Brasileiras vencem as russas e garantem a quarta colocação da Copa do Mundo de Vôlei Feminino

Por Luís Artur Janes Silva

Brasil vence a Rússia, mas fica fora do pódio da Copa do Mundo de vôlei. Imagem; AFP/ Kazuhiro Nogi.

Neste domingo (29), a seleção brasileira de vôlei feminino se despediu com vitória da Copa do Mundo, realizada no Japão. Atuando em Osaka, o Brasil derrotou a equipe russa por três sets a um (28-26, 25-20, 21-25, 25-19). Mesmo com o triunfo, as brasileiras acabaram ficando na quarta colocação do campeonato, somando 23 pontos, dois a menos que a Rússia. As comandadas de José Roberto Guimarães ganharam sete das onze partidas que disputaram.

O Brasil, que utilizou a Copa do Mundo como o estágio inicial de preparação aos Jogos Olímpicos de Tóquio, apresentou alguns altos e muitos baixos. Mesclando veteranas (Sheila e Fabiana) e jovens, a nossa seleção foi subjugada pelas favoritas ao título (China e Estados Unidos) e ainda foi surpreendida por holandesas e coreanas, que também derrotaram as brasileiras. A certeza é que o selecionado nacional deve evoluir se quiser estar no bloco das pretendentes ao ouro olímpico.

Enquanto o Brasil oscilou, a China está no grupo das favoritas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Campeãs, as chinesas venceram os onze jogos que disputaram, com direito a aplicar três sets a zero nos Estados Unidos. No geral, perderam apenas três sets na competição inteira. Foram duas parciais perdidas para o Brasil e uma para a Holanda. Esta foi a segunda conquista consecutiva da China na Copa do Mundo e a quinta no geral (1981, 1985, 2003, 2015, 2019).

Os Estados Unidos, que venceram a Liga das Nações, ficaram na segunda posição da Copa do Mundo, obtendo dez vitórias. A Rússia fechou o pódio do certame, vencendo oito partidas. A grande decepção desta Copa, ficou por conta da Sérvia, atual campeã mundial e vice da Copa do Mundo de 2015, que ficou na 9ª colocação na competição que findou neste final de semana. As sérvias ganharam apenas quatro jogos.

O Brasil, que não tinha disputado a Copa do Mundo de 2015, melhorou uma posição em relação a sua última participação. Em 2011, as brasileiras acabaram na quinta colocação. Mas, ainda assim, ficaram longe de seus melhores momentos na história da competição, que aconteceram nos anos de 1995, 2003 e 2007, quando o Brasil obteve o vice-campeonato na Copa.

Comentários

comments

Você pode gostar...