As etapas do Estágio Curricular Supervisionado são realizadas mediante a formalização de alguns documentos exigidos pelas redes de ensino da cidade de Pelotas.
Escolas Estaduais
Para as escolas estaduais, a 5a Coordenadoria Regional de Educação (5a CRE) exige os seguintes modelos de documentos para a realização de estágios de regência nas suas escolas:
- Carta de apresentação
- Termo de Compromisso
- Plano de Atividades (atualizado em 2024)
Esses documentos devem assinados pelas partes envolvidas, digitalizados e enviados para a escola onde o estágio será realizado. Cabe à escola solicitar à 5a CRE a emissão do fono, que garante ao estagiário o acesso à escola. Uma versão digitalizada de toda a documentação relacionada ao estágio deverá ser providenciada pelo discente e enviada à secretaria do Curso. Para o estágio de observação apenas a Carta de Apresentação é exigida pelas escolas.
Escola municipal (Colégio Municipal Pelotense)
Em atualização.
Escola federal (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)
Os documentos para a realização do estágio são basicamente os mesmos utilizados nas escolas estaduais, ou seja, carta de apresentação, Termo de Compromisso e Plano de Atividades. Entretanto, esses documentos são produzidos no SEI e assinados eletronicamente pelo estagiário, orientador e Coordenação do Curso. Em seguida, são enviados para o IFSul pela secretaria do Curso, para as assinaturas sejam coletadas.