CDTec (Secretarias de Colegiados de Graduação e Pós-graduação, Chefia do Núcleo Administrativo e Direção)

    Considerando a Portaria 584, de 13 de março de 2020, que permite a realização de atividades administrativas de modo remoto, em função da pandemia de CORONAVÍRUS:

    • Todas as atividades dos Servidores Técnico-Administrativos e Coordenadores, até determinação contrária, poderão ser realizadas de forma remota (SEI, Cobalto etc), a menos que o Servidor opte por continuar suas atividades presencialmente, ou se não tiver a possibilidade de exercê-las remotamente, ou, ainda, se não tiver interesse de fazê-lo: a escolha deve ser comunicada imediatamente à Direção do CDTec pelo e-mail cdtec@ufpel.edu.br
    • A Portaria leva em consideração a prevenção a ser tomada em relação à circulação e aglomeração de pessoas, estando vinculada diretamente ao período estabelecido de suspensão das atividades acadêmicas na UFPel por três semanas, a partir de 16/03/2020.

    Maiores informações: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/13/nota-da-ufpel-sobre-as-atividades-administrativas/.

    Em relação as atividades acadêmicas que NÃO envolvam aglomeração de pessoas

    1) Bancas de defesa / qualificação

    • As bancas programadas podem ser mantidas.
    • Deve-se evitar situações de aglomeração. Em função disso, recomenda-se que participem da defesa candidato, orientador e banca.
    • Em caso de membros externos que viriam de cidades distantes, sua participação pode ocorrer por videoconferência ou parecer.
    • As salas devem ser mantidas com janelas abertas para promover ventilação.

    2) Disciplinas ministradas à distância

    • As atividades presenciais estão suspensas. Contudo, as atividades à distância estão mantidas, desde que previstas em planos de ensinos e previamente acordados com as turmas.

    3) Edital de bolsas da PRE

    • Na próxima segunda-feira deve ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou não dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade.

    4) Em relação ao funcionamento dos prédios

    • Os prédios permanecerão abertos nos horários em que há portaria.
    • Durante finais de semana e feriados, mantem-se a necessidade de solicitação de acesso autorizadas pela Direção do CDTEc.

    5) Em relação as atividades de Pesquisa e Pós-graduação

    • As atividades que não envolverem aglomeração de pessoas estão mantidas até que a Comissão entenda haver necessidade de suspendê-las. Assim, recomendamos fortemente prudência a fim de utilizar os espaços de laboratórios em situações especiais de manutenção e conclusão de experimentos.
    • Os coordenadores dos programas de pós-graduação do CDTec devem monitorar as atividades de pesquisa compartilhando com a direção o andamento das atividades.
    • Os orientadores são responsáveis pelas pesquisas em andamento junto aos laboratórios de pesquisa do CDTec, devendo garantir a comunicação com as pessoas diretamente envolvidas.
    • Qualquer anormalidade de conduta deve ser automaticamente comunicada a direção do CDTec.

    6) Em relação as reuniões de Colegiado e Conselho

    • As reuniões devem ser feitas remotamente utilizando plataformas online de videoconferência. As atas e documentos devem ser assinados pelos membros via bloco de assinatura via SEI.

    Dúvidas entrar em contato com a direção do CDTec.

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/cdtec/2020/03/14/nota-da-direcao-do-cdtec-sobre-a-suspensao-das-atividades/