Brasil empata mais uma vez e se aproxima da Zona de Rebaixamento

Por Luís Artur Janes Silva

Nesta sexta (27), o Xavante voltou a campo para mais um compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro pelotense enfrentou o Guarani, em partida válida pela 6ª rodada do returno da competição. O jogo aconteceu no estádio Bento Freitas e com uma atuação insuficiente, o Brasil não conseguiu balançar as redes bugrinas, ficando no empate sem gols. Esta foi a segunda igualdade consecutiva do Brasil nos seus domínios e a quarta partida sem vitórias dos comandados do técnico Bolívar.

Brasil e Guarani fizeram jogo morno, que ficou no empate sem gols. Imagem: Lance!

O JOGO

O Brasil iniciou a partida com três jogadores atuando na proteção ao sistema defensivo. Sem Leandro Leite, suspenso, coube a Eduardo Person, fixo e centralizado, complementado com o apoio de Carlos Jatobá (direita) e Murilo Rangel (esquerda), a tarefa de compor a parte de contenção do meio campo do Xavante. Diogo Oliveira, colocado mais na frente, passou a ser responsável pelo municiamento do ataque, formado por Rodrigo Alves (na direita) e Guilherme Queiroz.

Mesmo assim, o Guarani teve a iniciativa na primeira metade da etapa inicial,na qual criou apenas uma grande chance de gol. Aos 13 minutos, Michel Douglas, dentro da área, acertou o travessão da meta defendida por Carlos Eduardo. A primeira chegada do Brasil aconteceu quase aos 20 minutos de jogo, quando Ricardo Luz passou para Murilo Rangel, que chutou fraco para defesa do goleiro Klever. Logo em seguida, Jatobá ficou sozinho na área, mas não consegue concluir bem. No rebote, Diogo Oliveira tentou chutar, mas não conseguiu o objetivo.

Frouxo na marcação, o Brasil melhorou na segunda metade do primeiro tempo com a fixação de Eduardo Person e Carlos Jatobá na frente da zaga e o adiantamento de Murilo Rangel, que se posicionou na direita do campo e passou a atuar como meia ofensivo. Errando menos passes e contando com as jogadas de combinação de sua ala esquerda, formada por Pará (que retornava ao time), Diogo Oliveira e Rodrigo Alves, que inverteu de posição com Guilherme Queiroz, o Xavante passou a ter mais posse de bola, chegando com mais frequência à meta de Klever. Assim, aos 27 minutos, o trio da ala esquerda armou a jogada que fez a bola sobrar para Queiroz, que virou e chutou por cima e alto.

Aos 34 minutos, Diogo Oliveira recebeu de Murilo Rangel e chutou rasteiro, fraco, mas que quase surpreendeu o goleiro do Bugre. No ataque seguinte, o lateral Pará, de boa atuação, passou para Rodrigo Alves, que cortou para o meio e chutou de direita, fazendo a bola raspar a trave defendida por Klever. Quando o cronômetro marcava 41 minutos, uma triangulação entre Pará, Diogo Oliveira e Rodrigo Alves, fez com que o último enfrentasse três zagueiros do Guarani. O jogador entrou na área e chutou a bola, que passou rente ao poste direito da meta bugrina.

A última chance da primeira etapa pertenceu ao Brasil e foi protagonizada por Murilo Rangel, que cobrou falta no lado direito de campo. O goleiro do Guarani espalmou a bola e, na sequência, ficou definitivamente com o balão.

Na segunda etapa, o Brasil deu esperanças ao seu torcedor de que continuaria martelando a defesa do Guarani e, fatalmente, conseguiria o gol da vitória. Mas não foi isso que ocorreu nos primeiros momentos desta parte do jogo. Xavantes e bugrinos fizeram um duelo equilibrado até os 12 minutos do segundo tempo, quando o rubro-negro chegou ao gol de abertura do placar, após arremate de Guilherme Queiroz. Mas o tento foi invalidado pela arbitragem, que marcou impedimento de Queiroz.

Cinco minutos mais tarde, Leandro Camilo cabeceou após cobrança de falta executada por Diogo Oliveira, mas a bola desviou em Giaretta. Jogadores do Brasil reclamam de pênalti não marcado. A partir daí, o Xavante empurrou o Guarani para o seu próprio campo e passou a pressionar o adversário, mas sem conseguir criar chances de gol.

Mesmo dominando as ações, o Brasil pecou por utilizar a bola aérea de forma demasiada, facilitando o trabalho de contenção da defesa do Bugre. O Guarani voltou ao campo de ataque aos 29 minutos, quando Ricardinho ficou com a bola e obrigou Carlos Eduardo a fazer uma grande defesa. Aos 34 minutos, Thallysson entrou na área do Brasil, mas o zagueiro Bruno Aguiar evitou um perigo maior neste lance.

Neste momento, o rubro-negro alinhava quatro jogadores no ataque, abrindo mão da consistência criativa na meia cancha e partindo para abafar a defesa do Guarani. Aos 38 minutos, Maicon Assis recebeu na área, virou e chutou a bola para segura intervenção de Klever. Três minutos mais tarde, Pereira cobrou falta da esquerda e o goleiro bugrino ficou com a bola em dois tempos. Na penúltima chance do rubro-negro, Rodrigo Alves dominou o lançamento de Carlos Eduardo, mas chutou por cima do travessão, mesmo com Pereira pedindo o balão na esquerda, livre para concluir ao gol. Finalmente, aos 49 minutos, Pereira cobrou falta e fez a pelota passar perto da trave direita de Klever.

Com mais este empate com sabor de derrota, o Brasil ocupa a 12ª posição na tabela de classificação da Série B, com 30 pontos, quatro a mais que o Criciúma, que abre a Zona de Rebaixamento. O Xavante volta a atuar no próximo sábado, dia 5 de outubro, quando enfrenta o Operário-PR, no estádio Germano Krüger, na cidade de Ponta Grossa. Esta partida tem início previsto para 16h30.

Comentários

comments

Você pode gostar...