Início do conteúdo
Mostra de Cursos

Olá futuros ingressantes do curso de Engenharia de Petróleo! Esta página foi criada com o intuito de facilitar o acesso a todas as informações que foram apresentadas na VI Mostra de Cursos da UFPel que ocorreu no dia 28 de setembro de 2022.

Conheça a Engenharia de Petróleo:

O curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas foi fundado em 2009, tem como objetivo formar profissionais para atuar nas diferentes atividades relacionadas com a indústria de exploração e produção de óleo e gás que competem a um Engenheiro de Petróleo, bem como atuar em programas de extensão, cursos de graduação e de pós-graduação em áreas de pesquisa.

O Engenheiro de Petróleo formado na UFPel pode atuar na elaboração de estudos, projetos e especificações na área de Exploração e Produção (E&P). Em sua atividade, podem desenvolver projetos nos diversos segmentos da cadeia produtiva, mais especificamente os relacionados à pesquisa de novas jazidas e à produção de óleo e gás. Esse profissional atua desde a realização dos estudos geológicos iniciais, passando pela perfuração de poços, e pelas operações de produção, transporte e processamento primário do óleo e do gás. Além das possibilidades anteriormente citadas, é capaz de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. O engenheiro deve sempre assegurar uma atuação ética, segura e responsável acerca dos impactos socioambientais.


Saiba Mais Sobre os Projetos de Extensão:

  • Projeto de Extensão A Profissão do Engenheiro de Petróleo

O Projeto de Extensão “A Profissão do Engenheiro de Petróleo” foi criado em agosto de 2021 sob a responsabilidade da professora Camile Urban. O projeto vem como mais uma ferramenta para colaborar no aumento do número de inscritos nos processos seletivos para ingressar na Universidade Federal de Pelotas, portanto o intuito deste projeto é divulgar o curso de Engenharia de Petróleo da UFPel para alunos do Ensino Médio e Fundamental visando atrair mais ingressantes para o curso. Nas redes sociais do Projeto você encontra informações acerca da vida profissional de um Engenheiro de Petróleo, convidamos todos os futuros ingressantes a acompanharem as redes sociais para saber mais!

Instagram: https://www.instagram.com/aprofissaoengpetroleo/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100085090623818

E-mail: aprofissaodoengdepetroleo@gmail.com

  • The Oil Times: O Jornal Eletrônico do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas.

O The Oil Times é uma plataforma de notícias formada pelos corpos discentes e docentes do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Pelotas. Com o maior intuito informativo sobre o universo petrolífero, este jornal eletrônico trará desde conhecimentos sobre a indústria, relatos de estágio, relatos de egressos, relatos de mestrado e doutorado, notícias sobre o mercado e novas tecnologias de exploração e produção até concursos e eventos, além de atualizações econômicas mundiais. Neste jornal você futuro ingressante encontra notícias e informações sobre a indústria de óleo e gás. Acompanhe o The Oil Times nas redes sociais e saiba sempre quando sair uma nova edição!

Leia o jornal em: https://wp.ufpel.edu.br/engenhariadepetroleo/newsletter/

Instagram: https://www.instagram.com/theoiltimes_/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/the-oil-times/


Saiba Mais Sobre as Entidades do Curso:

 

  • Diretório Acadêmico Karen Adami

O Diretório Acadêmico Karen Adami (DAKA) foi fundado em 15 de maio de 2009, sendo uma associação civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade representar e congregar todos os estudantes matriculados no curso de Engenharia de Petróleo da UFPel, protegendo seus direitos no âmbito estudantil.

Na atualidade, o DAKA realiza eventos sociais e acadêmicos que apresentam benefícios tanto aos alunos da UFPel, quanto aos residentes da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul. Esses eventos agregam experiências multidisciplinares aos integrantes da entidade, que aprendem questões relacionadas à liderança, organização, trabalho em equipe, criatividade, oratória, comunicação, escrita, empatia, solução de problemas, tomada de decisão e outras. O principal evento realizado pelo DAKA em parceria com a SPE UFPel é a Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo, intitulada Petro Sul – maior evento técnico-científico do Sul do país. Acompanhe o Diretório nas redes sociais e saiba mais sobre as atividades e próximos eventos!

Instagram: https://www.instagram.com/daka_ufpel/

Facebook: https://www.facebook.com/dakaufpel

 

  • Capítulo Estudantil SPE UFPel

O Capítulo Estudantil SPE da Universidade Federal de Pelotas foi fundado no dia 05 de julho de 2012, por alunos do curso Engenharia de Petróleo da UFPel. Em 2017, o Capítulo tornou-se uma Organização Social cadastrada com CNPJ, sem fins lucrativos e conta com o maior número de membros da Seção Macaé. Formado por alunos de graduação em engenharia de petróleo, o Capítulo tem por objetivo aproximar seus membros da indústria de óleo e gás, realizando o networking entre estudante e profissional, para que isso aconteça, o Capítulo Estudantil SPE UFPel se empenha em realizar eventos técnicos, palestras, workshops, minicursos, visitas técnicas e a Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo, intitulada Petro Sul – maior evento técnico-científico do Sul do país. Acompanhe o Capítulo nas redes sociais!

Site: https://speufpel.com/

Instagram: https://www.instagram.com/speufpel/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/spe-ufpel-student-chapter/

 

  • Núcleo WIN Brazil UFPel

O Núcleo WIN Brazil UFPel faz parte do Comitê Women In Energy Brazil, da SPE Seção Brazil, que tem como missão promover a diversidade e equidade de gênero na indústria de óleo e gás através da atração, retenção e engajamento de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Atuando diretamente na Universidade Federal de Pelotas. O WIN possui como missão incentivar, acolher e relacionar meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Nossa visão é promover a diversidade e a inclusão de mulheres no âmbito acadêmico. Nossos objetivos são fomentar a liderança feminina, atrair mulheres para as áreas de STEM, desenvolver programas que as capacitem e dar visibilidade aos seus trabalhos. Acompanhe o Núcleo nas redes sociais e saiba mais sobre as atividades e futuros eventos!

E-mail: nucleowinbrasilufpel@gmail.com

Instagram:  https://www.instagram.com/nucleowinbr.ufpel/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/n%C3%BAcleo-win-brazil-ufpel/

 

  • Associação Atlética Acadêmica das Engenharias UFPel (AAAE) – Centauro

A Atlética das Engenharias, mais conhecida como Centauro, tem como intuito promover a integração entre os alunos através do desenvolvimento de atividades esportivas. Além disso, a Atlética realiza e participa de campeonatos de diversas modalidades, eventos sociais e festas. Acompanhe a Centauro nas redes sociais e saiba mais sobre os próximos eventos!

Instagram: https://www.instagram.com/aaaecentauro/

 

  • GeoPPetro – Empresa Júnior

A Empresa Junior de Consultoria em Geoengenharias dos cursos de Engenharia de Petróleo e Geoprocessamento da Universidade Federal de Pelotas foi criada em 15 de Agosto de 2022. Acompanhe a Empresa na rede social e saiba mais sobre os próximos passos!

Instagram: https://www.instagram.com/geoppetrojr/

Translate »