Vitória sobre a China deixa brasileiras mais próximas do ouro

Por Mateus Bunde

Invicto. Foi a palavra que a China não conseguiu tirar do vocabulário brasileiro. Sob a liderança de Fe Garay, Thaisa e Jaque, a equipe brasileira sobrou em quadra e, com uma vitória fácil sobre as chinesas, praticamente abriu o caminho para consolidar-se como uma grande favorita para a final do torneio.

Foto Capa-5x3

Foto: Divulgação/FIVB

Com um rápido três sets a zero, a seleção brasileira massacrou as chinesas com parciais de 25/19, 25/16 e 25/14, ficando mais perto das semi-finais da competição. Com o show do trio ofensivo, Fe Garay, Thaisa e Jaque, que anotaram 15 pontos cada, o Brasil não deu chances nem ao menos para uma reação chinesa no jogo. E, com o ponto de Thaisa, a seleção fechou o primeiro jogo da terceira fase da competição.

A camisa número 1, Fabiana, resumiu a vitória como um sucesso de trabalho em equipe. O estudo de cada adversária e a obediência tática para o que é pedido facilitou o jogo contra a equipe asiática. “Foi a nossa melhor partida neste campeonato. A equipe está de parabéns, principalmente pela postura. Nós estamos estudando bastante as rivais e tentamos obedecer taticamente o que é pedido. Quando isso acontece, qualquer jogo fica facilitado”, exaltou Fabiana.

Sintonia José Roberto Guimarães e Paulo Coco

FOTO 1-5x3

Foto: Lydia Gismondi/GE

A proximidade entre o assistente técnico, Paulo Coco, e o técnico, José Roberto Guimarães, pode atenuar, o que destacou Fabiana, como a disciplina tática da equipe. Os posicionamentos, táticas e fundamentos, além do pensamento semelhante sobre o jogo, é o que faz técnico e assistente estarem compenetrados em exigir das atletas o que ambos pensam.

A amizade de longa data serviu para Zé e Paulo se identificarem não só pessoalmente, mas também profissionalmente. Em entrevista coletiva, Zé Roberto elogiou o companheiro de quase três décadas, exaltando seu trabalho e a sintonia entre os dois. “Eu acho que esse pensamento igual facilita muito aquilo que a gente faz. É muito fácil trabalhar com ele porque as coisas fluem. Paulinho é um grande estudioso. É um cara que ama o que faz. Ele é muito rápido e muito atento aos detalhes”, afirmou Zé Roberto Guimarães.

A seleção brasileira volta a jogar na sexta-feira, às 12h30 (de Brasília), contra a República Dominicana, novamente em Milão. O Brasil espera, finalmente, com a parceria de José Roberto Guimarães e Paulo Coco, além da excelente base montada, chegar ao ouro inédito no mundial de vôlei feminino.

Comentários

comments

Você pode gostar...