Alfa

Cartaz: divulgação

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Após cair de um penhasco e se perder do seu grupo, o jovem Keda (Kodi Smit-McPhee) precisa sobreviver em meio a paisagens selvagens e encontrar o caminho de casa. Atacado por uma matilha, ele consegue ferir um dos lobos, mas decide não matar o animal. O jovem cuida dele e os dois começam uma relação de amizade.”

Alfa é uma história passada há 20 mil anos na Europa, na Era do Gelo. Dado como morto, um dos jovens que saiu com o grupo em uma espécie de iniciação, é abandonado por sua tribo. Com direção e produção de Albert Hughes, o filme tem excelente fotografia.

Embora com polêmica, em função de boicote da PETA, que acusou a produção de ter abatido e esfolado animais durante as gravações em Alberta, no Canadá, tudo indica que os esclarecimentos prestados pelo estúdio foram aceitos.

Keda é um adolescente que tem o coração falando mais alto do que a violência necessária para o enfrentamento da caça, imprescindível naquele período.

Para o desespero de seu pai, ele é abandonado como morto, em virtude de cair de um penhasco e não haver histórico de sobrevivência. Mas Keda consegue sair de onde está e, ao se deparar com uma matilha de lobos, consegue ferir um deles. Porém, matá-lo não está em seus planos.

Ele trata do lobo e, mesmo querendo abandoná-lo, o lobo permanece ao seu lado, inclusive lhe ajudando na maioria das situações. E nasce então uma grande amizade.

O filme é bonito e mostra a possibilidade do relacionamento de respeito entre as duas espécies: homem e animal selvagem. Tem poucos diálogos, em linguagem inventada para a história, mas as imagens enchem nossos olhos e nos emocionam.

O jovem ator australiano, Kodi Smith-McPhee, 22 anos, já é conhecido por muitos filmes.  É filho do ator Andy McPhee e irmão da atriz Sianoa Smith-McPhee.

Nota: 9.

Comentários

comments

Você pode gostar...