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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS_OLD

     O Curso de Licenciatura em Física da UFPel, seguindo as orientações emitidas pelo Parecer CNE/CES 1.304/2001, procura desenvolver, de acordo com a formação de Físico-Educador, competências e habilidades que visem qualificar o exercício do magistério de Ensino Médio de seus egressos. Diante desse cenário, enumeram-se a seguir as seguintes competências:

  • Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
  • Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
  • Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  • Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
  • Desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos.

     O desenvolvimento das competências acima enumeradas está associado à aquisição de determinadas habilidades, as quais, segundo o Parecer CNE/CES 1.304/2001, dividem-se em habilidades gerais e específicas. Ciente dessa realidade o Curso de Licenciatura em Física procura proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades:

 

Gerais:

  • Utilizar a Matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
  • Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
  • Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e complexa;
  • Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  • Utilizar os diversos recursos da Informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  • Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições ou em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  • Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  • Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

 

Específicas:

  • O planejamento e o desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
  • A elaboração ou adaptação de materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.