Transporte de animais exige atenção do motorista

Por Vicente Pardo

Os animais de estimação são parte integral das famílias, participando diretamente de muitas atividades diárias, entre elas andar de carro. Apesar de muitas pessoas não tomarem cuidado com este ponto, transportar um animal no veículo exige alguns cuidados. Tanto para evitar multas como para manter a segurança dos ocupantes e do seu amigo de quatro patas.

Muitos condutores transportam os seus animais soltos, dentro do veículo, o que é considerado ilegal e perigoso. É aconselhado que o animal nunca seja transportado solto, se o motorista estiver sozinho. Outra forma errada, com punição prevista no Código de Trânsito Brasileiro no Artigo 235, é transportar pessoas ou animais nas partes externas do veículo, como cabines de caminhonetes e, até mesmo, com o animal com a cabeça para fora da janela. Neste caso, o condutor será autuado, perderá cinco pontos na carteira e pagará uma multa de R$ 127,69.

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1xUCEgo)

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1xUCEgo)

Outros pontos do Código de Trânsito Brasileiro também podem ser aplicados nestas questões. O Artigo 169, que está relacionado a dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, pode render ao motorista multa e perda de três pontos. Já o Artigo 252, inciso II, também prevê multa e perda de pontos por transporte de animais ou pessoas entre os braços ou pernas do condutor.

Alternativas para transporte

Pet shops e lojas especializadas oferecem diversas alternativas que ajudam a manter animal e  condutor seguros durante o trajeto. São acessórios que protegem contra lesões que possam ser provocadas em freadas bruscas e acidentes.

No caso de cães, diversas opções são disponíveis no mercado, como o cinto de segurança especial, que funciona com a coleira peitoral, ideal para transportar animais de pequeno e médio porte no banco traseiro do veículo. Para cachorros de grande porte, são aconselhadas grades de contenção que separam o bagageiro do restante do veículo, reduzindo a circulação do animal.

Outra alternativa, ideal para viagens de longa duração, são as caixas de transporte. As caixas devem ser ventiladas e seu tamanho deve ser confortável para o animal. Além de cães, elas são ideais para o transporte de gatos. Os felinos são mais ágeis e podem gerar problemas dentro do veículo se transportados de outras maneiras.

Comentários

comments

Você pode gostar...