Summer School: a cultura pelotense como objeto de conhecimento

Estudantes ingleses terão contato com a cultura de Pelotas. Foto: reprodução

Por Rafaela Martins

Neste mês a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recebendo alunos da Bath Spa University (BSU) para uma Summer School. Os quatro alunos e dois professores ficarão na cidade até o final de setembro, aprendendo sobre música e cultura. A organização do projeto está por conta da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), que está recebendo o curso pela primeira vez.

Alice, Joshua, Savannah e Jazz nunca tinham ouvido falar sobre a cidade de Pelotas, por isso eles afirmam que não vieram com expectativas prévias do que seria essa viagem. Quando a oportunidade de vir para cá lhes surgiu – tanto por e-mail, como pela universidade – o que lhes atraiu foi a oportunidade de experienciar novas culturas e aprofundar seus conhecimentos. Quando perguntados sobre o que mais lhes impressionou até agora, eles destacam o fato dos prédios históricos de Pelotas serem tão coloridos e as pessoas tão animadas e calorosas.

Esta é a primeira vez que a UFPel realiza uma Summer School – um curso de curta duração oferecido nas férias de verão. Além de conhecerem a cidade e a cultura local (fato que foi intensificado por estarmos no mês das comemorações farroupilhas), os estudantes ainda estão tendo aulas com foco principal na área musical, e também atividades voltadas à cultura e a língua portuguesa.

A ideia de trazer esse projeto para a UFPel veio do professor Leandro Maia, que está realizando seu doutorado em composição musical (songwriting) na BSU. Em 2017 ele já havia trazido para Pelotas alguns integrantes da universidade para realização de projetos, a partir disso observou-se o potencial da cidade para o aprendizado e experiência multicultural.

“Todos ficaram encantados com a cidade, e particularmente com o encontro realizado com a comunidade negra pelotense, na Casa do Tambor, com Kako Xavier, Dena Vargas, Academia do Samba, Mestre André, Dilermando Freitas, o professor Cláudio Carle e comunidade” – relata Leandro – “A BSU identificou grande potencial cultural e humano, financiando estudantes de graduação para terem uma experiência multicultural que Pelotas pode oferecer”.

Gabriela Silva Chaves, estudante de Turismo na UFPel, está acompanhando os ingleses nas atividades. Em entrevista ela afirmou que a experiência é enriquecedora não só para os visitantes, mas também para todos que estão participando das atividades junto a eles. Gabriela diz esperar que, a partir dessa experiência, mais projetos como esse possam acontecer.

Entre os ganhos que os pelotenses podem ter na interação com os ingleses, se ressalta a oportunidade de praticar a conversação em língua inglesa. A programação completa das atividades organizadas para os próximos dias pode ser encontrada na página do Facebook da CRInter. Esta Summer School tem previsão de término para o final de Setembro.