Segundo dia da II Semana Acadêmica de Jornalismo

A II Semana Acadêmica de Jornalismo da UFPel, “As veias Abertas do Jornalismo”, chegou ao seu segundo dia com a palestra do radialista Régis Oliveira realizada nesta terça-feira (07), no Auditório da Faculdade de Direito.

Anteriormente, no dia 06, foi a blogueira Cynara Menezes, formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, que abriu a semana acadêmica, falando aos estudantes sobre sua experiência na profissão.

Com um currículo que inclui revistas como Isto É, Veja, Vip, e jornais como Folha de São Paulo e Estadão, a jornalista explicou sua visão sobre o jornalismo político e como foi trabalhar nessa área por tanto tempo. Também expressou sua opinião sobre o telejornalismo brasileiro, que para Cynara é muito “fraco”, fazendo duras críticas ao modelo imposto pelos grandes meios de comunicação.

Já o radialista Regis Oliveira, que atualmente trabalha na RadioCom, falou dos desafios da profissão e suas visões sobre o jornalismo esportivo na cidade. Quando perguntado sobre o papel social do jornalismo esportivo, Regis explicou que os veículos comerciais têm o poder de seduzir o repórter controlando sua fala, por isso há dificuldade de ser imparcial em alguns veículos. Para ele, o jornalista tem o papel de esclarecer, independente dos ideais dos seus superiores.

Ainda segundo o jornalista, depois de perguntado pela estudante Mariana Pasinato sobre o papel da mulher dentro do radialismo, “as mulheres cada vez falam mais de futebol, e com propriedade”, desejando que o número de radialistas femininas cresça. Também salientou que, apesar da crença de muitos, o profissional de rádio não tem um salário superior aos demais, existindo raras exceções dentro do meio.

A semana acadêmica continua amanhã (08), com palestra às 15h, sobre Produção Televisiva com a repórter da RBS, Alice Urbim, e às 19h os jornalistas Bibiano Girard e Felipe Severo falam de Jornalismo Digital. Ambas as palestras ocorrem no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo da UFPel.