Vai um copo de quentão para se aquecer?
Com um aroma doce e picante, a bebida é responsável por aquecer o corpo das pessoas nos dias mais frios do inverno.
Por Karina Vaz
O frio já chegou. Em Pelotas, ele já entrou na rotina dos pelotenses bem antes do inverno “oficialmente” começar. Com o objetivo de se aquecer, a maioria dos gaúchos acaba deixando de lado a cerveja e aderindo ao quentão nesta época do ano.
Com uma mistura de vinho, cachaça e açúcar – receita tradicional – a bebida é um dos elementos fundamentais das famosas festas juninas e sua origem parte daí. Pois, essas comemorações costumam ocorrer nos meses mais frios do ano e o quentão é grande responsável por aquecer o corpo dos foliões durante o festejo.
Em algumas regiões do país, como sudeste e nordeste, o quentão é feito com cachaça ao invés do vinho, devido às grandes produções de cana nessas regiões e maior dificuldade de acesso ao vinho. Contudo, a bebida também é considerada um ícone das quermesses juninas.
A bebida também pode ser feita sem usar o vinho e a cachaça. No lugar desses dois ingredientes, se costuma utilizar suco de uva, cravo e canela. Esse método é adotado, principalmente, quando o quentão é comercializado nas festas juninas das escolas.
Receita tradicional
Existem diversas receitas de quentão. No entanto, o que difere uma da outra são as especiarias. Algumas pessoas preferem acrescentar gengibre para causar um sabor mais picante na bebida. Já outros, acrescentam apenas as famosas especiarias como, cravo e canela para dar o toque final no quentão. Veja abaixo uma das receitas mais usadas no sul do Brasil.
– 1 litro de vinho
– 1 copo de cachaça
– 1 copo de açúcar
– 2 copos de água
– Cravo e canela a gosto
Como Fazer
O modo de preparo é muito simples. Coloque dentro de uma panela todos os ingredientes citados acima, espere ferver e está pronto. Caso a bebida fique um pouco forte, acrescente mais água e leve ao fogo novamente.