Objetivo geral
O Curso de Licenciatura em Física da UFPel, em acordo com a Resolução CNE/CP Nº 02, a Política Institucional da UFPel para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física, prima para que o seu PPC tenha por objetivo compreender a docência como uma ação educativa e como um processo pedagógico intencional e metódico. Esta compreensão envolve conhecimentos específicos, interdisciplinares e pedagógicos, conceitos, princípios e objetivos da formação, que se desenvolvem na construção e apropriação dos valores éticos, linguísticos, estéticos e políticos do conhecimento inerentes à sólida formação científica e cultural do ensinar/aprender, à sociabilização e construção de conhecimentos e sua inovação, em diálogo constante entre diferentes visões de mundo.
De acordo com estas premissas, o Curso de Licenciatura em Física, especificamente, tem por objetivo geral formar professores de Física com conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes a um profissional capacitado para atuação na Educação Básica, com capacidade de transformação, através da ação pedagógica e de gestão escolar baseada no método científico e na análise crítica da realidade.
Objetivos Específicos
São objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Física:
- oferecer um sólido embasamento teórico da área da Física, envolvendo sua evolução histórica e suas aplicações;
- promover a capacitação pedagógica que permitirá aos licenciados assumir a condução do processo de ensino de forma adequada;
- desenvolver habilidades e competências inerentes à prática do Ensino de Física;
- desenvolver o comprometimento do Ensino de Física com o aprimoramento cultural que deve embasar o Ensino Fundamental e Médio;
- capacitar o licenciado de acordo com os conhecimentos produzidos na área de pesquisa em Ensino de Física, ou seja, os conhecimentos sobre novas abordagens, novas metodologias e novos conteúdos para o Ensino da Física;
- contextualizar o Curso de forma a manter o licenciado em contato com a realidade escolar, preparando-o para atuar na gestão dessa realidade;
- fornecer aos alunos a base para a formação de futuros pesquisadores e/ou professores universitários.