São Paulo vence majestoso e está na final da Copa do Brasil
O São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 0, na última quarta-feira, 16, no Morumbi. A partida teve torcida única e reuniu mais de 62 mil torcedores.
Por Kaique Cangirana / Agência Em Pauta
Na noite da última quarta-feira, 16, o time do São Paulo venceu o Corinthians por 2 a 0. Com esta conquista, o São Paulo chegou a final da Copa Brasil. O jogo que aconteceu no Morumbi e marcou a partida de volta pelo confronto na semifinal da competição
A partida teve torcida única e reuniu mais de 62 mil torcedores numa noite inspirada de Lucas Moura, destaque do jogo no time Tricolor. O atacante do São Paulo exaltou a festa da torcida e todo o cenário criado para a decisão:
“A classificação era obviamente o nosso objetivo, mas viver isso aqui, ver o Morumbi lotado e a festa com esse ambiente que a torcida fez, não tem como descrever. A cada fase que passamos as coisas ficam mais difíceis, por isso, reforço com meus companheiros que a atenção deve estar redobrada. Temos uma equipe muito qualificada, o Dorival faz um trabalho incrível e ver esse time dele jogar, me motivou a voltar e fazer parte disso” disse o atacante ao Prime Vídeo.
O São Paulo reverteu a vantagem criada pelo Corinthians no jogo de ida, acabando com a sequência de 11 jogos invictos do rival. O Timão contou com Matías Rojas e Gabriel Moscardo recuperados de lesão, mas apenas o paraguaio entrou no jogo levando incômodo ao gol de Rafael na segunda etapa. O Corinthians ainda briga na sul-americana onde se classificou para as quartas de final, a equipe também ocupa a 14ª colocação do Brasileirão.
Pelo São Paulo, James Rodriguez ficou no banco num jogo marcado pela presença de mais de 60 mil torcedores, algo que só havia acontecido na final do Campeonato Paulista de 2022 contra o Palmeiras. Caso seja campeão, o São Paulo terá um título que nunca conquistou antes. Com essa vitória, o técnico Dorival Júnior venceu a 17ª disputa de mata-mata de forma consecutiva em sua carreira.
O São Paulo enfrenta o Flamengo na final da Copa do Brasil. O Rubro Negro ampliou a vantagem agregada contra o Grêmio no Maracanã, avançando na competição após vencer por 1 a 0. Datas, horários e mando de jogo serão definidos pela CBF. A competição é a mais rentável no país, garantindo ao campeão R$70 milhões e ao vice-campeão R$30 milhões.
Durante a partida
O São Paulo se impôs desde o início do jogo, mantendo o Corinthians no campo defensivo com posse de bola e criação ofensiva. Em um jogo de poucas faltas, o tricolor abriu o placar após um lindo chute de fora da área de Wellington Rato, aos 13 minutos do primeiro tempo. No segundo gol, Rato tabelou com Lucas Moura que infiltrou a área do Corinthians para ampliar o placar de cabeça aos 32 minutos do primeiro tempo. O São Paulo trocava passes em jogadas verticais que se solidificaram pelo lado direito. Rafinha, Lucas Moura e Wellington Rato foram os principais jogadores do tricolor nos primeiros 45 minutos. O primeiro tempo do Corinthians foi apático, jogadores e o técnico Vanderlei Luxemburgo se demonstravam abatidos com o gol e frustrados com o desempenho da equipe que teve apenas duas finalizações na primeira etapa.
No segundo tempo, o Tricolor manteve a equipe enquanto Matías Jojas e Fagner entraram pelo Corinthians. A equipe alvinegra demonstrou uma reação com finalizações de fora da área e jogadas individuais pelo lado esquerdo. Com tranquilidade, a equipe da casa se defendeu mantendo a vantagem para se classificar com um gol de vantagem no saldo agregado. O Tricolor ainda poderia ter ampliado o placar em uma oportunidade clara perdida por Wellington Rato, o atacante são paulino teve uma grande atuação e foi um dos destaques da partida. Em entrevista ao Prime Vídeo, Rato destacou a presença da torcida e demonstrou confiança para a conquista do título:
“Vamos nos empenhar o bastante para dar esse troféu para o torcedor que merece. Com essa festa maravilhosa, não tinha como o resultado ser outro. Além dessa torcida, o clube também merece muito esse título” disse o atacante tricolor.
Durante a coletiva de imprensa, o Técnico Vanderlei Luxemburgo justificou a eliminação de sua equipe e analisou o desempenho dos times nas ocasiões do jogo:
“Nós não conseguimos sair. O São Paulo correu a 200 por hora e nós corremos a 20, em uma decisão. A intensidade do São Paulo foi totalmente diferente da nossa no primeiro tempo, essa foi a grande diferença. Aquilo que eu propus para o jogo não foi executado, pois o São Paulo estava exposto e quando percebemos, nós estávamos. Até melhoramos na segunda metade do segundo tempo, criando possibilidades maiores de gol, mas jogar apenas um tempo numa decisão é muito pouco” disse o técnico.
Retrospecto
O Tricolor chegou à semifinal após eliminar o Ituano, o Sport Recife e o Palmeiras, grande rival e um dos favoritos a vencer a competição. O Corinthians chegou a segunda semifinal consecutiva eliminando o Clube do Remo, Atlético Mineiro e América Mineiro.
No retrospecto dos dois times, são 358 partidas disputadas com 133 vitórias do Corinthians, 115 empates e 110 vitórias do São Paulo. Em duelos mata-mata, as equipes já se enfrentaram 24 vezes e em 17 oportunidades o Timão levou vantagem, já o Tricolor levou a melhor em 7 confrontos.
São Paulo e Corinthians já haviam se enfrentado uma única vez pela Copa do Brasil e o confronto ocorreu na semifinal da edição de 2002 em que o Corinthians saiu classificado. Nas últimas sete disputas de mata-mata entre os times neste século, o Corinthians levou a melhor em cinco oportunidades, enquanto o São Paulo junta a atual classificação na Copa do Brasil com a classificação na semifinal do Paulistão de 2022.