Tomar café em excesso pode fazer mal?

Por Ezekiel Dall’Bello

O café é indiscutivelmente uma das bebidas mais consumidas do mundo, acompanhando a rotina de pessoas de todo planeta. No Brasil, 97% dos indivíduos com mais de 15 anos ingerem café diariamente, conforme dados do Conselho Nacional do Café. Já o Instituto Brasileiro do Café ainda constata que cada brasileiro consome cerca de 80 litros da bebida por ano. Mas, afinal, será que o café pode trazer algum mal ao consumidor?

Acerca disso, as opiniões são contraditórias, entre os que defendem os benefíicos da bebida e os que alertam quanto ao seu consumo excessivo. Pesquisadores afirmam que a diferença entre os fatores positivos e negativos da bebida estam na forma de preparo e no consumo. A nutricionista Andressa Barbosa, em entrevista ao site UOL, afirma que “Tudo que é consumido em excesso pode fazer mal. O café pode trazer efeitos negativos em algumas pessoas, como ansiedade, dor de cabeça, insônia e até mesmo irritabilidade.”

Quanto ao preparo da bebida, podemos analisar a diferença entre a utilização do filtro de papel para o de pano. O café possui substâncias químicas que elevam o colesterol do sangue, colocando em risco a saúde de pessoas mais sensíveis. Estes elementos, por sua vez, ficam retidos no coador de papel, diminuindo seus efeitos. Mas no de coador de pano, não.

A nutricionista Tatiane Muniz também alerta quanto ao consumo excessivo, alertando para a cafeína, substância mais conhecida do grão do café. Segundo ela, as gestantes devem ter cuidado especial, pois a cafeína em excesso pode causar, inclusive, abortos. Além disso, ela ressalta que a cafeína é um elemento que compete com o cálcio e a vitamina C, inibindo, por vezes, esses nutrientes no organismo.

Entretanto, muitos são os benefícios que o café traz àqueles que têm por hábito o consumo diário, mas moderado. Até mesmo medicamentos possuem a cafeína em sua fórmula, principalmente os voltados a dores musculares e de cabeça. Sem excessos, ela atua no organismo com uma enzima chamada fosfodiesterase, que age contra as dores.

“Estudos sugerem que a cafeína pode ajudar a prevenir doenças metabólicas, como diabetes, diminuir o risco de doenças como parkinson, alzheimer, cirrose e cálculos da vesícula biliar, combater os radicais livres, além de favorecer a oxidação de lipídeos, ou seja, a queima de gordura.” Tatiane Muniz

O fato é que, a diferença entre o café ser um ótimo remédio ou um “veneno” a saúde está principalmente na dosagem. Consumir café na medida certa está diretamente ligado às suas consequências. Para tal, o aconselhável é o consumo de 150 a 200 ml de café por dia, o equivalente a três ou quatro xícaras. Assim, cuidamos da saúde sem deixar de lado o bom e velho “café nosso de cada dia”.

Saiba mais: Os 10 benefícios do café

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1vbLKVy)