Um grande passo no transporte da universidade

Nova opção está sujeita à ajustes.

Por Camila Santos

A Universidade Federal de Pelotas começou o seu segundo semestre letivo de 2018 com a circulação da frota própria da Instituição para transporte dos estudantes ao Campus Capão do Leão. Um pedido antigo e de extrema necessidade para a comunidade estudantil, principalmente para quem se desloca diariamente para o Campus. Finalmente a universidade conseguiu dar esse grande passo em relação ao transporte, pois uma das maiores reclamações dos estudantes era ter que pagar um alto preço para andar em ônibus em péssimas condições e com lotação máxima, às vezes excedendo o limite.

A nova frota conta com 10 ônibus novos e atende 2/3 da demanda. É um apoio para a empresa que fazia a rota até o campus sozinha, na tentativa de diminuir as superlotações e possibilitar um transporte mais humano. A utilização do transporte fornecido pela empresa responsável pela concessão do trecho ainda deverá ser utilizado. Desse modo, o passe livre estudantil ainda continua através da PRAE, sendo necessário que o estudante mantenha o cadastro. Por ser algo novo, ainda existem algumas pendências, mas, como já foi informado, o Núcleo de Transporte da UFPel e a PRAE vão realizar avaliações durante o início dessa transição, para que possam realizar os ajustes necessários em termos de horários e quantidade de ônibus.

Para o estudante do curso de Meteorologia, Marcos Jean da Silva, 28, a gestão colocou 10 ônibus para fazer a linha do Campus, atendendo a uma pauta histórica do Movimento Estudantil. Ele entende que ainda não é o suficiente, pois a demanda é grande. Mas é inegável a melhora que tivemos. Ônibus com ar condicionado, poltronas reclináveis com cinto de segurança e até banheiro. E o detalhe mais importante: NINGUÉM VAI EM PÉ. Atrasos e eventuais falhas são totalmente compreensíveis. É normal de ocorrerem, ainda mais se tratando do fato de que os novos ônibus estão circulando há uma semana. Enquanto estudante do Campus Capão e ex-militante do movimento estudantil, ele não vê motivos para fazer qualquer tipo de reclamação. “Nós que estudamos no Campus Capão do Leão, sabemos da imensa dificuldade que era a superlotação, preços abusivos das passagens e o total descaso da Empresa Santa Silvana. Alunos sentados no painel dos para-brisas, nas escadas, escorados na catraca e literalmente empilhados. Nos horários de pico, ou a gente dava um jeito de caber no ônibus, ou ficava pra trás, sem contar a grosseria com que éramos tratados por alguns fiscais e motoristas”, completa o estudante.

Os pontos de partida e de parada dos novos ônibus em sua maioria são nos próprios campus da universidade, o que dificulta para alguns estudantes, principalmente pra quem é de fora de Pelotas e para quem mora fora da zona central da cidade, o que faz os estudantes não pegarem o ônibus de apoio. A estudante do curso de Química de Alimentos, Mariana Schafer, 20, relata que os ônibus são ótimos no geral, conforto sem comparação e é de graça, porém, as paradas que eles estão autorizados a fazer são muito limitadas, grande parte dos estudantes encontraram esse problema também, “por isso às vezes pego o Santa Silvana normal, pois ele para no IF que é onde eu desço, já os ônibus de apoio apenas na Leiga, isso complica para mim”.

Ao embarcar no ônibus, é necessário apresentação da carteirinha da UFPel, que o aluno pode fazer em qualquer uma das bibliotecas da universidade, ou atestado de matrícula acompanhado de documento oficial com foto, mudança que está sendo implementada também nos ônibus de apoio que circulam dentro da cidade. Os motoristas do transporte de apoio são bem atenciosos em relação à segurança, antes da partida lembram os estudantes de colocarem os cintos. Entretanto a questão da acessibilidade fica um pouco a desejar, principalmente com cadeirantes, pois a forma de “acessibilidade” dos novos ônibus não é das melhores, não têm um elevador próprio para fazer o embarque, o que já se vê em outros ônibus rodoviários.

As estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos, Natali Cruz e Daniele Barros, ambas de 19 anos, falaram um pouco sobre a diferença do transporte de apoio da UFPel e os ônibus da empresa que faz a linha para o campus, para elas a maior diferença é o conforto, mas não deixam de comentar sobre a segurança, a diminuição dos gastos com transporte “a gratuidade é essencial, ainda mais pra quem é bolsista, quem não tem condições e também pra quem vem de outras cidades”.

George Cardoso, 21, estudante do segundo semestre do curso de biotecnologia da UFPel, diz para ele não mudou muita coisa em relação a fila do ônibus e os horários. Segundo ele, os ônibus de apoio também atrasam, mas é evidente o conforto dos novos ônibus comparado ao da outra empresa e sem lotações. A gratuidade no transporte para o Campus foi uma grande conquista para os estudantes.

As rotas e horários da linha de apoio para o Capão do Leão  podem ser acessadas em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/08/21/rotas-e-horarios-da-linha-de-apoio-para-o-capao-do-leao/

O reitor da universidade, Pedro Curi Hallal, informou que estão cientes dos problemas desse inicio e estão trabalhando para resolvê-los. Assim, os alunos estão convidados a sempre que puderem levar sugestões para a PRAE.