Detalhes da natureza

Exposição Lâminas de Matheus Lanzetta recorta a poética das plantas

Por Lucian Brum

Matheus Lanzetta vai expor Lâminas até o dia 21 de setembro no Espaço de Arte Daniel Bellora. Na quinta-feira (16), o artista recebeu visitantes na galeria para abertura da mostra que contém 18 obras de técnica estêncil. Usando precisão do corte com estilete sobre papel, as imagens se originam na parte vazada do molde e, com aplicação de tinta, é possível imprimir o desenho sobre superfícies. Assim como Lanzetta fazia nas ruas quando iniciou, pintando.

Em conjunto com amigos grafiteiros, o artista aplicava seu estêncil sobre os muros da cidade. Foi em uma exposição coletiva organizada pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que expôs pela primeira vez, ao lado da pintura, o molde que tinha originado o trabalho. “As pessoas ficaram mais interessadas no molde do que na pintura”, disse o artista. E declarou que o processo de cortar o papel, era a parte que mais gostava, dessa forma, as Lâminas tornaram-se a sua expressão.

Os quadros expostos levam o expectador para “um tempo diferente de contemplação para detalhes que passam batidos no dia a dia” explicou. A maioria são imagens que revelam a textura do limbo de folhas. E para acentuar o contraste das particularidades do corte no papel, no verso das obras foi instalada uma iluminação, que lembra a absorção da luz do sol pelas plantas.

O artista procura criar uma arte que todos possam se identificar, no entanto, fez um convite inusitado: “Quem puder vem chapado”, brincou. Pois, segundo Lazentta, as imagens tem certo grau de abstração, e concentrando o olhar nos detalhes, é possível ver novos significados. “O cérebro não lida muito bem com não saber, ele vai associando a outras coisas que estão no imaginário de cada um”, finaliza.


 

 

Exposição Lâminas | Matheus Lanzetta

Espaço de Arte Daniel Bellora
Rua 3 de maio 1005 – das 09:00 às 19:00
Em exposição até 21 de setembro
Organização: Helcio Oliveira

Comentários

comments

Você pode gostar...